REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Três pesquisas são registradas na última semana no Sertão Central

A última semana foi marcada pelo registro de três pesquisas eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para serem realizadas em municípios do Sertão Central.

No dia 23 foi registrada uma pesquisa para Quixadá, sob a identificação CE-08987/2020, que deve ser realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). O instituto fará o levantamento apenas para prefeito e deve ouvir 400 pessoas, com a data de divulgação habilitada para 29 de outubro. A segunda pesquisa registrada na semana ocorreu no mesmo dia. Desta vez, para o município de Boa Viagem (sob o registro CE-01608/2020). A empresa Adhemar Barros Fernandes / Alternativa Dados entrevistará 400 pessoas e também fica apta a divulgar a partir do dia 29 de outubro.

Já no dia 24, no último sábado, 24, foi registrada uma pesquisa para Banabuiú (CE-08963/2020). A empresa contratada é a R R Silva Marketing e Arquitetura / Camminus Marketing e Arquitetura. O levantamento entrevistará 600 pessoas e tem data de divulgação no dia 30 deste mês.

As pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 ou aos seus pretensos candidatos devem ser previamente registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes de sua divulgação, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). Uma resolução da Justiça Eleitoral prevê a aplicação de sanção às empresas responsáveis pela divulgação de pesquisas sem o prévio registro das informações, entre elas: o nome do contratante; o valor e a origem dos recursos despendidos; a metodologia e o período de realização do levantamento; e o questionário completo aplicado ou a ser aplicado. A multa prevista é de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

2 comentários :

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo