segunda-feira, 10 de julho de 2017

Eunício não terá aposentadoria nem benefícios como ex-presidente

Presidente do Senado que assumiu o Palácio do Planalto por três dias na semana passada, Eunício Oliveira (PMDB-CE) não terá direito nem a aposentadoria nem a benefícios do cargo. A informação contrária – que vem circulando em correntes de WhatsApp e redes sociais – é falsa.

Segundo a mensagem, Eunício, por ter assumido interinamente, teria direito a aposentadoria integral como presidente, “além de carro oficial, dois motoristas, combustível e dois seguranças”. Em algumas versões do boato, posse do cearense teria sido “plano” articulado por Michel Temer (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM) para conceder os benefícios ao senador.

A informação é falsa em diversos pontos. Em primeiro lugar, não existe mais qualquer tipo de rendimento mensal para ex-presidentes. A “aposentadoria”, que chegou a ser criada durante a Ditadura, foi extinta com a Constituição de 1988.

Já os reais benefícios do cargo – que incluem oito servidores permanentes (quatro assessores, dois motoristas e dois seguranças) e dois veículos oficiais – só são concedidos para presidentes efetivados no cargo. Políticos que assumiram o cargo interinamente, como Rodrigo Maia e Eunício, não possuem direito aos benefícios. (Do O Povo Online - Blog de Política)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo