REDIRECIONAMENTO

sábado, 3 de novembro de 2018

Missa de Finados é realizada fora do Cemitério de Quixeramobim dada situação do local

A tradicional Missa de Finados em Quixeramobim ocorreu de forma campal do lado de fora do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

Em conversa com a reportagem, o Pároco Evaldo Carvalho (da Paróquia de Santo Antônio), informou que o local foi escolhido por melhores condições de acomodação dos fiéis. O padre ainda lamentou a atual situação da estrutura da Capela Nossa Senhora do Carmo, situada na parte central do campo santo.

Padre Evaldo ressaltou os motivos para decisão: "A própria estrutura da Igreja (Capela) se encontra bastante avariada e não oferece segurança aos celebrantes, equipe de liturgia e fiéis". Ainda conforme ele, dentro do Cemitério as pessoas ficam sem espaço e conforto para acompanhar a missa.

Não é de hoje que a população cobra ampliação do Cemitério, bem como, maior zelo na preservação do mesmo.

Importância da Capela
A Capela do cemitério nossa Senhora do Carmo é destaque por seu formato circular, modelo e suas características únicas em todo o continente americano, tendo apenas uma similar na África.

A planta da capela apresenta formato circular, tendo no centro da cobertura uma circunferência de madeira, e em cima uma abóboda de alvenaria. As portas possuem o formato de um arco pleno, e as calçadas são formadas por grandes blocos de pedras, o que a torna um diferencial em relação às outras obras de cunho religioso. O templo conta ainda com uma bela estrutura de ferro que o cerca completamente.

A construção da Capela guarda a história do tempo colonial. O projeto arquitetônico deu-se por volta de 1854, e a obra foi finalizada em meados de 1869. A necessidade de sepultar os mortos em local adequado fez com que o Frei Serafim de Catânia assumisse a construção do prédio.

Á época, o sepultamento refletia a posição social do indivíduo, ou seja, a sua importância no meio onde vivia. Rico ou pobre, em Quixeramobim não era diferente. Os donos de terras, comerciantes e componentes do clero tinham seus lugares garantidos nas igrejas.

De início, os corpos sepultados nos templos religiosos não incomodavam, mas com o passar do tempo, o excesso de cadáveres nos templos, a putrefação e o odor emanado dos mesmos começaram a incomodar os frequentadores, surgindo a necessidade de se construir o Cemitério e a Capela para que as pessoas pudessem enterrar seus entes queridos sem prejudicar a saúde dos fiéis que iam às igrejas.

Mesmo sendo uma raridade e com toda sua importância história, a capela vem sofrendo com a ação do tempo, estando inclusive, interditada, por não oferecer segurança aos visitantes e necessitando urgentemente de restauro. Por ser considerada um marco, a Fundação Pró-Memória, de Minas Gerais, a inseriu no catálogo de raridades da arquitetura brasileira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo