REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 4 de abril de 2017

Futuro de Temer e Dilma começa a ser decidido

Sob pressão, começa hoje o julgamento que pode resultar na cassação da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, vencedora nas eleições presidenciais em 2014, por suspeita de abuso de poder político e econômico. O relator da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Herman Benjamin, deve apresentar voto favorável à cassação.

Caso o TSE decida pela cassação de Temer e Dilma, invalidando o resultado do pleito, novas eleições serão convocadas, mas indiretamente. Nessa hipótese, o Congresso Nacional indicará um substituto para Temer, que assumiu a cadeira no Palácio do Planalto após o impeachment de Dilma em 2016.

O governo, porém, tem apostado todas as fichas numa interrupção do julgamento logo hoje, com pedido de vista de um dos ministros. Nos bastidores, especula-se que o ministro cearense Napoleão Nunes Maia Filho pedirá vista da ação, adiando-a.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse ontem que, em caso de cassação do peemedebista, não há outra possibilidade senão a eleição indireta. Mendes acrescentou que “depende da avaliação dos colegas” saber se a tese da “garantia da governabilidade” prevalecerá sobre os critérios técnicos.

Também ontem, a defesa de Temer encaminhou à Corte Eleitoral parecer complementar em que pede que os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht não sejam considerados na ação que tramita no TSE. O parecer complementar alega que os fatos novos levantados nos depoimentos não podem compor o objeto da ação levada a julgamento. (Do O Povo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo