REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Candidato mais novo do Ceará tem 17 anos de idade e o mais velho, 90

Com quase 15 mil candidatos com pedido de registro para as eleições deste ano, o Ceará conta com postulantes de 17 e de 90 anos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O mais novo, Francisco Douglas Cardoso de Almeida só faz 18 anos em 24 de novembro, mas pretende concorrer ao cargo de vereador do município de Maranguape, na Grande Fortaleza, pelo Partido Verde (PV).

O pedido de registro do candidato com mais idade vem do município de Granja, no litoral norte do estado. Trata-se de Carmen Salles de Oliveira Arruda (PSD), de 90 anos, completados no dia 26 de abril de 2016, que já foi prefeita da cidade e é viúva do ex-prefeito Esmerino Arruda. Ela concorre com mais dois candidatos que solicitaram o registro em Granja: Raimundo Félix Pereira (SD) e Romeu Aldigueri de Arruda Coelho (PDT), atual prefeito.

A idade mínima para que o candidato possa concorrer ao cargo de vereador é 18 anos, completados até o prazo final do registro de candidatura (15 de agosto de 2016), de acordo com a Constituição Federal. Além de Douglas Cardoso (PV), de Maranguape, a candidata Leah Vera Thiers Carneiro (PMDB), de Chaval, também tem 17 anos e completa 18 anos no dia 2 de outubro de 2016.

A terceira candidata mais jovem é Bruna Gois da Costa (PRTB), que completou 18 anos no dia 7 de agosto e solicitou registro para concorrer ao cargo de vereador no município do Crato, no Sul do Ceará. O candidato a vereador com mais idade é Pedro Ferreira Barbosa (Pc do B), de Maracanaú, que fez 90 anos no dia 10 de julho deste ano.

Para o cargo de prefeito, a idade mínima permitida é 21 anos, tendo como referência a data da posse, segundo a Constituição Federal e Resolução Tribunal superior Eleitoral (TSE).  O candidato mais novo ao cargo de prefeito que deu entrada no pedido de registro é Francisco Souto de Vasconcelos Júnior (PMDB), 21 anos, do município de Ipueiras, que nasceu em 19 de março de 1995.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) os pedidos de registro de candidaturas citados ainda não foram julgados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais. Nas eleições deste ano, o Ceará vai eleger 184 prefeitos e 2.147 vereadores. O estado concentra 3,30% dos municípios do país. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo