A Polícia Civil investiga dois suspeitos de envolvimento no assalto praticado por um bando de assaltantes no começo da tarde de anteontem, no Centro da cidade de Pedra Branca, na região Centro do Estado (a 261Km de Fortaleza), quando foram atacados dois bancos (Banco do Brasil e Bradesco). A cidade foi literalmente sitiada pelo grupo composto por 15 homens armados com fuzis.A dupla de suspeitos foi capturada na cidade de Catarina, a 110 quilômetros do município serrano onde ocorreu o roubo. José Edilan Pereira e Cícero Carlos Cândido Inácio são apontados como integrantes do bando. Eles teriam dado 'cobertura' ao comboio de veículos onde estavam os bandidos, quando, no começo da tarde de terça-feira, o grupo passou por Catarina com destino a Pedra Branca. No começo da noite de terça-feira, os mesmos veículos passaram por aquela cidade, em sentido contrário.
Cobertura
A dupla é acusada de ter usado uma moto na cobertura. Os dois homens negam envolvimento no crime. Segundo o inspetor Maxsuelly Sales, da equipe da Delegacia de Pedra Branca, ambos são ex-presidiários. O primeiro tem mandado de prisão preventiva de São Paulo, responde ao artigo 157 (roubo). O segundo também foi preso pelo mesmo artigo, na Comarca de Mombaça. Ele saiu da cadeia pública daquela cidade há apenas dez dias. As impressões digitais deles serão comparadas às encontradas nos bancos. Também serão submetidos a exame de parafina.
Sales esclareceu ainda que na ação dos bandidos ninguém foi tomado como refém. A agência dos Correios e nem a Lotérica foram assaltadas, como foi noticiado, a princípio, pela própria Polícia daquela região. As portas dos dois estabelecimentos foram fechadas quando o tiroteio começou. Os bandidos concentraram a operação criminosa nos dois bancos. Chegaram a utilizar alguns clientes e funcionários como escudos. Na fuga todos foram liberados. Dois homens foram baleados.
Dois dos três veículos utilizados pelo bando já foram encontrados. Um deles, uma caminhonete Frontier, pertencente ao diretor do Hospital São Sebastião, em Pedra Branca, estava abandonada no Sítio Queimadas, cerca de cinco quilômetros do Centro da cidade.
O outro automóvel, um Fiat Idea preto, foi deixado na localidade de Olho d´Água, a 30 quilômetros da sede do Município. Um caminhão-baú está sendo procurado. Há suspeitas de que o armamento, na maioria fuzis, estava escondido em um fundo falso do utilitário.
Até o encerramento desta edição a gerência dos dois bancos não havia informado oficialmente o montante roubado, muito embora tenha sido ventilada a informação inicial de que os dois assaltos simultâneos tenham rendido para a quadrilha cerca de R$ 1,5 milhão. O dinheiro roubado seria utilizado no pagamento de benefícios dos agricultores aposentados e de salários dos servidores da Prefeitura de Pedra Branca.
O vigia e o agricultor baleados na hora da fuga dos criminosos já estão foram de perigo. O cerco na região continua. As operações nas cidades próximas dali envolvem cerca de 80 homens, sob o comando do Batalhão Provisório da cidade de Quixadá.
Até um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), baseada em Fortaleza, foi enviado à região com o objetivo de dar apoio às diligências terrestres. Mas, até a noite passada, nenhuma outra prisão havia sido efetuada. A Polícia mantém os destacamentos da região em estado de alerta.
Bancos
Os assaltos contra agências bancárias no Interior vêm crescendo nos últimos dois anos, fato que preocupa as populações das cidades onde o efetivo policial é reduzido. Em Pedra Branca, por exemplo, havia apenas dois policiais quando os criminosos chegaram. Além disso, os militares não teriam condições técnicas de enfrentar o bando, já que este portava fuzis de calibre 7.62, de uso exclusivo das forças policiais e Armadas.
Para a Polícia, a ação dos criminosos foi planejada, já que eles conseguiram entrar na cidade sem que chamassem a atenção e no dia exato em que as agências estavam com seus cofres cheios, diante da programação do pagamento dos aposentados e servidores do Município.
A rota de fuga utilizada pela quadrilha já é bastante conhecida das autoridades, pois, de Pedra Branca, os assaltantes podem ter seguido para Mombaça e, de lá, tomado direções distintas. A Polícia Federal também trabalha no caso, pois vai apurar o assalto ao BB.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo