REDIRECIONAMENTO

sábado, 14 de abril de 2012

Fundação Canudos e Grêmio estudantil da E.E.E. P. Dr. José Alves da Silveira implantam projeto de Rádio escola

Com uma perspectiva de que o Rádio continua sendo um dos veículos mais utilizados, apesar do surgimento de outras tecnologias de comunicação, a Fundação Canudos, em parceria com o Grêmio estudantil “Geração.com”, da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, no Sertão Central, finalizam detalhes para implantação de uma Rádio escolar na unidade de ensino.

A importante parceria resultou em um projeto que tem como principal objetivo disponibilizar aos alunos uma nova visão sobre a mídia radiofônica, assim fazendo com que os estudantes possam contribuir para o pleno exercício da cidadania. Os alunos intensificaram, desde o último mês de março, os encontros na sede da Fundação para a implantação do projeto.
Desde setembro de 2011, os estudantes vem sendo assessorados  por membros da Fundação. Os equipamentos necessários para que a rádio possa funcionar já estão devidamente instalados em um estúdio montado pelos próprios alunos na escola. A rádio irá funcionar nos intervalos do almoço e do lanche, já que a unidade de ensino funciona em período integral.

Esta semana, os alunos estiveram durante dois dias no estúdio de gravação SM Publicidade, pertencente ao Sistema Maior de Comunicação, grupo do qual a Fundação Canudos faz parte, para realizarem as gravações das vinhetas e a formação da grade de programação que será disponibilizada na rádio escolar.
Para o coordenador pedagógico da Escola Profissional, Josemir Frutuoso Severo, o projeto tem como perspectiva o fortalecimento do protagonismo juvenil: “O projeto da rádio escolar estimula o protagonismo juvenil e eu sou um defensor de projetos que visam esse intuito. Dentro da nossa escola isso tem dado bons resultados porque nossos alunos estão se envolvendo com todo gosto. São perceptíveis a vontade e a alegria que eles estão em participar de um projeto como esse, que eu considero grandioso”, disse.

Segundo a aluna do curso de Rede de Computadores, Fabiana Ferreira, 15 anos: “O projeto é importante porque visa explorar os talentos da gente. É uma forma de se descobrir, além de ser uma forma também de se capacitar para o mercado de trabalho”, destacou.
Uma palestra será ministrada pelo presidente da Fundação Canudos, Sérgio Eduardo Holanda Machado, com o tema “O perfil do comunicador”, antes da inauguração da rádio escolar, para que os alunos possam compreender melhor os desafios e a postura que se espera de um comunicador. Para definir o formato da programação foi preciso definir o nome dos programas e também seus estilos, noticiários, musicais, humorísticos, educativos, com a participação de todos os alunos envolvidos.

Para Sérgio Machado, o foco do projeto é a formação cidadã dos jovens: “Formar cidadãos compromissados com a formação integral do ser humano e de maneira prática contribuir para a difusão do Rádio entre os jovens é o foco principal do projeto. A Fundação Canudos estará sempre aberta para que iniciativas como esta se perpetuem ao logo do tempo”.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo