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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Do twitter ao carro de som

O jornalista Luiz Gonzales, responsável nos últimos 15 anos por nove entre 10 campanhas do PSDB em São Paulo, concedeu uma longa entrevista ao jornal Valor sobre a futura disputa Dilma Rousseff x José Serra. A ele caberá tocar a parte de comunicação da campanha de Serra.

Chamou-me a atenção o que ele disse sobre o uso da internet na campanha. Transcrevo:

A internet vai ser importante em 2010?

A cada eleição a internet fica mais importante. E, em 2010, pode até ser a ferramenta mais comentada, pelas novidades que trará. Mas não acredito que será a mais importante. Nas condições de 2010, acho que a TV ainda será mais importante do que a internet, por mais amplas e diversificadas que sejam as ações na internet e por mais tradicionais que sejam na TV. Mário Covas dizia que se ele tivesse pouco dinheiro pagaria advogado e programa de TV e depois contrataria o resto. Se fosse para hierarquizar os veículos que eu usaria, diria que o mais importante é o horário eleitoral, free media [presença dos candidatos no rádio, TV, jornais e revistas], programa eleitoral no rádio e, por fim, a internet.

Por que?

Pela abrangência. O Brasil tem pouco mais de 131 milhões de eleitores. A televisão chega a praticamente todos. Existem 57 milhões de domicílios no Brasil. Há pelo menos um aparelho de TV em 95% desses domicílios – 170 milhões de brasileiros a assistem diariamente. Estima-se que haja até 60 milhões de internautas, com 11 milhões de conexões em banda larga. Ou seja: a televisão chega a muito mais gente. Outra questão é a distribuição geográfica. A TV chega a todo o país de maneira mais uniforme: 96% dos domicílios urbanos têm TV. Na zona rural a presença cai, mas ainda é alta: 78% das residências rurais têm TV. Essa presença avassaladora e bem distribuída não acontece, ainda, com a internet. A internet está mais presente nas regiões Sul e Sudeste, com 60% dos internautas. Mas as regiões Norte e Nordeste que têm, juntas, 34% do eleitorado, só têm 22% dos internautas.

Essa concentração da internet no Sul e Sudeste favorece alguma candidatura?

Acho que a internet vai servir de maneira distinta às candidaturas. Serve mais ao PT do que ao PSDB. Como o PT tem mais dificuldade no Sul e no Sudeste, onde a internet tem mais penetração, o instrumento vale mais. Da mesma forma, se o corte for cidade grande versus cidade pequena, o PT tem mais dificuldade nas capitais e cidades grandes. O PSDB tem mais dificuldade nos grotões. Desse ponto de vista, o que o PSDB precisa é de carro de som nas pequenas cidades. Além disso, a televisão é um veículo impressionista. É um veículo de emoção, que surpreende o telespectador em sua casa. Nessas características essenciais, é insubstituível.

Algumas observações:

a) A essa altura, para argumentar sobre a força da televisão em uma campanha, citar Mário Covas não me parece convincente. Covas morreu em 2001 quando a internet ainda engatinhava por aqui. Foi um político à moda antiga se levado em conta o uso dos meios de comunicação.

b) Gonzales fala da internet como se ela fosse um veículo de comunicação a competir com a tv, o jornal e o rádio. Antes de tudo, a internet é um veículo de mobilização social. Muito diferente dos outros, portanto. Via jornal, rádio e televisão você não consegue montar comunidades dispostas a dissiminar as mensagens de um candidato e de ir à caça de votos para ele. A internet se presta a isso.

c) "Como o PT tem mais dificuldade no Sul e no Sudeste, onde a internet tem mais penetração, o instrumento vale mais [para ele]". Se o Sul e o Sudeste são fortalezas do PSDB (a conferir no momento certo), e se ali a internet penetra mais, seu uso massivo e inteligente deve ser feito tanto pelo PT como pelo PSDB. O PT para abrir buracos na suposta fortaleza. O PSDB para assegurar a blindagem da suposta fortaleza.

d) Em outra passagem da entrevista, Gonzales afirma que carro de som continuará sendo útil nos grotões do país onde é rala a força do PSDB. Carro de som em campanha está mais para carro de boi no interior do Nordeste. Este país está forrado de celulares. E boa parte dos celulares já acessa a internet.

Serra vem sendo até agora o político mais bem-sucedido no uso do twitter. Tem mais de 100 mil seguidores. Diante do comportamento que adota em relação à internet, sua campanha eleitoral corre o risco de parecer antiga.
(Fonte: http://oglobo.globo.com)

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