REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

1 Minuto com Sérgio Machado – A Vale que Mata: O que vi e ouvi em Minas!


Quatorze dias já se passaram desde que a barragem da Mina do Feijão se rompeu e um verdadeiro mar de lama invadiu a pequena cidade de Brumadinho, deixando um rastro de destruição humana, material e ambiental sem precedentes na história do país. Até o momento já foram contabilizadas 150 mortes, mas 182 pessoas ainda permanecem desaparecidas.

Nos últimos dias, eu visitei Minas Gerais e tive a oportunidade de sentir e de ver de perto a dor de um povo arrasado pelos repetidos desastres envolvendo barragens com rejeitos de minério de ferro. Nessa viagem, eu pude ouvir vários relatos carregados de dor, tristeza e revolta, daqueles que perderam casa, carro, amigos, parentes, vizinhos… e até a vontade de viver.

Mas afinal, quem não sentiria dor em face de tantas perdas? Quem não ficaria triste diante de um desastre como este? Quem não se revoltaria com a injustiça, com a ganância, com a impunidade e com a corrupção? É certo que somente aqueles que insistem em colocar o lucro acima de tudo e a ambição acima de todos.

Por isso, é preciso identificar e punir, com urgência, todos os culpados. Mas, mais do que isso, é preciso rever e modernizar a legislação referente não só às barragens, mas à toda atividade de mineração no país. Porque enquanto isso não for feito, permaneceremos num ciclo interminável, com desastres, comoções e impunidades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo