REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 14 de março de 2017

Ao menos 12 empresas estão interessadas em instalação de usina de dessalinização no Ceará

Pelo menos 12 empresas já estariam interessadas em disputar o edital de elaboração do estudo para construção de uma planta de dessalinização de água marinha na região metropolitana de Fortaleza. A ideia é que a usina, estimada inicialmente em mais de R$ 500 milhões, tenha capacidade de gerar 1 m³ por segundo de água dessalinizada para a rede de abastecimento, o equivalente a 12% do consumo da Capital. A expectativa é de que as construções iniciem no ano que vem e que a partir de 2020 já se torne possível o uso desta água para o consumo.

De acordo com o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, dentre as 12 interessadas no projeto, estariam empresas italianas, francesas, coreanas, alemãs, israelenses, além de participantes locais e nacionais. O pontapé inicial para disputa será dado hoje com a publicação no Diário Oficial do Estado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para elaboração dos estudos. As empresas interessadas na parceria terão um prazo máximo de dois meses para apresentação de propostas e a vencedora da licitação terá 150 dias para realização do estudo.

Dentre outros pontos, este material vai mostrar a viabilidade econômica do negócio, o investimento necessário para construção e operação, demanda, localização e a modelagem de operação. “Este estudo terá que apontar, inclusive, o que precisa ser feito para tentar obter uma melhor modicidade tarifária”, ressaltando que a possibilidade do Estado desonerar impostos na aquisição de equipamentos não está descartada. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo