Enquanto os trabalhos da comissão oficial da Assembleia Legislativa que avalia as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará ainda estão em andamento, o colegiado paralelo formado pelos tucanos do Legislativo cearense, com a mesma finalidade, já finalizou as suas avaliações e, segundo o líder do PSDB na Casa, deputado João Jaime, está aguardando somente o resultado do grupo governista para "comparar os dados finais".
Durante entrevista ao Diário do Nordeste, o deputado João Jaime lembrou que, para não serem paralisadas, algumas obras que deveriam ser custeadas pelo Governo Federal estão sendo bancadas pelo Estado, como as obras do Metrofor, do Canal da Integração e ações de saneamento básico.
Divergência
O tucano também relembrou que, segundo dados apurados pela comissão paralela junto aos órgãos competentes, somente 3% das obras do PAC no Ceará foram pagas. "Estamos ansiosos pelo relatório final da comissão (oficial)", declarou o líder dos tucanos, João Jaime.
Os tucanos decidiram fazer o trabalho paralelo de acompanhamento das obras do PAC em razão de divergências com a composição da comissão oficial que seria presidida e relatada, como está sendo, por deputados ligados ao Governo Federal. Eles insistem em dizer que a comissão oficial quer esconder a realidade da situação para que o Governo Federal não seja criticado pelos cearenses por não cumprir as promessas de liberações de recursos.
Na comissão oficial, formada somente pelos deputados governistas, os dados apresentados até agora apontam somente números positivos. "Queremos ver qual é a mágica que eles vão fazer. Vamos ver como se transforma o nada em tudo", criticou João Jaime.
O deputado disse, no entanto, que sua bancada não está acompanhando de perto o trabalho da comissão oficial porque quer ver o resultado final. "Queremos ver o relatório do jeito deles para a gente comparar todos os dados", destacou o tucano, que retirou sua bancada do colegiado oficial depois de um desentendimento pela disputa de cargos.
Pressão
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), que também compõe a comissão oficial do PAC, justificou o investimento temporário do Estado em determinadas obras lembrando que seria pior se fossem paralisadas.
Porém o parlamentar explicou que existem obras em que o Governo Federal envia as verbas para o Executivo que se encarrega de aplicar. "Talvez sejam essas obras em que o Estado está aplicando os recursos", disse o deputado.
Todavia, o petista cobrou um maior empenho da bancada federal do Ceará no Congresso na busca por repasses das verbas destinadas ao Estado, que chegam na maioria das vezes com atrasos. "A bancada federal tem que dar uma pressionada maior (no Governo Federal)", disse.
O parlamentar admitiu, no entanto, que o fato de Cid Gomes (PSB) ter que destinar verbas para essas obras não está prejudicando outras ações de responsabilidade do Estado. "Porque o Governo conseguiu um formar caixa significativo", explicou o parlamentar.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
REDIRECIONAMENTO
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Tucanos já têm relatório do PAC
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo