segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Quase metade dos professores de ensino médio não tem formação na matéria que ensinam

Quase metade dos professores do ensino médio do país dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. A afirmação é baseada em dados do Censo Escolar de 2015, divulgado nesta segunda-feira, 23. Este problema atinge a rede pública, como também a escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como física, filosofia e sociologia.

Dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil (46,3%) estão atuando em pelo menos uma disciplina a qual não é de sua formação. O número de professores com formação adequada em todas as aulas que ministra representa 53,7% do total.

Quase um terço (32,3%) só dá aulas em matérias às quais não tem formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área que são titulados e outras em que não tem a devida habilitação.

Matérias como sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área.

Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo