REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 24 de julho de 2017

História: Há 45 anos, entrava em funcionamento primeiro computador construído no Brasil

Em 24 de julho de 1972,  o primeiro computador projetado e construído no Brasil é colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP. Pequeno e com apenas oito bits logo foi apelidado pelos projetistas de o Patinho Feio.

Hoje em dia, qualquer computador pessoal tem uma capacidade média que varia de 64 a 128 bits.

Antonio Helio Guerra Vieira, um dos participantes do projeto, revelou que o computador tinha menos capacidade de memória do que uma simples máquina de calcular da atualidade

O grupo da Escola Politécnica da USP responsável pelo projeto se debruçou sobre o estudo durante três anos.E o resultado do projeto levou a um desfecho desejado pelos profissionais da área; a assinatura de um contrato de milhões de dólares entre a Escola Politécnica e a Marinha.

O governo queria um computador feito em solo nacional que pudesse substituir os que equipavam fragatas compradas da Inglaterra.

O contrato milionário chegou a envolver cerca de sessenta engenheiros de diversas áreas. E resultou no Patinho Feio – o primeiro computador, documentado e com estrutura de computação clássica, desenvolvido no Brasil.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo