REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Açude Cedro: visitantes enfrentam problemas de acessibilidade

Um grupo de amigos registrou nesta semana uma situação constrangedora para um cadeirante durante uma visita ao Açude Cedro. Ele é o artista plástico tetraplégico, Antonio Luiz Martins. Natural de São Paulo, onde reside, resolveu visitar a “Terra dos Monóltos”, acompanhando a esposa a um Encontro de Amigos. A recepção foi calorosa, o acolhimento também, mas a visita ao principal ponto turístico da cidade expôs um problema muito debatido atualmente, a acessibilidade.

O turista só pode apreciar a vista mais famosa da cidade, da Pedra da Galinha Choca, graças a ajuda de outras pessoas. Foi preciso um voluntário agarra-lo pelos braços para superar o obstáculo das barras de ferro encravadas na entrada de acesso a passarela da parede do açude. Antes, a administração do Açude havia autorizado a subida do turista em um automóvel, pela rampa principal, até a varanda. Mesmo assim, a situação causou desconforto.
Na opinião do turista e dos seus acompanhantes, a solução para o problema de acessibilidade é simples. Basta retirar as barras de ferro e instalar um portão. A chave pode ficar com os funcionários da cantina instalada bem ao lado. O responsável pela cantina confirmou a disponibilidade. Mesmo assim foi mais uma imagem negativa para uma das mais belas atrações turísticas do Interior do Ceará, a cada dia mais deteriorada pela falta de ação dos gestores públicos, destacaram os visitantes.

De acordo com a administração do Açude Cedro as barras de ferro foram instaladas há décadas, para impedir o tráfego de bicicletas na parede, evitando riscos tanto para os ciclistas como pedestres. As barras impedem também o acesso de motocicletas, entretanto, cabe à superintendência do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) a adoção das providências necessárias, mas as mudanças só podem ser realizadas com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O parque é tombado como patrimônio nacional. (Do Diário Sertão Central)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo