REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pequenos provedores lideram crescimento de acesso à banda larga fixa em 2017

Os pequenos provedores lideraram o crescimento do acesso à banda larga fixa no país em 2017. Os dados foram divulgados hoje (29) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a agência, de janeiro a dezembro de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016, houve um crescimento de 7,15% nos contratos de banda larga fixa no país, dos quais os provedores regionais foram responsáveis por 43,72%, com 1,28 milhão de novos contratos. Atualmente, existem no país 28,67 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo 4,21 milhões relativos ao seguimento.

De acordo com os números divulgados hoje, a Paraíba foi o estado que apresentou o maior crescimento no número de contratos, na comparação com o ano passado.

O estado apresentou crescimento de 31,11%, com a entrada de 79,74 mil novos contratos de banda larga. Em seguida aparece o Ceará, com 148,99 mil novos clientes, aumento de 25,25%. O Rio Grande do Norte vem depois, com entrada de 66,35 mil acessos a sua base, aumento de 24,76%.

Em termos absolutos, São Paulo registrou a maior entrada com 313,50 mil novos contratos, um crescimento de 3,27%. Minas Gerais aparece em segundo, com 253,76 mil, ampliação de 9,68% e o Paraná, em terceiro, com 208,88 mil novos assinantes, aumento percentual de 11,33% novos usuários.

Considerando somente os provedores nacionais, em 2017, a TIM registrou crescimento 26,37%, com 85,87 mil novos contratos. A SKY vem depois, com aumento de 54,86 mil usuários (17,69%); a Claro entrada de 482,89 mil contratos (5,74%). A Vivo somou 108,14 mil (1,45%) a sua base de assinantes no ano passado. A Oi foi a única prestadora onde uma houve uma redução que chegou a 108,83 mil contratos, um percentual de menos 1,70%.

Para o presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Parajo, o resultado dos pequenos provedores já era esperado pelas empresas que atuam no setor. “A gente imaginava que haveria um aumento expressivo. E esses dados estão se confirmando”, disse Parajo à Agência Brasil. “Na verdade, para nós não surpreendeu essa informação, porque a gente já vem sentindo, junto a quem tem trabalhado mais no nicho de mercado, que está existindo uma alavanca boa de crescimento [para os provedores regionais]”, acrescentou.

Parajo lembrou que as empresas menores também lideraram os investimentos, no ano passado, em aumento das redes de fibras ópticas, o que melhora a velocidade de acesso, e que o aumento no número de contratos passa pela melhoria na prestação do serviço. “No ano passado, especialmente, até pela melhoria de tecnologia, estão colocando mais fibra ótica”, disse. (Da Agência Brasil)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo