REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 4 de julho de 2017

História: Há 69 anos, morria o escritor Monteiro Lobato

Quem ouve a música “Sítio do Pica Pau Amarelo”, de Gilberto Gil, logo lembra do escritor Monteiro Lobato. Ele encantou crianças e adultos com estórias mirabolantes.

Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de Olímpia Augusta Monteiro Lobato, José Renato Monteiro Lobato formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco e logo passou em um concurso público para promotor.

Em 1908, casou com Maria Pureza da Natividade com quem teve quatro filhos. Dez anos depois, publicou o primeiro livro, o Urupês. Uma obra que marcou época. Mostrava os problemas do país e do povo brasileiro e condenava a miscigenação.

Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil,  e escreveu 26 livros. Mas também foi jornalista, tradutor, editor e empresário. Chegou a fundar a própria editora, mas faliu.

Em 1921, publicou Narizinho Arrebitado, um grande sucesso, que deu origem ao Sitio do Pica-Pau Amarelo. Entre as obras infantis: O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Memórias de Emília e O Pó de Pirlimpimpim.

Mas Monteiro Lobato escreveu para adultos também, como o Escândalo do Petróleo. Ele fala do nacionalismo e se mostra favorável à exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. Chegou a enviar uma carta ao então presidente Getúlio Vargas onde denunciava o interesse estrangeiro. Acabou preso... A carta foi considerada ofensiva.

Em 2010, mais de 60 anos após sua morte, Monteiro Lobato ainda causa polêmica... No Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança pedia a retirada do livro “Caçadas de Pedrinho” da lista de leitura obrigatória em escolas públicas. O Conselho Nacional de Educação alegava que a obra possui teor racista. O ministro Luiz Fux negou o pedido.

Monteiro Lobato era assim. Cético, polêmico, nacionalista, fantasioso, sonhador... como ele mesmo dizia: “Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo