REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Em promoção de hábitos saudáveis


Exercícios diários e boa alimentação. O estilo de vida saudável proposto pelo Mexa-se, um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Quixadá, comemorou em 2009 o seu quarto ano de atividades com ampliação do número de praticantes e melhores expectativas de vida. Hoje, conta com mais de 400 participantes. No início não passavam de 100.

Além da Praça José de Barros, no Centro de Quixadá, e do Polo do Eurípedes, ao lado do Lago dos Monólitos, as atividades de ginástica aeróbica, uma das modalidades desenvolvidas pelo programa especial de saúde, estão sendo levadas para outras áreas da cidade por meio do "Mexa-se Itinerante". A ideia é fortalecer ainda mais a rede de vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, como os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

Sessões de hidroginástica, orientações técnicas para coopistas, avaliação e orientação nutricional, incluindo oficinas educativas, integram o calendário de atividades do programa. De acordo com a nutricionista Natália Menezes, apenas se exercitar não resolve o problema. É preciso ter um bom hábito alimentar. Frituras em excesso, falta de higienização e da diversificação das refeições são prejudiciais ao estômago de qualquer um.

A orientadora aproveitou a festa para abordar esses assuntos numa palestra sobre alimentação saudável. Dentre dezenas de dicas, ressaltou a importância do consumo regular de leite, principalmente para as mulheres idosas. É a mais rica fonte natural de cálcio. Auxilia na prevenção da osteoporose. Todavia, é preciso ter cuidado com o teor de gordura. Desnatado é muito melhor. Os alimentos ricos em fibra, também são considerados essenciais. Facilitam a atividade do intestino.

Para a coordenadora do Mexa-se, a profissional de Educação Física Roberta Felix, a cada dia as pessoas, principalmente, quem tem idade mais avançada, se conscientizam da importância dos hábitos físicos e alimentares. Sua equipe se esforça exatamente no sentido de promover essas mudanças. As metas de 2009 foram atingidas. Praticamente 80% da população urbana já tem conhecimento de seus benefícios e houve aumento da quantidade de praticantes de caminhadas, em mais de 10%.

Por enquanto, as secretarias Municipais e Estadual de Saúde não têm dados sobre os números de doenças não transmissíveis. O início do mapeamento está previsto para 2010. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), diabetes, câncer e ataques cardíacos matam cerca de 38 milhões de pessoas todos os anos. No Brasil, o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade e o consumo de álcool são os principais fatores de risco, conforme o Ministério da Saúde. O Projeto Mexa-se Quixadá foi implantado em março de 2006. É composto por profissionais de Educação Física, educadores em saúde e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Nutrição

"Comer muito não significa ter uma boa saúde. É preciso saber balancear e diversificar a alimentação"
Natália Menezes
Nutricionista e integrante da Equipe multidisciplinar do "Mexa-se Quixadá"

Mais Informações:
Projeto Mexa-se Quixadá
Secretaria de Saúde de Quixadá
Sertão Central
(88) 3412.3245

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo