REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Com a palavra o padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,
“A vontade de Deus é esta: a nossa santificação” (1 Ts 4,3).

A santidade é vocação de todo cristão, todo batizado é chamado à vida e à santidade. Começo assim essa reflexão porque o mês de julho está chegando ao fim e já desponta agosto, o mês vocacional.

E a cada domingo somos convidados a contemplar uma vocação específica: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Este ano, por ter cinco domingos, o último será celebrado o dia do catequista. A vocação sacerdotal é refletida no primeiro domingo devido a São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, celebrado dia 04 de agosto.

São João Maria Vianney, desde a juventude, buscou cumprir a vontade divina, mesmo nas tarefas mais humildes. Ele chegou à ordenação presbiteral depois de muitas contrariedades e incompreensões, e graças à ajuda de sacerdotes, que não se detiveram a considerar somente seus limites humanos, mas souberam olhar mais longe, enxergando a santidade daquele jovem. Assim, a 13 de agosto, aos 29 anos, depois de muitas incertezas, insucessos e lágrimas, pôde subir ao altar do Senhor e realizar o sonho da sua vida, tornar-se um sacerdote.

O centro de toda sua vida foi a Eucaristia, que celebrava e adorava com devoção e respeito. Outra característica fundamental do padroeiro dos sacerdotes era o assíduo ministério da confissão. Reconhecia na prática do sacramento da Penitência o natural cumprimento do apostolado sacerdotal. São João Maria Vianney passava grande parte do dia no confessionário, fazendo os paroquianos redescobrirem o sentido e a beleza da reconciliação com Deus.

O ensinamento que São João Maria Vianney, Cura d’Ars continua a transmitir ainda hoje é que, na base do empenho pastoral, o sacerdote deve cultivar uma íntima união pessoal com Cristo, fazendo-a crescer dia após dia. Só se estiver apaixonado por Cristo, o sacerdote poderá ensinar a todos esta união, esta amizade íntima com o divino Mestre; poderá tocar os corações das pessoas e abri-las ao amor misericordioso do Senhor. Só assim poderá infundir entusiasmo e vitalidade espiritual à comunidade que o Senhor lhe confia.

Por isso, filhos e filhas, rezemos por todos os sacerdotes. Pense naqueles que fizeram e fazem parte de suas vidas, se já falecidos, que descansem em paz. Se vivos, peça saúde e paz. Rezemos:

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES
Deus e Pai, sumo e eterno sacerdote,
dá aos padres, cujos nomes trago em oração, (diga os nomes dos padres)
um coração de verdadeiro sacerdote, profeta e pastor.
Dá-lhes um coração de sacerdote que, dia a dia, no santo sacrifício da Missa,
faça presente sobre o altar, o Cristo, vítima do Calvário,
a fim de trazer e distribuir os tesouros da salvação
a toda a nossa comunidade paroquial, a toda Igreja e aos homens do mundo inteiro.
Dá a todos os padres um coração de profeta que, na meditação diária da Sagrada Escritura,
sempre ouça a Tua palavra e entenda as Tuas mensagens.
Na vida e no trabalho dê testemunho e exemplo do Evangelho que anuncia.
E nas palavras da pregação proclame, com ardor, o Evangelho que medita e procura viver.
Dá aos padres um coração de pastor, que indo à frente de suas ovelhas
as conheça e as ame, as guie, as anime e conduza.
Dá aos padres perseverança e santidade,
que nas suas tribulações sintam a presença de Deus e a presença amorosa de Nossa Senhora,
aliviando-os dos trabalhos árduos, confortando-os nos momentos de solidão
e curando as feridas nos momentos de críticas, incompreensão e às vezes ingratidão.
Ajude-os a carregar a cruz do sacerdócio.
Nossa Senhora, cuidai e protegei aqueles que Teu Filho Jesus chamou ao sacerdócio.
Amém

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo