REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 3 de maio de 2017

História: Nascia há 548 anos Maquiavel, o filósofo que ensinou a governantes a arte do poder

"Quando você tiver de fazer algum mal a alguém, faça-o todo de uma só vez. A dor será intensa, mas apenas uma. Já o bem, faça-o em parcelas. O favorecido ficará alegre e grato a você várias vezes".

Há 548 anos, o mundo receberia de braços abertos e veria crescer e se desenvolver o pensamento maquiavélico. Niccolò di Bernardo dei Machiavelli. Esse era o nome de batismo de Nicolau Maquiavel, escritor, diplomata e político italiano, que nasceu no dia 3 de maio de 1469, em Florença.

Por volta de 1500, Maquiavel escreveu O Príncipe, sua obra mais importante e famosa.  Na obra, o italiano aconselha os governantes sobre como governar e manter o poder absoluto, mesmo que seja necessário utilizar forças militares para alcançar tal objetivo. Esse livro que sugere a famosa expressão: “os fins justificam os meios”, que transmite a ideia de que não importa o que o governante faça em seus domínios, tudo é válido para manter-se como autoridade. Ou seja, os governantes precisam estar acima da ética e moral dominante para realizar seus planos. No entanto, essa expressão não se encontra no texto, foi apenas uma interpretação tradicional do pensamento maquiavélico. Esta obra tentava resgatar o sentimento patriota do povo italiano, e foi escrita no contexto que tinha como ideal a unificação italiana. Fica evidente, nesse ponto, a originalidade do pensamento político de Maquiavel.

Em 21 de junho de 1527, Maquiável morreu aos 58 anos de causas desconhecidas.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo