REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

1 minuto com Sérgio Machado – Políticos e Jornalistas: A relação de uso e descarte!

Não é de hoje que a relação entre políticos e jornalistas não é das melhores. Mas a verdade é que com o passar do tempo essa relação tem se desgastado cada vez mais, principalmente por conta do despreparo e da ingenuidade de muitos profissionais da imprensa, que, aos poucos, passam a confundir o próprio trabalho com a vida pessoal.

E quando isso acontece, o político deixa de ser apenas uma fonte de informação e se torna um amigo pessoal do jornalista. E é aí que mora o perigo, porque esses mesmos políticos passam a usar seus supostos amigos da imprensa para vazar notícias falsas e para publicar aquilo que lhes agrada. E depois de usá-los até onde podem, os descartam sem qualquer constrangimento.

E no fim das contas, quem sai perdendo é o jornalista. Perde a fonte. Perde a reputação. Perde a credibilidade. E em alguns casos, perde até o próprio emprego. Por isso, a mais poderosa receita para evitar ser usado e descartado é: sempre respeite os limites da atuação profissional e não confunda trabalho com vida pessoal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo