REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Das coisas curiosas: Sirene da Fábrica dos Carneiros volta a funcionar

Caldeira que 'alimenta' a sirene
Há simples acontecimentos que marcam o cotidiano de nossa cidade e a vida de seus habitantes. Um deles foi o retorno da tradicional sirene da “Fábrica dos Carneiros”, como assim é conhecido o complexo industrial que hoje é administrado por Aírton Carneiro, filho do fundador, Álvaro de Araújo Carneiro (em memória).

A indústria, que é um marco na história do município, completou nesta terça-feira, 23, exatos 59 anos de existência. Há duas semanas, a sirene que avisa aos funcionários o horário de início e término do expediente (6, 11 e 17 horas), voltou a funcionar. O equipamento, funcionava desde a fundação da empresa e que parou de funcionar em 26 de julho de 2010, por ocasião do sepultamento de seu fundador e ex-prefeito de Quixeramobim, Álvaro de Araújo Carneiro, é movido por uma caldeira e considerado por muitos como o despertador da cidade.

“Muitas pessoas me perguntavam por que havíamos parado de tocar a sirene. Indaguei alguns funcionários veteranos da fábrica e eles me explicaram que estava com defeito. Perguntei se dava para consertar e eles disseram que sim e ficaram bastante animados com o retorno da sirene”, disse Thatiany Carneiro, filha do proprietário.

Detalhe - A sirene da Fábrica dos Carneiros serviu de inspiração para a música Pão e Poesia, de autoria do compositor quixeramobinense Fausto Nilo e interpretada pela cantora Simone:

Se a vida fosse o meu desejo
Dar um beijo em teu sorriso, de cansaço

E o portão do paraíso é teu abraço
Quando a fábrica apitar

Felicidade é uma cidade pequenina
É uma casinha, é uma colina
Qualquer lugar que se ilumina
Quando a gente quer amar

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo