segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Direto ao Assunto: Governando para a mídia

Observando o prefeito João Dória atuando como gari em São Paulo, o prefeito de Fortaleza cortar os carros oficiais dos secretários e tantos outros com medidas midiáticas de início de governo, me veio a sensação de que a ficha ainda não caiu para alguns e que o clima de campanha continua sem que os mesmos estejam levando a sério a tarefa que lhes foi confiada.

É bem verdade que o carnaval está próximo, mas menos confetes, por favor. A hora é de organizar a casa, botar a máquina para funcionar. O que a população precisa é de menos jogo de cena e populismo e mais mangas arregaçadas e compromisso com a coisa pública.

Essas ações bonitinhas podem gerar notícia, mas não resolvem os problemas administrativos que os gestores encontram nas prefeituras e, menos ainda, os que eles começam a REcriar. O troca-troca de favores que se dá a partir do loteamento de cargos para abrigar aliados famintos por uma fatia do bolo é exemplo claro disso. E não adianta pôr a sujeira debaixo do tapete do gabinete.

Demos tempo ao tempo. Afinal, o povo não é bobo. Veremos por quanto tempo essas ações de marketing conseguirão encobrir os verdadeiros gargalos das administrações e desviar o foco de problemas e práticas antigas que ameaçam até mesmo os mais bem intencionados gestores.

Entendemos que muitos se sintam pressionados a darem respostas imediatas a sociedade, mas essas ações- apesar de simpáticas - apenas proporcionam a falsa impressão de que a coisa está mudando, quando na realidade se está reproduzindo a velha política do pão e circo.

Por
Sérgio Machado
Radialista, Diretor-Presidente do Sistema Maior de Comunicação, é integrante do Conselho de Administração da Fundação Canudos.

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