REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Plano Safra distribui 4,1 mil toneladas de grãos

O Projeto Hora de Plantar 2010 distribuirá 4.140 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol e amendoim, para 136.674 agricultores de base familiar em todo o Ceará. O Governo do Ceará está entregando também 30 mil metros cúbicos de mandioca, 1.500 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 715 mil mudas de cajueiro anão precoce e cinco milhões raquetes de palma forrageira.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o investimento total superior a R$ 17 milhões em sementes e mudas, de elevado potencial, fortalece agricultura familiar, aumentando produtividade e renda dos trabalhadores. O Cariri foi a primeira região beneficiada, lá a distribuição começou na segunda quinzena de dezembro. Para facilitar a entrega aos trabalhadores no Cariri, as sementes foram estocadas em dois pontos distintos: em Brejo Santo, leste da região, e Campos Sales, a oeste. No sul do Estado, as chuvas começam mais cedo.

No restante do Estado, as sementes serão distribuídas ao longo do mês de janeiro. As sementes estão sendo remetidas para os escritórios da Ematerce nesta semana e, partir da próxima segunda-feira (11), começam a ser distribuídas para os produtores, em todo o Ceará.

Planejamento Os escritórios da Ematerce, em parceria com secretarias de municipais de Agricultura e sindicatos de trabalhadores rurais, realizaram levantamento da demanda de sementes. Hoje, cada município sabe exatamente o que precisa receber. A Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Ceará (Aprosemce) produz 90% das sementes distribuídas no Estado. São sementes certificadas, com origem genética comprovada. Os 10% comprados fora, como amendoim, são apenas para complementar.

Os agricultores beneficiados recebem as sementes, mudas e outros insumos, e, paralelamente, são orientados pelo Programa de Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido. O objetivo é que os trabalhadores façam melhor uso do solo através de técnicas modernas de plantio. Para isso, eles têm disponíveis recursos do crédito rural, sementes de alta qualidade e apoio do Programa Aquisição de Alimentos (PAA).
(Fonte:
http://www.oestadoce.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo