REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Ceará tem 81% das casas com água disponível diariamente e 44% com saneamento

Em Fortaleza, 99,5% dos domicílios tiveram disponibilidade diária de água durante o ano passado, enquanto no Ceará esse percentual foi de 81,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD Contínua, referente a 2017, e divulgados nesta quinta-feira (26).

Sobre o acesso a serviços básicos, a PNAD Contínua mostra que em 75,6% dos domicílios de Fortaleza o escoamento do esgoto era feito pela rede geral ou fossa ligada à rede. No Ceará, havia esgotamento sanitário em 44,9% dos domicílios.

Com relação às regiões do país, o Nordeste registrou o menor percentual de domicílios com disponibilidade diária (66,0%), ao passo que a região Sul, o maior (97,5%), quanto à disponibilidade da rede geral.

A pesquisa mostra que o Ceará tem 9 milhões de habitantes, destes, 2,6 milhões vivem na capital. A maior parte da população cearense se reconhece como parda, são 6,1 milhões de pessoas. A população classificada como branca no Ceará é de 2,5 milhões, enquanto 387 mil pessoas no estado se consideram negras.

O lixo foi coletado diariamente em 93,7% dos domicílios de Fortaleza em 2017. Quanto ao Ceará, esse percentual chegou a 71,1%.

Internet e bens
Na capital cearense, 76,1% das casas tiveram acesso à internet por meio de celular em 2017. No estado, foram contabilizados 57,1% dos domicílios com acesso.

O número de motocicletas por domicílio é maior no estado do que na capital. No Ceará, 36,2% das casas tinham uma motocicleta na garagem, enquanto em Fortaleza apenas 19,2% possuíam este tipo de veículo.

Já com relação a automóveis, o cenário se inverte, com número maior na capital do que no interior cearense. Fortaleza tinha 40,4% dos domicílios com automóvel em 2017, enquanto o Ceará registrou 26%.

Brasil
A geladeira foi um item encontrado na quase totalidade dos domicílios do país, segundo a pesquisa, com presença de 98,1%. Entre as grandes regiões, não houve percentual inferior a 90%.

A televisão foi encontrada em 96,8% dos domicílios no Brasil em 2017.

Na estrutura etária, o contingente de pessoas com 60 anos ou mais cresceu 18,8%, evidenciando a tendência de envelhecimento populacional.

Em 2017, o país tinha 69,8 milhões de domicílios. E a população residente no Brasil foi estimada em 207,1 milhões de pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo