REDIRECIONAMENTO

sábado, 25 de junho de 2016

Ceará fecha quase três mil postos de trabalho no pior maio desde 2003

O Ceará fechou quase três mil postos de trabalho no mês de maio, fechando o sexto mês seguido com recorde de desemprego, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados nesta sexta-feira (24). Em maio, o Ceará perdeu 2.906 vagas com carteira assinada, o pior maior desde o início da série histórica, em 2003.

Ainda de acordo com o Caged, a redução equivalentes à retração de 0,25% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os setores de atividade que mais contribuíram para esta redução foram Serviços (-1.476 postos), Comércio (-772 postos) e Construção Civil (-383 postos).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos cinco primeiros meses do corrente ano houve decréscimo de 22.983 postos (-1,92%). Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses verificou-se perda de 3,75% no nível de emprego ou -45.789 postos de trabalho.
72 mil empregos a menos no país

Em todo o Brasil, as demissões de trabalhadores com carteira assinada em maio superaram as contratações resultando no fechamento de 72.615. Entre janeiro e maio, o país perdeu 448.101 vagas de trabalho. Trata-se do pior resultado para o período desde o início da série histórica, que começa em 2002.

Maio foi o décimo quarto mês seguido de fechamento de vagas com carteira assinada. O último mês com contratações acima das demissões foi março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho.

Apesar de negativo, o resultado do mês passado foi menos ruim do que o registrado em maio de 2015, quando foram fechados 115.599 postos de trabalho - pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992.

No ano passado, foi a primeira vez que houve corte de vagas em um quinto mês do ano, o que se repetiu em 2016.

O crescimento do desemprego é consequencia da recessão que atinge a economia brasileira, a maior dos últimos 25 anos. No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores.
Em 2015, o PIB encolheu 3,8% e, para este ano, a previsão do mercado financeiro é de um recuo de igual intensidade. (Fonte: G1 Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo