REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tomaz Holanda defende ações mais efetivas de convivência com a estiagem

O deputado estadual pelo PPS, Tomaz Holanda, concedeu no início da tarde desta quinta-feira, 26, entrevista à Rádio Campo Maior AM 840. O parlamentar encontra-se em Quixeramobim e na manhã de hoje, 27, promove um encontro com diversas lideranças comunitárias do município.

A reunião, que segundo o parlamentar, tem o propósito de ouvir dos agricultores e de representantes de diversos seguimentos as demandas oriundas da estiagem, ocorre na Casa Santana.

“Vim aqui para ouvir, para conversar e ter um diálogo franco. Logo no início deste mandato conversamos com algumas lideranças de Quixeramobim e elas nos falavam das dificuldades enfrentadas pelo homem do campo no município”, disse.
Ao falar da ida do governador Camilo Santana (PT) à Assembleia Legislativa, na manhã da última quarta-feira, 25, para apresentar o “Plano Estadual de Convivência com a Seca”, que segundo o Governo do Estado, é dividido em cinco eixos e prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares para a convivência com a condição climática no Ceará, o deputado ressaltou o Projeto de Indicação nº 10/15, de sua autoria, que dispõe sobre a criação do programa Mutirão Pró-Água, através da perfuração de poços tubulares em caráter emergencial, no Estado.
“Isso é uma situação que não era para estar se passando. Essa que é a realidade. Eu faço uma crítica, mas ao mesmo tempo também eu tenho uma propositura, eu digo como dá para resolver, para amenizar a situação”, disse.

O deputado defende uma melhor gestão na perfuração de poços no Estado. “Uma coisa é você perfurar um poço profundo que custa de 15 a R$ 20 mil, outra coisa é você perfurar cinco mil poços, outra coisa é você fazer um contrato coletivo com empresas que tenham já convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos e você perfurar 100, 200, 300 poços por etapa. Vamos ver por região. A nossa região e a região dos Inhamuns são as que mais sofrem com a estiagem. E ontem eu disse para o governador”, destacou.

O deputado também garantiu que reforçou o pedido de construção da adutora do Açude Pedras Brancas (Em Quixadá) para Quixeramobim: “Falei para ele a importância de começar já a obra da adutora”.

Demissão de técnicos
Tomaz criticou a demissão de cerca de 400 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no início deste ano: “Hoje estamos passando por uma situação de grande estiagem e o nosso agricultor sofrido é pego de surpresa por esta demissão [...] Mais do que nunca o homem do campo precisa de pessoas que tenham conhecimento técnico”, pontuou o deputado referindo-se ao saldo de três anos de estiagem pelos quais passam os cearenses, com possibilidade de mais um ano de chuvas abaixo da média.

Viagem à Brasília
O parlamentar revelou que na próxima terça-feira, 03, estará em Brasília para se reunir com o Senador Eunício Oliveira (PMDB): “Todos os assuntos debatidos nesta reunião em Quixeramobim vamos levar para o Senador, para debater com ele, para que tenha uma cobrança maior junto ao Governo Federal, que não pode estar se escondendo dos problemas que estamos tendo com a seca”.

Oposição à Camilo
Apesar de integrar a base oposicionista, Tomaz Holanda enalteceu a atitude do governador Camilo Santana (PT) em sinalizar diálogo com todos os seguimentos: “A gente percebe que é um governador que tem diálogo mais aberto e isso é importante para a sociedade”.

Mesmo elogiando a atitude do petista, Tomaz defendeu uma atuação maior dos legisladores na fiscalização: “Tem que ter fiscalização, tem que ter zelo pelo dinheiro público”, finalizou.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo