REDIRECIONAMENTO

sábado, 1 de abril de 2017

Pessoas solitárias sentem sintomas da gripe mais fortes

Agora é oficial. Pesquisadores americanos conseguiram comprovar o que muita gente acreditava: você se sente pior quando está gripado e solitário. De acordo com a pesquisa feita pela Universidade de Rice, a solidão, de fato, deixa, pelo menos pra você, os sintomas da gripe (nariz escorrendo, calafrios, dores de cabeça, garganta arranhando e etc.) muito mais intensos.

Para chegar a essa conclusão, os médicos tiveram que, bom, deixar os participantes gripados. A pesquisa se deu em duas etapas: na primeira faziam um teste psicológico com 159 pessoas que tinham entre 18 e 55 anos. As questões perguntavam, por exemplo, o quão próxima aquele participante era dos pais e dos amigos – e questionava se ele sentia falta dessas interações. Isso tudo para traçar um perfil psicológico dessa pessoa. Mais tarde, colocavam, no nariz dos pacientes, gotinhas infectadas com rinovírus 39 – o famoso vírus da gripe. A segunda etapa consistia em um isolamento. Para deixar todo mundo na mesma, pelo menos durante a doença. Os participantes ficaram em um hotel durante cinco dias sem se relacionar com ninguém. Apenas se alimentando e respondendo a perguntas sobre a intensidade de seus sintomas. Os resultados mostraram que as pessoas que se sentiam solitárias, antes mesmo de ficarem doentes, tendiam a dar notas mais elevadas às suas dores, quando comparadas com que não se via tão sozinho.

O estudo, porém, ressalva que isso tem mais a ver com bem-estar do que com a saúde efetiva dos pacientes. Os pesquisadores analisaram a mucosa de todos os participantes e perceberam que não haviam diferenças significativas entre os níveis de infecção dos solitários com os sociáveis envolvidos. (Da Superinteressante)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo