REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Eleição para Mesa Diretora da Câmara ocorrerá no dia 2 de fevereiro

A eleição que define o próximo presidente da Câmara e os demais integrantes da Mesa Diretora do biênio 2017-2019 foi marcada para o próximo dia 2 de fevereiro. Além da presidência, outros dez cargos compõem a mesa diretora e estarão em disputa: dois cargos de vice-presidência, quatro secretarias e quatro suplências de secretaria.

O prazo para o registro das candidaturas encerra às 23h do dia 1º de fevereiro. Os partidos terão até às 12h deste mesmo dia, (1°), para formar blocos de parlamentares para concorrer à eleição. Qualquer deputado pode ser candidato à presidência da Casa, já para os demais cargos da Mesa os cargos são distribuídos de acordo com a proporcionalidade partidária.

A eleição

Na eleição da Câmara, a votação ocorre em urnas eletrônicas usadas nos pleitos nacionais. No início da sessão para a eleição da Mesa, é uma tradição que cada candidato à presidência da Casa discurse.

Para ser eleito em primeiro turno para a presidência, o candidato terá de obter metade mais um do total de votos – maioria absoluta, observado o quórum mínimo de 257 votantes.

Se isso não ocorrer, os dois mais votados concorrem em segundo turno e será eleito aquele que obtiver maioria simples. Em ambos os casos, os votos em branco serão contados para efeito de quórum. No caso de empate, prevalecerá o candidato com maior número de legislaturas. Se ambos tiverem o mesmo número de mandatos, vencerá o mais idoso.

Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo