REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

SerTão TV: Apresentações de projetos marcam XII Feira de Ciências e Cultura do Liceu Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim


Aplicar uma nova realidade ao campo, esta é a ideia dos estudantes Mardônio Lima, Anna Élida e Felipe Lima, alunos da extensão de Nenelândia, do Liceu Alfredo Almeida Machado de Quixeramobim, que realizou nesta quarta-feira, 14, sua XII Feira de Ciências e Cultura.

O projeto dos estudantes propõe o modelo de implantação de biodigestores em pequenas fazendas da zona rural, como alternativa viável para combater a contaminação dos mananciais e cursos d’agua por dejetos suínos, bovinos e de aves, ao mesmo tempo em que produzem biogás e biofertilizantes, agregando valores às propriedades criadoras.

Os dejetos serão depositados em um tanque coberto onde se formarão as bactérias. Estas, por sua vez, se alimentarão dos dejetos e após um longo processo o material produzirá gás metano. O gás será direcionado a um motor comum de um carro, que após a queima se transformará em energia elétrica renovável, capaz de ser utilizada nas propriedades. Após a extração do gás metano todo material não aproveitado será utilizado como fertilizantes em produções.

O estudante Mardônio Lima revelou que após os seus experimentos é possível imaginar as fazendas e propriedades poluírem menos o meio ambiente. Para Luisa Amâncio, diretora do Liceu, a feira é uma grande troca de conhecimento. Ao todo, a escola apresentou 32 projetos de cultura e ciência, que vai da robótica á literatura. Os estudantes apresentaram os trabalhos divididos em equipes e ao final do dia os mais bem avaliados foram premiados.

A coordenadora pedagógica da instituição, Patrícia Saldanha, revelou á SerTão TV que o grande intuito da Feira foi de incentivar a pesquisa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo