REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Previsão para a semana é de chuvas no Ceará

De hoje, 03, até quinta-feira, 5, a previsão é de chuvas no Ceará. É possível que as precipitações cheguem a 50 milímetros (mm) e alcance desde o Norte do Estado até as regiões do Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que facilita a formação de nuvens, é responsável por estas chuvas de pré-estação. Para a quadra chuvosa cearense, que começa em fevereiro, as previsões ainda são inconstantes.

O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é otimista. O modelo utilizado pelo órgão considera a comparação de 2017 com anos análogos. Ou seja, as séries de precipitações fornecem informações sobre as irregularidades temporais. “As secas são cíclicas. A cada 25 anos, o Nordeste vive uma seca severa, de até cinco anos. Depois desse ciclo, vêm dois anos de boas chuvas”, diz o coordenador de meteorologia do Inmet, Expedito Rebelo.

Conforme ele, os modelos meteorológicos dinâmicos têm previsão garantida de apenas alguns dias. Com dados históricos e médias climáticas acumuladas é possível fazer um prognóstico climatológico. “O Nordeste tem série de mais de cem anos. Estudando as séries anteriores, você consegue extrapolar para três ou quatro meses”, detalha.

Ainda de acordo com Expedito, a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Tropical pode definir se as chuvas em 2017 serão mais intensas no Ceará. “Na costa da África, em 2015, estava frio. Agora está mais quente e isso muda o padrão das chuvas para o Norte do Nordeste. Águas frias inibem as chuvas, não tem evaporação para formar as nuvens e o sistema de ZCIT não atua”, explica.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com O Povo Online

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo