REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 16 de maio de 2017

História: Há 42 anos, japonesa tornou-se primeira mulher a escalar o Monte Everest

No dia 16 de maio de 1975, a montanhista japonesa Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a escalar o Monte Everest.

“Uma dona de casa que escala montanhas”, era assim que Junko Tabei, graduada em literatura inglesa e autora de vários livos, incluindo uma biografia, se definia.

Aos 35 anos de idade, Junko Tabei escalou os mais de oito mil metros de altura do Monte Everest. E, aos 53 anos de idade, tornou-se também a primeira mulher a escalar os sete cumes, ou seja, as montanhas mais altas de cada continente.

A trajetória de subida ao Monte começou quando um jornal e uma rede de televisão promoveram um concurso com objetivo de montar uma equipe feminina de montanhismo capaz de escalar e chegar ao cume do Everest. Uma façanha que, até então, apenas montanhistas homens tinham realizado.

Escalar o Evereste não é tarefa fácil. O ar rarefeito e as aranhas saltadoras do Himalaia, que se esconde em cantos e fendas nas encostas do Monte, tornam a escalada ainda mais perigosa.

O grupo de Tabei estava acampado a 6 mil e 300 metros de altitude, quando começou uma tempestade de neve e uma avalanche atingiu a todos. Com o corpo coberto de neve, Junko Tabei perdeu a consciência. Após ser resgatada, Tabei não se intimidou. Sem desistir da aventura, tornou-se a primeira mulher a conquistar o Everest.

Mais do que um esporte, para Junko Tabei escalar era uma missão, um sentimento raro que só os destemidos conseguem ter. Escalou picos em mais de 60 países.

Em cada novo desafio vencido, a incrível sensação de olhar para si mesma e dizer que conseguiu, que não há limites para quem, além de sonhar, trabalha, luta, se capacita para alcançar seus objetivos. Para Tabei, estar no topo das montanhas mais altas do mundo era um sentimento raro e desafiador.

Junko Tabei nasceu no dia 22 de setembro de 1939. E morreu, em 2016, aos 77 anos. Uma vida repleta de desafios. Mas, acima de tudo, repleta de superação.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo