REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Em 11 dias, aporte de açudes no Ceará já supera todo abril de 2017

Em 11 dias do mês de abril, o aporte dos açudes no Ceará já superou o volume de água recebido durante o mesmo mês no ano passado, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até ontem, a evolução acumulada apontava 0,43 bilhão m³. Durante todo o mês de abril de 2017, o total ganho foi de 0,40 bilhão m³.

O maior aporte de ontem foi no açude Araras, no município de Varjota (a 308 km de Fortaleza), com mais de 30 milhões m³. Ele está com 18% da capacidade. O reservatório, localizado na bacia do Acaraú, é o quarto maior do Ceará, atrás apenas de Castanhão, Orós e Banabuiú.

Na última semana, o Castanhão recebeu mais de 70 milhões m³, seguido do Araras, com quase 50 milhões m³. Conforme levantamento publicado no Portal Hidrológico, da Cogerh, há 11 açudes sangrando no Estado: Acaraú Mirim (Massapê), Barragem do Batalhão (Crateús), Caldeirões (Saboeiro), Cocó (Fortaleza), Colina (Quiterianópolis), Germinal (Palmácia), Itaúna (Granja), Maranguapinho (Maranguape), São Vicente (Santana do Acaraú), Tijuquinha (Baturité) e Tucunduba (Senador Sá).

Ao mesmo tempo, 104 estão com volume abaixo de 30 %. Há ainda 30 em volume morto e 20 estão considerados secos. Na terça-feira, 10, a capacidade hídrica dos reservatórios do Ceará atingiu a marca de 10% pela primeira vez em sete meses. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo