REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Empresários e empresas no Ceará são alvos de mandados em operação nacional contra fraudes em licitações

Duas empresas sediadas no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e dois empresários residentes na mesma cidade foram alvos de quatro mandados de busca e apreensão nessa quarta-feira (1º), durante uma operação que investiga fraudes em licitações. Segundo as investigações, o suposto esquema criminoso teria fraudado licitação para a contratação de uma empresa especializada em locação de equipamentos médico-hospitalares no estado do Mato Grosso do Sul, no ano de 2015.

Os mandados foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), nessa quarta-feira (1º). Os nomes das empresas e dos envolvidos na investigação, entretanto, não foram divulgados.

A ação foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em auxílio à “Operação Redime”, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

O esquema envolve empresas do Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Piauí. Além das fraudes a licitações, a operação ainda apura a ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e outros delitos. Os valores pagos pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul já ultrapassam o montante de R$ 120 milhões, de acordo com o Ministério Público.

Durante a operação nacional, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e apreendidos diversos materiais como documentos, agendas, registros contábeis, anotações, comprovantes de movimentações bancárias, computadores, notebooks, dinheiro em espécie, além de aparelhos de telefonia móvel.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande e cumpridos por 17 promotores de Justiça, 15 servidores do MP, 70 policiais militares e quatro policiais civis, tendo como alvos pessoas físicas e jurídicas. No Ceará, a ação contou com apoio do Núcleo de Inteligência e Apoio Técnico do MPCE (Niat) e da Polícia Militar do estado. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo