REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

História: Lei do Império que criou título de eleitor completa 136 anos

Em 1881, foi sancionada a Lei Saraiva, mais importante legislação eleitoral do Brasil. A lei instituiu a obrigatoriedade do título de eleitor. O relator da lei foi o deputado Rui Barbosa, mas o nome da lei é uma homenagem a José Antônio Saraiva, ministro do Império.

A Lei Saraiva proibiu voto de analfabetos e adotou eleições diretas. Imigrante alfabetizados poderiam se candidatar desde que possuíssem renda não inferior a duzentos mil réis. Os crimes eleitorais também foram estabelecidos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo