sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

História: Frei Caneca morria fuzilado há 192 anos, em Recife

Nascido em agosto de 1779, o pernambucano Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, popularmente conhecido como Frei Caneca, sempre esteve envolvido com a política. Uma de suas principais atuações nessa área aconteceu em 1817, quando participou da Revolução Pernambucana. O engajamento lhe rendeu quatro anos de detenção em Salvador, na Bahia, mas apesar disso, ele não desistiu de lutar por seus ideais.

Em 1921, criou o jornal "Tifis Pernambucano", contrário ao governo conservador. E três anos depois, Frei Caneca seria um dos principais líderes e combatentes de um movimento muito importante na história do Brasil: a Confederação do Equador.

Ela foi criada por pernambucanos inconformados com a dissolução da Assembléia Constituinte e com a outorga de uma nova Constituição conservadora. Sem apoio, o movimento acabou derrotado e Frei Caneca foi condenado à forca, porém os carrascos responsáveis pelo enforcamento, se recusaram a fazê-lo. Então em 13 de janeiro de 1825, ele foi fuzilado.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo