
Em meio a uma ação ousada e violenta, uma quadrilha composta por cerca de 15 homens, todos armados com fuzis, sitiou, ontem à tarde, a cidade de Pedra Branca (a 261Km de Fortaleza), atacou duas agências bancárias, a sede dos Correios e mais uma lotérica, roubando todo o dinheiro que havia nos quatro estabelecimentos. Nos quatro ataques, a quadrilha pode ter se apoderado de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
Pelo menos duas pessoas foram atingidas por tiros disparados pelos criminosos. O bando fez um 'arrastão' que durou aproximadamente 45 minutos. Na cidade havia apenas dois policiais militares, que não tiveram como reagir.
O ataque começou por volta de 14 horas, quando a quadrilha chegou a Pedra Branca em dois veículos, uma caminhonete Hilux, de cor preta; e um Meriva verde. Em seguida, os assaltantes se espalharam pela rua principal da cidade, onde estão localizadas as duas agências bancárias.
Segundo o relato de testemunhas, os ataques foram simultâneos e violentos. "Eles destruíram a fachada dos dois bancos, com tiros, e dominaram quem estava lá", disse um policial.
O passo seguinte foi atacar os caixas eletrônicos, as baterias de caixas e as tesourarias das agências. Os funcionários e clientes foram dominados e os vigilantes desarmados.
Fuzis
Com os disparos nas portas das agências, os ladrões acabaram deixando pistas para a Polícia. Várias cápsulas de calibre 7.62 foram recolhidas. Segundo o subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), major PM Wilson Melo, o calibre 7.62 pode ser utilizado em fuzis de modelo Mosquefal (já antigo) e AK-47 (arma de fabricação russa). Esta informação pode levar a Polícia a descobrir de onde partiu o armamento usado pelos criminosos.
Depois de completar o ´arrastão´ nas duas agências bancárias, nos Correios e na lotérica, os criminosos se reagruparam e iniciaram a fuga. Além da Hilux e do Meriva que eles usaram para entrar na cidade, fugiram também com uma caminhoneta Frontier, tomada do diretor do Hospital São Sebastião, Carlos Augusto Pereira de Castro. Os carros seguiram em direção à rodovia CE-226.
Um dos tiros disparados atingiu duas pessoas, o vigilante Antônio Cardoso da Silva (baleado no abdome); e o agricultor Antônio Carlos Teixeira, 28 (atingido no braço direito). Depois que o bando sumiu, em direção à localidade de Trapiá, a Polícia dos Municípios da região foi mobilizada.
INFORMAÇÃO
Bandos planejam ataques em 2010
Para a Polícia, a quadrilha que atacou, ontem, na cidade de Pedra Branca, pode ser a mesma que assaltou a agência do Banco do Brasil na cidade de Novo Oriente, na tarde do último dia 22. Em 2009, foram registrados 16 assaltos a banco no Ceará, contra apenas 10 casos em 2008, correspondendo a um aumento da ordem de 60 por cento. Mal começou 2010 e os ladrões já demonstraram o que pretendem este ano.
Informes coletados, nas últimas semanas, por setores da Polícia Militar, indicam que quadrilhas, fortemente armadas, oriundas de Estados vizinhos, estão planejando diversos ataques em cidades do Interior cearense. Armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras, foram roubadas pelos bandos e, agora, estão nas mãos de assaltantes de bancos e carros-fortes.
No ataque praticado ontem, os criminosos fizeram questão de demonstrar o seu poderio de fogo, enquanto a Polícia Militar tem baixíssimo efetivo e conta com armamento obsoleto.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo