A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou ontem que foi constatada a existência de um primeiro caso suspeito, este ano, de gripe Influenza A (H1N1) em um indígena da etnia Yanomami, no Amazonas. A doença ainda não foi confirmada laboratorialmente, já que o resultado dos exames deverá ser conhecido na sexta-feira.
O caso suspeito é o de uma criança do sexo masculino, de 10 anos de idade, numa comunidade a cerca de 100 km de Santa Isabel do Rio Negro (a 632 km de Manaus). O menor foi removido de helicóptero para um hospital em Santa Isabel no domingo. De acordo com as informações dos médicos, não há risco de morte. A criança está medicada, passa bem, e deverá ficar em observação por tempo indeterminado. O material coletado foi enviado a Manaus para análise.
A suspeita é de que a criança tenha adquirido o vírus durante uma viagem a Santa Isabel do Rio Negro. Para auxiliar na apuração de um eventual surto da doença, uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas deslocou-se até o município para levar mais medicamentos e acompanhar o caso. Também ontem, vários profissionais de saúde, inclusive da Funasa, estiveram reunidos para planejar estratégias de controle do vírus H1N1 na cidade.
A Funasa montou uma estrutura especial em Roraima, na região onde os yanomamis estão concentrados em maior número, para identificação da doença. O local é de difícil acesso, tendo já sido confirmada a presença do vírus no lado venezuelano. Na Amazônia, a estratégia de atuação é o diagnóstico precoce e, em casos graves, o tratamento e a remoção.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
REDIRECIONAMENTO
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Yanomamis têm 1º caso suspeito
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo