REDIRECIONAMENTO

sábado, 29 de novembro de 2014

Município lança campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Populares promovem caminhada pelas principais ruas da cidade 
A campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, que foi lançada pelo Ministério da Saúde com o tema “Eu me previno, eu me testo, eu me conheço” chegou a Quixeramobim na manhã deste sábado, 29, quando  populares saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade portando faixas, banners e alertando sobre a prevenção da AIDS. Um grupo de ciclistas também participou da ação.

No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado desenvolve ações que favorecem o aumento ao acesso do diagnóstico precoce do HIV, através de capacitações para profissionais de saúde do Estado em testagem rápida para o HIV e sífilis.
Ciclistas também participaram da ação
De acordo com o último Informe Epidemiológico da Sesa, o Ceará registrou 15.013 casos de AIDS de 1983 a agosto de 2014. A epidemia no Estado foi ascendente até 2012, quando atingiu taxa de detecção de 14,1 por 100 mil habitantes. Em 2013, a taxa recuou para 11,4.

Saiba mais
A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Vereador de Quixadá sofre infarto

Foto: Câmara Municipal de Quixadá
O parlamentar Ereni Tavares (PT), sofreu um infarto na noite de sexta-feira, 28, em Quixadá. Após receber atendimento do médico cardiologista Ricardo Silveira, o vereador foi transferido para o Hospital do Coração, em Fortaleza.

De acordo com o site Monólitos Post, não havia nenhuma ambulância em Quixadá para realizar o serviço de transferência do paciente. Uma ambulância do SAMU teve que se deslocar do município de Quixeramobim para conduzir o vereador à capital cearense.

Na manhã de hoje, 29, já no Hospital do Coração, o parlamentar realizou uma angioplastia, procedimento cirúrgico que desobstrui artérias do coração e passa bem, mas segue internado.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Levy na Fazenda complica estratégia do PSDB

Além de deixar indignado o PT, a presença de Joaquim Levy no comando da equipe econômica de Dilma Rousseff deixou perplexo o PSDB. Parte do tucanato avalia que será necessário refinar a estratégia da oposição. Um cacique da legenda resumiu o drama assim:

— Hoje, atacamos a incoerência da Dilma, que parece ter descoberto que até o marketing eleitoral tem que ser baseado num orçamento. Mas amanhã, quando o Joaquim Levy começar a executar o nosso programa no governo dela, não teremos como bater cegamente. Seria autoflagelação.


Nos próximos dias, o PSDB deve potencializar no Congresso o embate contra o projeto de Dilma que mexe na Lei de Diretrizes Orçamentárias, para autorizar o governo a fechar suas contas de 2014 no vermelho. Deseja-se realçar que Levy entra no governo como uma espécie de remédio de Dilma contra ela própria.

De resto, o tucanato faz duas apostas. Uma de curto prazo: a crise política a ser deflagrada pelas denúncias da Procuradoria sobre o petrolão dominarão a cena. Outra de médio prazo: Levy logo verificará que Dilma não lhe dará a autonomia de que necessita para recolocar a economia nos trilhos. Nessa perspectiva, o novo ministro da Fazenda não seria uma solução, mas uma nova crise esperando para acontecer. (Fonte: UOL)

Prova para Defensor Público será neste domingo, 30

Mais de sete mil candidatos se inscreveram para o concurso público de provas e títulos da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE-CE), que irá preencher 60 (sessenta) vagas para o cargo de defensor público. A prova será neste domingo, 30 de novembro, com abertura dos portões às 8h (horário local) e fechamento às 8h30min. Serão 100 questões objetivas que deverão ser respondidas em cinco horas de prova.

O certame será aplicado na Faculdade 7 de Setembro (FA7) e Centro Universitário Estácio do Ceará (unidades Moreira Campos e Via Corpvs). Os candidatos inscritos serão informados quanto ao local de prova e horário por meio do Cartão Informativo, que será enviado por e-mail e disponível no site da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpece113/index.html).

Bienal do Livro do Ceará divulga programação

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) finalmente anunciou a programação da edição de 2014 de um dos mais tradicionais eventos culturais. Com uma programação que atende todos os públicos, a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 6 a 14 de dezembro no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema "Fortaleza de Moreira Campos", o evento terá entrada gratuita e acontece entre 9h às 22h. A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil m² no piso térreo, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos, correspondendo a 150 toneladas de livros. Trinta editoras e 15 livrarias terão estandes próprios. Outras 450 grandes, médias e pequenas editoras serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis, segundo a Secult.

Entre a empresas apontadas como principais pela Secult estão nomes como Editora Rocco, Cia. Das Letras, Zahar, Editora Atlas, Editora Vozes, Cortez Editora, Editora Escala, Editora Senac, Editora Girassol, Brinque-Book, CT Editora, SBS - Special Book Services, Editora Pensamento Cultrix, Grupo Editorial Summus e Editora Savoy.

As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC e editoras da Uece, Unesp, Unicamp e UFMG. A expectativa de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.

Os escritores principais anunciados como atrações do evento, em sua maioria cearense, são: Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguilha, Mário Magalhães, Ana Miranda, Tércia Montenegro e Socorro Acioli.

Infância
Na ala infantil, a programação terá atividades de contação de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras. Entre os nomes confirmados estão: Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Túlio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento é Bia Bedran, referência quando se trata de arte de cantar e contar histórias.

Entre as atividades paralelas, deverão ser realizadas eventos de programas da própria Secretaria da Cultura, como encontros de Agentes da Leitura e do Sistema Estadual de Biblioteca.

Incluindo também o público de jovens, a Bienal também trará editoras que publicam livros de RPG (com área exclusiva destinada aos jogos) e de Literatura Fantástica, gênero que ganha cada vez mais espaço entre os novos escritores. Foram convidados os escritores André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon.

Homenageados
Em 2014, a Bienal Internacional do Livro do Ceará fará um tributo ao escritor cearense José Maria Moreira Campos, considerado um dos maiores das letras no Estado. Campos faria 100 anos de nascimento neste ano. O autor teve destaque diversas antologias nacionais, sobretudo na área do conto. Suas obras foram traduzidas para os idiomas inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

E é do escritor que vem uma das melhores notícias acerca da realização da Bienal do Livro. Será lançado durante o evento a reedição das obras de conto de Moreira Campos, totalizando 900 páginas em dois volumes. "A reedição acontece para atender uma demanda reprimida que buscam a sua obra, atualmente disponível apenas em sebos", diz Carolina Campos, neta do autor e filha da também escritora Natércia Campos.

Ainda na divulgação de publicações, também será lançado um livro de contos inéditos de Moreira Campos, intitulado de "A Gota Delirante". O evento também reunirá diversas mesas para debater o impacto e o universo do escritor. A programação em alusão a Campos na Bienal acontecerá sempre às 18h.

Hatoum
Com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil, o escritor manauense Milton Hatoum é também um dos homenageados desta edição da ação cultural. Durante o Bienal também será prestada reverência ao escritor Antônio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946. Os 120 anos da Academia Cearense de Letras - a mais antiga em atividade no Brasil - também serão celebrados no evento. (Fonte: Diário do Nordeste)

Velório de criador de Chaves e Chapolin será no estádio Azteca

Foto: G1
O corpo do artista mexicano Roberto Gómez Bolaños, famoso por ter criado e interpretado os personagens Chaves e Chapolin, será levado para a Cidade do México para que seus fãs possam se despedir de seu ídolo, no domingo (29), no estádio Azteca.

Bolaños morreu na sexta-feira, aos 85 anos, em sua casa no balneário de Cancún, onde se refugiou os últimos anos para diminuir os efeitos de uma insuficiência respiratória e de outras doenças.
linha bolanos.

O ator estava aposentado há dez anos, mas isso não impediu que se adaptasse aos meios de comunicação mais modernos e se tornou um grande fã das redes sociais, tornando-se o mexicano com mais seguidores no Twitter - mais de 6,6 milhões.

Após sua morte, a televisão mexicana emitiu mensagens de luto com um "Obrigado para sempre, Chespirito (seu apelido no México)", como despedida a um comediante que engrandeceu sua história com os personagens da vila do Chaves e as aventuras do heroico Chapolin Colorado.

Enquanto isso, muitos fãs, tanto mexicanos como estrangeiros, estão se aglomerando em frente à casa do comediante, famoso por frases como "foi sem querer querendo" e "palma, palma, não criemos pânico".
"Era autêntico, engraçado", disse - com o rosto coberto de lágrimas - Sonia, uma turista chilena que chegou até a casa, localizada na região hoteleira de Cancún, após saber da morte do artista.

Sonia contou aos jornalistas que assistia às séries de Bolaños desde os 9 anos e lembrou a sala de aula do Professor Girafales, a vila do Chaves e o barril onde o personagem morava.

O menino pobre do barril, que usava boné com tapa orelhas, foi lembrado por muitas personalidades mexicanas, desde o presidente do país, Enrique Peña Nieto, até seus companheiros de viagem na vila, Édgar Vivar (Senhor Barriga), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Rubén Aguirre (Professor Girafales).

"Roberto, não se vá, você permanece em meu coração e nos corações de todos aqueles a quem você levou alegria. Adeus ''Chavinho', até sempre", disse Vivar.

Aguirre, por sua vez, disse estar 'estarrecido' pela morte de quem qualificou como o melhor escritor de comédia da televisão mexicana, enquanto María Antonieta agradeceu Bolaños "por ter feito tanta gente feliz e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos no grupo".

Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929 na Cidade do México. Era filho de Elsa Bolaños-Cacho, secretária, e Francisco Gómez, pintor, desenhista e cartunista em jornais. Ele estudou engenharia, mas nunca seguiu a carreira.

Começou a trabalhar em uma agência de publicidade aos 22 anos e, muitos outros mais tarde, começou no cargo de roteirista escrevendo para programas de rádio e televisão, além de filmes para o cinema.
O apelido "Chespirito", um diminutivo espanholizado do sobrenome do dramaturgo inglês Shakespeare, foi dado pelo diretor de cinema Agustín Delgado por sua inesgotável imaginação e sua baixa estatura, de pouco mais de 1m60.

Em 1968, conseguiu seu primeiro espaço próprio na TV, de meia hora aos sábados à tarde, onde nasceram suas primeiras séries: "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada" e "El Ciudadano Gómez".

Para o ano de 1970, seu espaço se duplicou com a série "Chespirito", de esquetes de humor. Foi ali que nasceram personagens como Chapolin Colorado e Chaves.

Tanto o personagem do super-heroi como o do menino peralta tiveram tanto sucesso que passaram a protagonizar suas próprias séries. Em 1973, os dois programas já eram exibidos em quase toda a América Latina.

Entre os personagens que criou se destacam o Seu Madruga, a Bruxa do 71, a Chiquinha, Quico, Jaiminho "o Carteiro", o Professor Girafales, o Botijão, assim como a Dona Florinda e Chimoltrúfia, ambas interpretadas por sua esposa, Florinda Meza.

Nesta sexta-feira, a centenas de quilômetros de Cancún, uma vizinha da casa que Bolaños tinha na Cidade do México foi a primeira a se aproximar do local para expressar seu pesar.

"Sinto como se um familiar tivesse morrido e isso não aconteceu comigo com nenhum outro artista", afirmou à Efe a senhora, que preferiu não se identificar e deixou uma mensagem junto a um ramo de crisântemos brancos com os dizeres: "se cada flor significasse um sorriso que o senhor nos presenteou, todas as flores do mundo não seriam suficientes". (Fonte: G1)

Dilma prega mudanças e cobra reforma política

Image-0-Artigo-1751555-1
Foto: Kléber A. Toledo
A presidente da República, Dilma Rousseff, encerrou, na noite de ontem, o primeiro dia do congresso nacional do PT. Fazendo um balanço das principais políticas executadas pelo Governo Federal nos últimos anos, a chefe do Executivo Federal reforçou a urgência em se aprovar a reforma política por meio de consulta popular e admitiu que a gestão precisa passar por mudanças em algumas áreas, citando a economia como uma delas.

O discurso de Dilma Rousseff foi precedido por pronunciamento do presidente nacional do partido, Rui Falcão, e do governador eleito Camilo Santana. Ambos falaram sobre desafios que o PT pretende encarar nos próximos anos, como a reforma política e a regulação da mídia.

Sobre a nomeação da nova equipe do governo, Dilma Rousseff tentou conciliar os anseios dos correligionários e de partidos da base aliada, afirmando que todas as agremiações terão espaço na nova composição. "Governo é governo e partido é partido. Nunca a gente pode esperar o silêncio da ausência de críticas, mas também não exagerem, tá?", afirmou Dilma, ao final do discurso ontem à noite.

Governo novo
A presidente da República ainda se referiu à próxima gestão como "governo novo, ideias novas" e reconheceu que a gestão precisa passar por mudanças. "Nunca neguei a necessidade de melhorar a economia para que voltemos a crescer. Não podemos deitar em berço esplêndido", declarou.

Fazendo coro aos discursos que deram o tom do encontro, Dilma Rousseff ressaltou o diálogo com os movimentos sociais e frisou que a reforma política só poderá ser concretizada se for chancelada pela sociedade. "Só acredito em reforma política com participação da população. Não é prescindir do Congresso, mas desembocar as reivindicações da população", apontou.

Dilma não citou diretamente os escândalos da Petrobras que têm sido divulgados na imprensa, mas ressaltou, durante seu discurso, as práticas adotadas pelo Governo Federal para coibir atos de corrupção. "Não transformamos o procurador geral da República em engavetador geral da República", ironizou.

Já o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, repudiou, após o evento, em entrevista à imprensa, o "vazamento seletivo" de informações sobre as investigações da petrolífera. Ele chegou ao evento somente à noite, na comitiva de Dilma.

No balanço sobre a campanha eleitoral, a presidente reeleita citou boatos dos quais diz ter sido vítima durante a eleição, como informações sobre o aumento do desmatamento, o descontrole da inflação e a elevação do desemprego. Aproveitou a ocasião para criticar a oposição. "Golpistas não nos perdoam por estarem tanto tempo fora do governo", atacou.

Lavo Jato
Depois da solenidade, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, citado na Operação Lava Jato, fugiu da reportagem ao ser abordado para entrevista. À tarde, ele foi aplaudido pelos correligionários quando defendeu a regularidade das finanças do partido. Após o encontro, Camilo Santana recepcionou a presidente Dilma em um jantar, acompanhado pelo prefeito Roberto Cláudio. (Fonte: Diário do Nordeste)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre aos 85 anos Roberto Gómes Bolaños, diz emissora

O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños abriu conta no Twitter (Foto: Henry Romero/Reuters)
Morreu aos 85 anos Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados Chaves e Chapolin, disse nesta sexta-feira (28) a rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.

Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele é “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia. “Mas é um homem forte, que não perde o senso de humor”, disse o parente, que preferiu não se identificar. (Fonte: G1)


Rádio Campo Maior AM 840 estreia novo programa neste sábado

Alegria é marca registrada nas manhãs de sábado, com informação e participação popular no novo programa da Rádio Campo Maior AM 840, “Sábado é Show”, no comando de R de Castro. Fatos Políticos, comportamento, esporte, entrevistas e as músicas mais tocadas na programação da Campo Maior são destaques no programa.

O ouvinte pode acompanhar o Sábado é Show no início da manhã, a partir das 8 horas. Entre os quadros presentes na grade da atração, ‘Quixeramobim Agora’ traz as notícias que foram destaque da semana no município de Quixeramobim e Região Sertão Central, o quadro ‘O Sertão é Destaque’, que contempla assuntos relacionados ao Jornal SerTão e o ‘Direto da Escola’, onde alunos das redes pública e privada tem espaço para apresentar seus talentos, contribuindo com a difusão da arte e da cultura.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Integrantes de Igreja Evangélica de Quixeramobim caminharão 43 km até Quixadá

Integrantes da Igreja Evangélica Universal do Reino de Deus, iniciarão na noite desta sexta-feira, 28, uma caminhada para ficar na história. Pela primeira vez um grupo evangélico percorrerá a pé os 43 quilômetros da CE 060, Rodovia do Algodão, que liga a cidade de Quixeramobim à Quixadá.

Carlos Eduardo Correia, pastor da Igreja Evangélica, revelou à nossa equipe que essa peregrinação é uma decisão em razão das pessoas. A cada hora a comitiva fará orações pelas famílias das duas cidades. O grupo composto por quinze homens sairá da Igreja Universal às 21 horas de hoje, sexta-feira, 28, com destino a Terra dos Monólitos.

O objetivo deste propósito é demonstrar todo árduo caminho percorrido por Jesus durante os dias em que passou no deserto. Eles esperam chegar em Quixadá durante a madrugada deste sábado, 29. Pelo rádio, os peregrinos informarão aos  fiéis que ficarão no município a localização do grupo. Na bagagem, apenas o necessário: roupas, água e muita oração.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Capacitação do INCRA é realizada com representantes do Sertão Central

Foto: PMQ
Foi realizado na manhã de hoje, 28, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um encontro do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA) para capacitar chefes das Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) de Quixeramobim e demais municípios da Região Sertão Central.

Durante o evento, o secretário de agricultura, Wgleidson de Vasconcelos, disse que o evento futuramente será ligado a secretaria de agricultura. “Entendemos que esse processo de cadastro está diretamente ligado a agricultura. O INCRA está ligado às atividades desenvolvidas pela Secretaria do município.

O secretario adjunto do INCRA, Guilherme de Souza, afirmou a importância do encontro regional: “Esse treinamento está direcionado principalmente para as pessoas que trabalham com o cadastro dos imóveis rurais. Participantes de toda a Região participam do encontro. Cada município da região deve implantar uma estrutura para facilitar o acesso do produtor rural e atender as necessidades do homem do campo”

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

QUIPREV emite relação de aposentados e pensionistas que devem fazer recadastramento

Através de nota divulgada no site institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (QUIPREV), divulgou uma relação de aposentados e pensionistas que devem comparecer à sede do Instituto, localizada à rua Dr. Monteiro Filho, nº 19, para que seja efetuado o seu recadastramento, tendo em vista que o prazo para realizá-lo termina dia 30 de dezembro.

Acompanhe a relação dos convocados:
Afonsina Ferreira da Silva
Ana Lucila Maciel
Antonia Alves de Sousa
Antonia Nobre de Brito
Antonia Ribeiro de Brito
Antonia Ribeiro da Silva
Antonieta de Almeida de Oliveira
Eliniese de Holanda Montenegro Freire
Expedita Vieira da Silva
Fatima Rodrigues de Sousa
Francisca Auxiliadora Gustavo Batista
Francisca de Sousa Cavalcante Almeida
Francisca Demetrio da Silva
Francisca Edimir Holanda Pinheiro
Francisca Jacinto de Almeida
Francisca Martins Xavier
Francisco Paulino da Silva
Francisco Weudson Saldanha de Almeida
Gazeuda Pereira Lima
José Boaventura da Silva
José da Silva Gomes
José Heraclito Barbosa
José Jeoé Queiroz da Silva
Josefa Bernardo Martins
Luzia de Oliveira Santos
Maria Angelina do Carmo da Silva
Maria Alda dos Santos Oliveira
Maria Aldenora de Oliveira Arcelino
Maria Alzimira Saldanha Pinheiro
Maria Bandeira Barros
Maria Barbosa Cunha Dantas
Maria Bezerra Monteiro da Silva
Maria Bezerra Neta
Maria da Conceição Barbosa
Maria das Dores da Silva
Maria das Dores R. de Araújo
Maria das Graças Saraiva de Sousa
Maria de Fátima de Souza
Maria de Fátima Pereira Leal
Maria de Jesus Cavalcante
Maria de Santana Lemos Barbosa
Maria de Sousa e Silva
Maria Diomar Barbosa
Maria do Rosario B. Parente
Maria do Socorro Costa da Silva
Maria do Socorro da Cruz Almeida
Maria do Socorro Sousa Raiva
Maria Elzanir de Sousa Pinheiro
Maria Emilia Felipe da Silva
Maria Eunice Teixeira
Maria Evaneide Quirino de Sousa
Maria Francisca Mendes de Oliveira
Maria Gomes Cavalcante
Maria Helena Carneiro de Brito
Maria Idalina de Lima
Maria Idelzuite Martins dos Santos
Maria Irlis Barros da Silva
Maria José Barbosa Teixeira
Maria José dos Santos Lima
Maria Leopoldina Galdino
Maria Lucia Lopes de Sousa
Maria Luciene Cordeiro de Oliveira
Maria Lucivanda Fernandes de Sousa
Maria Neuba da Silva Souza
Maria Neuza Almeida Nascimento
Maria Núbia da Silva
Maria Regina Vitorino
Maria Rosimar do Nascimento Ferreira
Maria Rufino da Silva Costa
Maria Soares do Nascimento
Maria Valda Pinheiro Marques
Maria Vilania Pimentel Nunes
Mariana de Almeida
Oziel Ferreira da Silva
Raimunda Adelaide de Lima
Raimunda Correia do Nascimento
Regina Torres Guimarães
Rita Maria de Almeida dos Anjos
Tereza Felipe de Oliveira
Terezinha Almeida Chaves Magalhães
Valdivia da Silva Rodrigues
Vera Lúcia Martins Rodrigues
Vera Lúcia Rodrigues Dantas

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação


Etapa do Projeto “Atleta na Escola” é realizada no município

Mais uma etapa do projeto Atleta na Escola foi realizada nesta quinta-feira, 27 em Quixeramobim, quando alunos da rede pública de ensino competem nas modalidades de Voleibol e Atletismo, na Escola Profissional e no Carneirão, respectivamente.

A ação visa difundir a prática desportiva entre os estudantes: “Diante desse lado competitivo há também um laço de amizade. Esse é o primeiro passo para alcançar outras medalhas”, disse Sandra Castro, uma das organizadoras do evento.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

TG forma 50 atiradores em solenidade no paço municipal

Desfile do 07 de Setembro - 2014
Ocorreu na noite de ontem, a formação de uma nova turma, com 50 atiradores do Tiro de Guerra 10 020, no Paço Municipal. Na oportunidade, os atiradores fizeram o juramento à bandeira e em seguida, receberam a carteira de reservista.

O prefeito Cirilo Pimenta, presente na solenidade de formação da nova turma discursou sobre a história dos homens que lutaram pelo Ceará e pelo município e engrandeceu a formação da turma: “Esses jovens estão lado a lado para construírem um futuro melhor para a nação”, disse.
Desfile do 07 de Setembro - 2014
Formando sua última turma no TG 10 020, o sargento José Keylon do Amaral declarou: “É com grande satisfação e pesar que formo esta turma. Foram grandes as dificuldades, mas todas as missões tiveram empenho da equipe, que obteve êxito em suas atividades”, concluiu.

Os Tiros-de-Guerra (TG) e os Órgãos de Formação da Reserva (OFR) possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial no município sede do TG pelos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de modo a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.  

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

AMTQ instala placa para deficientes

Foto: PMQ
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (AMTQ) realizaram essa semana a implantação de uma placa de regulamentação para deficientes.

A placa está localizada no espaço em frente ao Centro de Atenção Integrada de Quixeramobim (CAIQ). O local recebe usuários com deficiências e pensando no bem estar destes, foi instalada uma placa de estacionamento exclusivo para deficientes físicos, assegurando melhor a trafegabilidade dos usuários.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Moradores e motoristas reclamam do tráfego de veículos de grande porte no Centro

Transeuntes do Centro de Quixeramobim tem reclamado dos constantes congestionamentos ocasionados pelo tráfego de carretas e caminhões de carga. Dois dos trechos mais complicados, apontados pelos motoristas, são a Travessa Tabelião Lafaiete e a Avenida 13 de Junho.

Apesar da Travessa Tabelião Lafaiete ter sido delimitada como trecho de carga e descarga, tem surgido reclamações em relação ao estacionamento dos veículos no local. Na Rua 13 de Junho, o problema não é diferente, o estacionamento de veículos de grande porte é alvo de indignação dos motoristas que necessitam trafegar pelo trecho diariamente.
Por volta das 08:00h da  manhã de hoje, 28, o trânsito na Rua Monsenhor Salviano Pinto deu um nó devido a uma manobra que uma carreta bitrem que estava estacionada na Travessa Lafaiete tentava fazer para deixar o local. Por vários minutos motoristas e motociclistas ficaram parados esperando que o veículo conseguisse se retirar.

Populares reclamavam da desordem no trânsito, relatando que isso acontece diariamente e questionando como se permite um fato desses em horário de pico. Para eles, deveria se estabelecer um horário de pouco movimento, de preferência à noite, para a carga e descarga de veículos de grande porte.
Na tarde da última terça-feira, 25, um fato inusitado ocorreu na Rua Tabelião Lafaiete, em frente a um armazém. Um caminhoneiro, não identificado, chegou a despejar uma carga de milho no meio da rua, obrigando o comerciante a ensacar todo o produto durante horas. O caso foi registrado em vídeo e tem circulado no whatsapp de muitos usuários da cidade.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação


Camilo Santana e equipe de transição conhecem projetos da SDA e Secult

A equipe de transição comandada pelo governador eleito, Camilo Santana, se reuniu nesta quinta-feira, 27, com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Cultura (Secult). No total, 18 encontros já foram realizados desde a semana passada com as pastas que integram o Governo do Estado. As reuniões contaram ainda com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do deputado Mauro Filho, do secretário-adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, e do coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana, além dos secretários Nelson Martins (SDA) e Paulo Mamede (Secult).

Ainda de acordo com a assessoria de Camilo, na primeira reunião do dia, Nelson Martins apresentou ao governador eleito os programas de desenvolvimento agrário em andamento na pasta, como o Água Para Todos, Regularização Fundiária, Cisternas, Leite Fome Zero e Pacto Federativo, entre outros. “Desde 2007, a SDA tem conseguido importantes parcerias que estão mudando a realidade da zona rural, levando renda e desenvolvimento para a agricultura familiar”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário.

O secretário da Cultura, Paulo Mamede, apresentou à equipe de transição vários projetos que a pasta implementou nos últimos anos, além de um raio-x sobre o Dragão do Mar, principal equipamento de Fortaleza. O governador eleito Camilo reiterou que a Cultura terá prioridade em sua gestão. “Quero assumir o compromisso de investir 1,5% do orçamento do Estado nesta área. A cultura é fator de educação, de oportunidades e será um eixo estratégico de desenvolvimento para o Ceará”, afirmou.

Audiência pública apresenta novos cursos do IFCE campus Quixadá

Na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, o Instituto Federal do Ceará campus de Quixadá realizará, no auditório da unidade, Audiência Pública para apresentar os novos cursos a serem ofertados pela unidade.
Os cursos de Engenharia de Produção Civil, Engenharia Química e Licenciatura em Geografia foram os indicados pela comunidade para o nível superior. Entre os de nível técnico, os escolhidos foram: Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

No processo de indicação dos cursos a serem ofertados, o IFCE realizou um amplo debate com a comunidade local por meio de enquetes e pré-audiências públicas. Na pré-audiência, foram apresentados os resultados das consultas interna e externa e, em seguida, a comunidade participante pode referendar ou vetar as formações mais votadas nas enquetes.

Já na audiência da próxima semana, vai ser apresentada a proposta de estruturação dos cursos e em seguida a Pró-reitoria de Ensino emitirá os pareceres.

Até o ano de 2018, os novos cursos do campus de Quixadá devem entrar em funcionamento.


Charge do Bruno

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Dilma participa de encontro do PT


Image-0-Artigo-1750356-1
A presidente Dilma Rousseff estará presente hoje, em Fortaleza, no encontro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que ocorre nesta sexta-feira e segue até amanhã, no Gran Marquise Hotel. Na pauta do evento, está prevista a avaliação do resultado das eleições, além de encaminhamentos para o congresso nacional do partido, que deve ocorrer em junho próximo. O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, recepcionou as lideranças petistas à noite passada.

Além dos integrantes da executiva nacional da legenda, devem participar parlamentares, governadores eleitos pelo PT e ministros, mas, até ontem, dirigentes estaduais e nacionais não confirmaram os nomes. Pela manhã, a partir das 10 horas, os petistas devem discutir a organização do calendário de eventos para 2015. À tarde entra em debate a avaliação do resultado eleitoral. Somente por volta das 19h inicia o momento com a participação de Dilma Rousseff, que volta a Brasília ainda hoje.

Durante o sábado de manhã, os dirigentes do PT continuam a discussão sobre as eleições deste ano. Às 10h30, o presidente nacional da agremiação, Rui Falcão, concede entrevista à imprensa. Ao final do encontro, será aprovada resolução do que foi debatido no evento. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Habilitação mais cara a partir da segunda-feira (1)


carro
Quem for iniciar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira (1º de dezembro) pode preparar o bolso e reservar mais tempo. O documento vai custar 23,8% mais caro. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumenta de 20 para 25 o número de horas/aulas para primeira habilitação categoria B e de 15 para 20 quem for adicionar categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (Sindcfcs), Welligton dos Santos, atualmente é cobrado R$ 945,00 por 20 horas/aula e mais o veículo na hora da prova do Detran. Com a adição de mais tempo, esse valor passará para R$ 1.170,00 ou seja, R$ 225,00 a mais. "No Ceará a hora/aula é de R$ 45,00. O impacto no bolso da pessoa será considerável e não é boa para as 350 autoescolas do Estado", informa ele.

O Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran/CE) explica que a principal mudança foi mesmo na carga horária de aulas práticas para obtenção da CNH categoria B. “Há uma opção de realizar 30% dessa nova carga horária no simulador de direção. Mas no Ceará, nenhuma autoescola adota o simulador”, informa o órgão.

 Quem tem baixa renda comprovada e pretende tirar a primeira habilitação pode se inscrever no programa de Carteira de Motorista Popular. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH. De acordo com o órgão, as inscrições só podem ser feitas pela internet, no site do órgão: (www.detran.ce.gov.br).

O candidato deve obedecer aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos; alfabetizado; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF); não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovar domicílio no Estado do Ceará. Além de estar enquadrado em uma das seguintes situações: beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados há mais de seis meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar; pessoas egressas do sistema penitenciário e portadores de necessidades especiais. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Primeira parcela do 13º salário deve ser depositada até esta sexta-feira


Salário
Empregadores do País têm até o final desta sexta-feira (28) para depositar a primeira parcela do 13º salário. A data-limite para o pagamento do benefício é o dia 30, mas como a data final cai no domingo, o depósito deve ser feito até o final desta sexta-feira. Nesta primeira parcela, serão pagos 50% do valor do 13º salário. A segunda parcela terá de ser paga até o dia 19 de dezembro e corresponderá a outra metade do benefício.

O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser pago em uma única vez, o pagamento deve ser feito em sua totalidade até esta sexta. No caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, o 13º deve ser referente à média anual de salários.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia, valor 10,3% maior do que o registrado em 2013. O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais e 38,6% são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

O empregador que não cumprir o prazo estará sujeito a multa, que varia conforme o número de trabalhadores da empresa. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Grupo armado explode agência bancária em Barreira, no interior do CE


assalto
Cinco homens armados explodiram uma agência bancária do Bradesco no município de Barreira, distante 72km de Fortaleza. De acordo com a Polícia, o grupo invadiu a agência na madrugada desta sexta-feira (29) e detonaram as dinamites para explodir o banco.

Os homens fugiram em três veículos levando o dinheiro roubado. Policiais do Comando Tático Rural (Cotar) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados e realizaram buscas na região para localizar a quadrilha e resgatar o dinheiro.

Até esta manhã ninguém havia sido preso. A quantia levada na ação não foi divulgada. Segundo dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), este foi o 49º ataque a estabelecimentos financeiros no Estado, sendo o 24º com uso de explosivos. Apesar do número, o índice é menor que o do ano passado, onde foram contabilizados, de janeiro a novembro, 82 ações contra bancos, com 33 usando explosivos.  (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Busca por casa


De mudança
Segundo o jornalista, Lauro Jardim, do Blog Radar on-line da Veja, "cotado para o Ministério de Dilma Rousseff, Cid Gomes já estaria procurando casa em  Brasília".

Empresa que pagou 33 milhões a Youssef não costuma doar dinheiro a campanhas políticas… Exceto a de Lula

lula
Embora atue há dezoito anos no Brasil, a Sanko Sider, importadora de produtos siderúrgicos que assumiu hoje ter pagado 33 milhões de reais em comissões ao doleiro Alberto Youssef, não costuma ser tão generosa em doações de campanha.

Nas duas últimas eleições, não doou sequer um real – ao menos no caixa 1. Só no longínquo ano de 2006 a empresa coçou o bolso, ainda que de maneira singela. A Sanko doou 6 000 reais à campanha de Lula ao Planalto. (Do Radar Online)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Morre aos 78 anos a cantora Clemilda Ferreira

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 26, aos 78 anos, a cantora Clemilda Ferreira, uma das principais representantes da música nordestina.

A forrozeira havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internada após uma pneumonia. O corpo da cantora será velado em Aracaju, onde também acontecerá o sepultamento, marcado para as 16h desta quarta.

Considerada a Rainha do Forró, Clemilda nasceu em Alagoas, mas se consagrou na música sergipana. Em 50 anos de carreira, ela já havia gravado 40 discos e seis CDs, e ganhous dois discos de ouro e dois de platina.

O primeiro disco de ouro veio em 1987, após o sucesso "Prenda o Tadeu". (Fonte: A Tarde)

Vereadora mostra calcinha durante discurso na Câmara de Aracaju

Lucimara Passos
Foto: Acrísio Siqueira
A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) tirou uma calcinha do bolso e a mostrou durante seu discurso na Câmara de Aracaju, nessa última terça-feira (25). No Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulher, Lucimara criticou o vereador Agamenon Sobral (PP), o chamou de "criminoso" e o desafiou a lhe dar uma "surra".

O ato foi motivado pela declaração dada por Agamenon na semana passada, ao comentar notícia sobre uma noiva que teria sido impedida pelo padre de se casar por não estar usando calcinha. "Concordo plenamente com este padre. Ele deveria dar uma surra nela, mandava dar uma surra e um banho de sal. Vagabunda. Como ela vai à igreja para casar sem calcinha e ainda com um vestido transparente?!”, disse à ocasião.

Lucimara Passos pediu que o colega fosse punido pelo pronunciamento. "Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?", questionou.

Em resposta, o vereador disse que ela estava querendo "aparecer" e pediu para ser investigado. (Fonte: Diário do Nordeste)

Lei Antifumo entra em vigor na próxima semana

Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27), a informação vem reforçar as medidas de prevenção da doença.

Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

A norma também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays. Fica permitida a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. Além disso, os fabricantes terão que aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais.

Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual. (Das agências)

Veja dicas para evitar problemas e armadilhas durante a Black Friday

Selo Black Friday Legal (Foto: Divulgação)
A quinta edição da Black Friday Brasil – evento que promete grandes descontos nas compras no comércio, sobretudo pela internet – acontece nesta sexta-feira (28) com o desafio de resgatar a credibilidade do dia de liquidações no varejo que teve a imagem arranhada nas edições anteriores por problemas e falsos descontos.

Para combater a maquiagem de preços e o clima de desconfiança que levou a data a ser apelidada nas redes sociais de "Black Fraude", a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) lançou no ano passado um selo de qualidade para dar credibilidade às promoções realizadas durante o evento, o selo "Black Friday Legal".

As empresas que se cadastraram no programa aderiram a um código de ética, comprometendo-se, entre outras práticas desejáveis pelos consumidores, a não maquiar preços. Se descumprirem a regra, não receberão o selo no ano seguinte.

Dicas e Recomendações para a Black Friday
Veja a seguir as principais dicas e recomendações de especialistas e associações de defesa do consumidor para se evitar problemas e armadilhas durante a Black Friday:

Não caia em roubada
- Verifique os preços cobrados antes do dia da liquidação. Sites especializados em buscas como o Baixou e o Buscapé permitem verificar o histórico de preços de um produto.

Reputação da loja
- Escolha uma loja na qual você já tenha comprado ou que tenha boas referências. Certifique-se também se se são informados dados como endereço, telefone, e-mail, CNPJ, políticas de privacidade e troca e devolução de produtos.

Selo de qualidade
Os organizadores lançaram um selo para indicar as lojas que se comprometeram a boas práticas como não maquiar preços. Veja a lista de sites participantes na página camara-e.net/blackfriday/

Não compre gato por lebre
- A Serasa disponibilizará durante a Black Friday um serviço gratuito de consulta da situação do CNPJ das empresas. A ferramenta VocêConsulta Empresas informa razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia.

Evite clicar em anúncios que chegam por e-mail
- Oportunistas aproveitam a data para enviar e-mails falsos com nome de marcas famosas. O mais seguro é sempre digitar o endereço da loja para procurar o produto desejado.

Fuja dos falsos descontos
- Desconfie de descontos muito espetaculares. Segundo os especialistas, os descontos reais dificilmente devem passar de 30%.

Cuidado com a maquiagem de preço
- Nas últimas edições foram registrados casos em lojas aumentam o preço dias antes da Black Friday para oferecer descontos irreais, a chamada "metade do dobro". Pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) identificou alta em 21,4% dos produtos analisados na liquidação do ano pasado. Maquiagem de preços pode ser considerada publicidade enganosa e os estabelecimentos podem ser multados pela prática.

Documente os passos da compra
Devido ao grande número de acessos às lojas virtuais, a queda do sistema foi uma das reclamações mais comuns nas edições passadas. Para prevenir-se, a recomendação é documentar todos os passos da compra e dar um "printscreen" das telas do computador, inclusive se o site sair do ar, para ter provas de que o pedido foi realizado.

Seja rápido na hora da compra
Como os estoques dos produtos costumam ser limitados, recomenda-se que as compras sejam feitas rapidamente, sem adiamentos.

Colocar produto no carrinho não garante compra
As empresas alertas que o fato de colocar o produto no carrinho de compras virtual não significa que ele esteja garantido, ou seja, a reserva somente será feita mediante o preenchimento dos dados de pagamento para a geração do pedido.

Boleto ou crédito?
Usar cartão de crédito facilita o cancelamento do pagamento. Mas como as ofertas devem ser menores que as anunciadas nas edições anteriores, o pagamento à vista, com o uso de boletos bancários, pode garantir descontos adicionais de até 10%.

Verifique o prazo de entrega
Durante promoções, os prazos podem ser maiores. A empresa é obrigada a informar, entretanto, o tempo de espera dos produto.

Troca de produtos com defeito
- O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas ou defeitos, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis. O consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada, ou ainda o abatimento proporcional do preço. Vale lembrar que produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais. (Fonte: G1)

Joaquim Levy assume a Fazenda e Nelson Barbosa vai para o Planejamento

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (27) três nomes para a equipe econômica de seu governo. O ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda. Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa vai assumir o Ministério do Planejamento. Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central, permanece no cargo. Ainda não há data para a posse dos ministros.

Os dois novos indicados para a Fazenda e o Planejamento trabalharão no Palácio do Planalto até assumirem efetivamente os cargos, ocupados atualmente por Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente. Mantega e Miriam permanecem na chefia das duas pastas até que a nova equipe seja formada pelos seus sucessores.

Por meio de nota oficial, a presidenta Dilma agradeceu a dedicação de Guido Mantega e de Miriam Belchior. “Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população”, disse Dilma sobre Mantega. Ainda segundo a presidenta, Miriam Belchior conduziu “com competência o andamento das obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e a gestão do Orçamento federal.”

Levy e Barbosa são os primeiros novos nomes indicados para a equipe ministerial da presidenta Dilma Rousseff, que tomará posse para o segundo mandato no dia 1° de janeiro.

Joaquim Levy tem experiência tanto no mercado financeiro quanto no setor público. Barbosa, por sua vez, participou da equipe econômica do governo nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Fonte: Agência Brasil)

Moradores vão às ruas por melhorias na administração de Senador Pompeu

Foto: Blog do Walter Lima
Moradores do município de Senador Pompeu, localizado na Região Sertão Central, reivindicaram melhorias na administração pública na manhã de ontem,   26, no centro daquele município. Servidores públicos também participaram da iniciativa.

De acordo com a organização, o protesto representa a insatisfação popular e o atraso no pagamento dos servidores públicos, que segundo os manifestantes não recebem salário há mais de três meses.

Como forma de manifesto, garis paralisaram suas atividades, o que acarretou o acúmulo de lixo nas ruas durante dois dias. Para demonstrar indignação, moradores ameaçaram deixar o lixo de suas casas em frente ao prédio da Prefeitura de Senador Pompeu. Além do descaso com os servidores, a população também protestou contra os serviços de saúde pública do município.

Faixas, cartazes e vozes fizeram parte da manifestação, que se encerrou no Fórum de Justiça de Senador Pompeu. As reclamações sobre a crise na administração pública de Senador Pompeu foram recebidas pelo promotor de justiça Thiago Freitas.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Eurivando Vieira toma posse como prefeito de Madalena

O vice-prefeito de Madalena, Eurivando Vieira (PMDB), foi empossado prefeito do município no final da tarde de ontem, 26, durante sessão extraordinária convocada pela Câmara de Vereadores.

A posse do vice-prefeito se deu em cumprimento à ordem judicial que determinou o afastamento do prefeito do município, Zarlul Kalil Filho, pelo período de 180 dias. Além do gestor, foram formulados pelo Ministério Público 26 pedidos de afastamento, incluindo de secretários, membros da Comissão de Licitação e Assessores Jurídicos.

As ordens judiciais são fruto de uma ação cautelar de improbidade administrativa que investiga fraudes em licitações no município entre os anos de 2013 e 2014.  A operação realizada pelo MP para cumprir os mandados de busca e apreensão, denominada “Caixa Preta”, ocorreu nesta terça-feira, 25.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Obras de alargamento e urbanização de entrada da cidade avançam

Moradores já presenciam o começo de uma nova estrutura na entrada da cidade para quem vem da Capital pela CE 060, nas proximidades do “Balão do DER” até a Escola Heloisa Dinelly, no Bairro Cohab, trecho compreendido pela primeira etapa da obra de alargamento e urbanismo da via.  A segunda etapa deverá se estender até o início da Rua Antônio Conselheiro, na Vila São Paulo.

A ordem de serviço para o início da obra de urbanização e alargamento da via foi assinada no dia 26 de abril deste ano, pelo prefeito Cirilo Pimenta. De acordo com o gestor, a obra contemplará um canteiro central, além de calçadas e ciclovia, que darão mais mobilidade urbana à população e segurança no trânsito aos transeuntes em geral.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Inscrições para o Processo de Seleção da Escola Profissionalizante terminam hoje, 27

O prazo para inscrição no processo de adesão para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos em Edificações, Informática, Logística e Nutrição e Dietética da instituição de ensino Dr. José Alves da Silveira termina hoje, 27.

Ao todo, estão sendo ofertadas 45 vagas para a 1ª série do ensino médio para cada curso, sendo 80% destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% destinadas a alunos de instituições privadas. Para se inscrever, é necessário que o aluno tenha concluído o 9º ano do ensino médio, e que tenha idade mínima de 14 anos completos.

Para o ato da inscrição é necessário a cópia de documento comprobatório da idade do aluno (RG, Certidão ou CPF), cópia de comprovante de residência (Conta de água, luz ou telefone), e a cópia do histórico escolar.

Sobre a classificação, será considerada a maior média aritmética das notas relativas às disciplinas cursadas do 6º ao 9º ano, obedecendo a ordem decrescente ao número de vagas existentes.

Os resultados da seleção serão divulgados no site da Crede 12 e nas emissoras de rádio do município. A previsão é de que até o dia 12 de dezembro os resultados sejam divulgados.

Serviço
Inscrições para processo seletivo - Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira
Horário: Em funcionamento até as 17 horas.
Local: Secretaria Escolar da instituição – Avenida Humberto Sena – 250 – Edmilson Correia de Vasconcelos – Quixeramobim-CE

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Suspensa liminar que obrigava Estado a reintegrar militar demitido por transgressões graves

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, suspendeu liminar que determinava a reintegração do cabo Flávio Alves Sabino - deputado federal eleito - aos quadros da Polícia Militar. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (26/11).

Segundo os autos, o PM foi expulso da corporação após processo administrativo disciplinar que apurou prática de transgressões disciplinares de natureza grave. Em 3 de janeiro de 2013, durante manifestação promovida pela Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará (Aprospec), o ex-policial proferiu palavras depreciativas ao Comando da PM, ao secretário de Segurança Pública e ao governador do Estado.

Também ameaçou deflagração de greve, ato legalmente proibido aos militares.
Por esse motivo, foi considerado moralmente incapaz de permanecer no serviço, por haver infringido diversos valores e deveres militares, entre eles a hierarquia, a disciplina, o profissionalismo e a fidelidade.

O ex-PM interpôs ação na Vara do Juízo Militar, com pedido liminar, solicitando a reintegração. Alegou nulidade do ato administrativo, que teria sido emitido por autoridade incompetente (no caso, o controlador-geral adjunto). Também contestou a nomeação da comissão processante e argumentou ofensa ao devido processo legal.

Na contestação, o Estado defendeu a competência do controlador-geral adjunto para aplicação de sanção disciplinar e a legalidade do ato administrativo.

Ao apreciar o pedido, em junho deste ano, a juíza Antonia Dilce Rodrigues Feijão, da Vara da Justiça Militar da Comarca de Fortaleza, deferiu o pedido e determinou imediata reintegração do policial aos quadros da Polícia Militar, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. A magistrada entendeu que o processo administrativo disciplinar não teria ocorrido de forma imparcial e dentro do trâmite regular.

O Estado requereu a suspensão dos efeitos da medida no TJCE (processo nº 0626936-83.2014.8.06.0000). Ressaltou que a decisão impõe ao Estado a reintegração de servidor demitido após regular processo administrativo disciplinar em que se comprovou a prática de conduta reprovável e incompatível com a função. Disse ainda que o retorno à corporação pode gerar sensação de impunidade, servindo de mau exemplo para os demais servidores.

Ao analisar o caso, o chefe do Poder Judiciário cearense suspendeu a liminar. “Entendo claramente configuradas as lesões à ordem e à segurança públicas, por ter a magistrada a quo, por meio de comando de natureza precária, determinado a reintegração do requerido à Corporação Castrense, da qual foi demitido, após processo administrativo disciplinar, em que foram apuradas infrações disciplinares graves, chegando-se à conclusão da incompatibilidade do seu comportamento com a função de policial militar”.

O desembargador acrescenta que “a decisão de 1º Grau tem sério potencial de comprometer a confiabilidade do sistema de segurança pública do Estado do Ceará, bem como de gerar descrédito no poder disciplinar da Administração Pública, estimulando comportamentos inadequados por parte dos demais servidores, caracterizando, assim, o denominado efeito multiplicador”. (Do TJ-CE)

DER publica edital do novo concurso público

O Governo do Estado, através do Diário Oficial divulga o edital do novo concurso público do Departamento Estadual de Rodovias – DER, apresentando as normas, informações e todos os dados necessários para a participação dessa seleção de candidatos. O objetivo é completar o quadro de pessoal permanente, os serviços operacionais e técnico-especializados, a fim de dar continuidade à execução dos trabalhos iniciados anteriormente pelo Estado.

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas, sendo 16 (dezesseis) para o cargo de analista de infraestrutura de obras rodoviárias, divididas nas seguintes áreas de atuação: Engenharias civil e mecânica, Geografia e Geologia. As outras 4 (quatro) vagas são para o cargo de procurador autárquico, que poderão ser disputadas por graduados em Direito, com inscrição na OAB e prática forense de no mínimo 2 (dois) anos.

As inscrições estarão abertas do dia 05 de dezembro de 2014 ao dia 02 de janeiro de 2015, no site www.uece.br/cev. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e as provas objetivas estão previstas para o dia 22 de fevereiro de 2015.

A carga horária de trabalho dos profissionais contratados será de 40 (quarenta) horas semanais e os salários serão de R$ 4.701,66 (quatro mil setecentos e um reais sessenta seis centavos) para os cargos de analista de infraestrutura de obras rodoviárias e de 5.658,03 (cinco mil seiscentos e cinquenta oito cinco mil seiscentos e cinquenta oito reais e três centavos) para procurador autárquico.

Serviço
Taxa de Inscrição
R$ 120,00 (nível superior)
Número de Vagas: 20
Mais informações:
Site: www.uece.br/cev


Com a palavra o padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,
É em cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade. (Col 2,9)

Esse versículo bíblico foi o início da leitura orante desta quarta-feira, dia 26. E, por providência do Espírito Santo, lemos esse trecho da Carta de São Paulo aos Colossenses quando estamos na última semana do ano litúrgico, que eu chamo de semana do Cristo Rei.

Se você lembrar, no último domingo, quando celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, rei do Universo, Jesus se apresenta como pastor que cuida de suas ovelhas, mas que também virá para separar os bons dos maus.

Com a chegada do final do ano começamos a refletir sobre como conduzimos a nossa vida ao longo do ano que passou. E a Igreja, como mãe e mestra, propõe uma liturgia propícia para a essa meditação. E é nesse aspecto que a leitura orante de hoje vem nos ajudar.

Há muitos que entendem Jesus como um “cara legal” outros até concordam com as ideias de Jesus Cristo, gostam, mas não tem a curiosidade em realmente conhecê-Lo. Paulo, escrevendo para a comunidade de Colossas – até poderia ser qualquer cidade do Brasil e do mundo – afirma que Jesus não é somente um cara legal ou um dos grandes personalidades da história. Ele é o Messias, o Ungido, o Salvador!

E aqui entra a reflexão, você já encontrou esse senhorio divino no humano de Jesus? Sim, você leu isso mesmo, divino no humano. Porque não podemos ficar somente com a divindade de Jesus, Ele se encarnou, despojou-se e se fez criança, tudo por amor, para nos reconciliar com Deus. E é em Cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade, em Cristo nós temos tudo de modo pleno!

Gostaria de finalizar esta mensagem com um hino paulino, que exalta Cristo como a imagem do Deus invisível (Col 1, 15-20):
Ele é a imagem do Deus invisível,
o Primogênito,
anterior a qualquer criatura;
16 porque nele foram criadas todas as coisas,
tanto as celestes como as terrestres,
as visíveis como as invisíveis:
tronos, soberanias, principados e autoridades.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele existe antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste.
18 Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja.
Ele é o Princípio, o primeiro daqueles
que ressuscitam dos mortos,
para em tudo ter a primazia.
19 Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar,
20 para, por meio dele,
reconciliar consigo todas as coisas,
tanto as terrestres como as celestes,
estabelecendo a paz
pelo seu sangue derramado na cruz.

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

O partido do Cid

Cid garantiu jogo
Aos mais próximos, Cid Gomes tem dito que o partido de esquerda que pretende criar ficaria com seis dos onze deputados eleitos pelo PROS. (Do Radar Online)

Transição busca 'cavalo de pau' nas contas públicas

Alojada no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do gabinete da presidente Dilma Rousseff, a nova equipe econômica conviverá em regime de "transição" com o ministro demissionário da Fazenda, Guido Mantega, para superar divergências e acertar a marcha a ser adotada para o "cavalo de pau" nas contas públicas. O anúncio oficial dos futuros ministros está marcado para esta quinta-feira, 27.

Formado por Joaquim Levy na Fazenda e Nelson Barbosa no Planejamento - que se juntarão ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, mantido no cargo -, o trio será incumbido de mudar o rumo na economia e fazer um ajuste profundo nas contas públicas.

A transição está sendo considerada fundamental por Levy, que quer uma radiografia mais completa das contas públicas. Esse período de afinamento servirá também para que os futuros ministros tenham mais tempo para montar suas equipes.

Levy e Barbosa vão checar cada um dos dados apresentados pela atual equipe, para poderem dar seu próprio diagnóstico. Uma das principais críticas à atual equipe econômica é a falta de transparência nos números e a consequente perda de credibilidade. Por isso, a avaliação dos dados na transição chegou a ser chamada nos bastidores do Planalto de "due dilligence", termo usado para auditorias em negociações empresariais.

A localização da "sala de transição" no terceiro andar do Planalto, o mesmo de Dilma, e não no quarto, onde fica o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, tem simbolismo. Levy e Barbosa terão canal direto com a presidente, sem precisar da intermediação do "primeiro-ministro", apelido jocoso usado pelos desafetos de Mercadante, uma das pessoas mais próximas de Dilma atualmente.

Desde a noite de segunda-feira, o futuro ministro da Fazenda trabalha em Brasília e participa de reuniões com a própria Dilma ou com técnicos do governo. Levy também tem conversado com economistas de dentro e de fora do governo.

Na passagem pelo Tesouro, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Levy colecionou rusgas com colegas de equipe pelo estilo incisivo - ou "trator", dependendo do apreço do interlocutor pelo futuro ministro. Quando Dilma era titular de Minas e Energia, Levy trabalhou com ela nas novas regras do setor elétrico. Eles se desentenderam a ponto de Dilma expulsá-lo da sala. (Fonte: Estadão)

Campanha de cearenses foi a mais cara do País

Foto: Camila de Almeida
Entre os candidatos a governador que foram ao segundo tuno este ano, os cearenses – Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – foram os que mais gastaram em todo o Brasil. É o que mostram os dados da prestação de contas final da campanha, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira. Camilo e Eunício tiveram, juntos, despesa totais de R$ 100,2 milhões – quantia superior à do Rio de Janeiro, onde Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) disseram ter gastado R$ 52,3 milhões.

No total, 13 estados, mais o Distrito Federal, tiveram segundo turno em 2014. Os candidatos que foram a essa etapa da disputa tiveram prazo mais elástico para prestar contas – por isso, só nesta semana foi possível verificar quanto cada um desembolsou na eleição inteira. Em estados como Rio, Roraima, Acre, dentre outros, há discrepâncias significativas entre os gastos declarados pelos concorrentes (veja quadro abaixo).

Por isso, as informações serão auditadas pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público, que vão querer saber se a despesa informada é compatível com o tamanho da campanha que foi para a rua. Suspeitas de caixa dois serão investigadas nesta etapa. (Fonte: O POVO)

Câncer de mama: médicos defendem incorporação ao SUS do teste de perfil genético

Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama
No Dia Nacional de Luta contra o Câncer, comemorado hoje (27), médicos defendem a incorporação do teste de perfil genético para o câncer de mama no rol dos procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e no Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em algumas unidades particulares do país, a tecnologia importada mapeia os 70 genes do nódulo e indica se o tumor é de baixo risco ou de alto risco.

A presidenta da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maira Caleffi, lamentou que hoje muitas mulheres acabem tendo que passar por sessões de quimioterapia sem precisar.

“Na dúvida, os médicos recomendam a quimioterapia. Metade dessas pacientes, em estágio 1, com axila negativa e tumores pequenos, acaba tendo que fazer a quimioterapia sem nenhum benefício significativo”, disse Maira. “A indicação é muito restrita, e o teste pode ser incorporado ao SUS sem grandes repercussões nos recursos públicos. Mas os critérios devem estar muito bem definidos para a utilização desses testes”, alertou.

A presidenta da Femama acredita que no futuro, com maior conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, mais mulheres poderão se beneficiar com o teste. “Essas pacientes são cada vez mais comuns. O triste é não ter esses casos, pois muitas pacientes ainda aparecem com tumores grandes e axila comprometida, que nem dá margem para dúvida: recomendamos a quimioterapia”.

De acordo com a entidade internacional Early Breast Cancer Trialists Collaborative Group, entre 30% e 40% das mulheres com câncer de mama no mundo não precisariam de quimioterapia. (Fonte: Agência Brasil)

Projetos esperam repasses da União

Image-0-Artigo-1749494-1
Foto: Hermínio Oliveira
Integrantes da bancada federal do Ceará se reuniram ontem pela manhã, em Brasília, com o governador eleito Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para discutir as prioridades das emendas parlamentares para projetos da Capital e restante do Estado. Porém, a indicação dessas verbas oriundas da União não representa nenhuma garantia a estados e municípios. Neste ano, por exemplo, só 1% dos recursos das emendas de bancada do Ceará foram liberados.

Apesar de o coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, Antonio Balhmann, afirmar que a reunião foi "madura" e "sem nenhum resquício de campanha", justamente os parlamentares que fazem oposição à gestão estadual não participaram: os deputados Eudes Xavier (PT) e Gorete Pereira (PMDB) e o senador peemedebista Eunício Oliveira, que enfrentou Camilo nas eleições últimas. O senador Inácio Arruda (PCdoB), aliado do Governo do Estado, não compareceu porque estava viajando.

Durante o exercício de 2014, os deputados federais do Ceará apresentaram emendas de bancada da ordem de R$ 450 milhões, mas apenas R$ 5 milhões foram liberados pelo Governo Federal, o que representa pouco mais de 1% do valor reivindicado. Os recursos autorizados foram direcionados para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sediada em Redenção. (Fonte: Diário do Nordeste)

Senado aprova projeto que prioriza guarda compartilhada

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto que regulamenta a guarda compartilhada. O texto, que altera o Código Civil, segue agora para sanção presidencial.

A proposta estabelece que a Justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho. Pela lei atual, a guarda compartilhada é aplicada "sempre que possível", segundo o texto da lei.
Os senadores aprovaram a proposta em regime de urgência, como veio da Câmara. Houve apenas uma mudança na redação do projeto, que substitui a expressão “tempo de custódia física” por “tempo de convivência”.

De acordo com o senador Jayme Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a legislação atual "dá margem a decisões equivocadas do Judiciário" e está apoiada em um "sistema viciado".

“[A lei atual] se baseia na guarda unilateral como melhor decisão nos casos de litígio, o que ocorre em 90% das separações. Embora a guarda compartilhada já esteja prevista em lei, hoje apenas 6% das decisões de guarda contemplam a divisão das responsabilidades entre pai e mãe", destacou Campos.
O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma "equilibrada" entre mãe e pai. Eles serão responsáveis por decidir em conjunto, por exemplo, forma de criação e educação da criança; autorização de viagens ao exterior e mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que a local de moradia dos filhos deve ser a cidade que melhor atender aos interesses da criança.

Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança. (Fonte: G1)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“Espero que o grupo reconheça essa minha atitude”, diz Clébio Pavone

Questionado sobre a desistência em se candidatar a reeleição da presidência da Câmara Municipal, Clébio Pavone (PSD), afirmou ter tomado a decisão de não se candidatar devido a candidatura do vereador Everardo Júnior(PMDB), também integrante de seu grupo político.

Clébio disse esperar ter sua postura em favor da unidade do grupo, evitando um racha na base de apoio do prefeito Cirilo Pimenta, reconhecida: “Espero que o grupo reconheça essa minha atitude”, disse o parlamentar.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Escritor quixeramobiense participará da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

O Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) realiza de 6 a 14 de dezembro a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará 2014, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Moreira Campos, autor da obra "Dizem que os cães veem coisas”, será o homenageado especial da Bienal, contando com a republicação, em dois volumes, da sua obra completa e lançamento de uma obra inédita, "A Gota Delirante". Na programação, o público poderá conferir exposições, filmes produzidos a partir de obras do autor, seminários sobre algumas obras, especificidades da tessitura de sua prosa, seus personagens, referências e recursos de estilo.

Dentro da programação, no dia 7 de dezembro, o escritor quixeramobiense Bruno Paulino e a escritora fortalezense Rejane Nascimento realizarão um encontro literário com o público do evento. Na oportunidade os dois autores lançarão suas obras, “A menina da chuva” e “Maria Andanças”, respectivamente.

Com visitação gratuita e diária das 9 horas às 22 horas, o objetivo da feira é reunir diferentes segmentos da cena literária e obras de escritores veteranos e estreantes, além de gerar visibilidade para livros, autores, empresas e editoras.

Sobre os autores
Bruno Paulino é membro da Academia Quixadaense de Letras. Autor dos livros “Lá nas Marinheiras e outras crônicas” (Imprece, 2012) e “A Menina da Chuva” (Premius, 2013)

Rejane Nascimento de Sousa publicou neste ano o livro infanto-juvenil  ‘Maria Andanças’ e já tem publicados outros títulos: Luís Andarilho (2011), pela Escala Educacional, Aconteceu em Agridoce e Sorriso e a Verdade (2012), pela Hedra.

Serviço
Encontro Literário na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2014
Escritores: Bruno Paulino e Rejane Nascimento
Data: 7 de dezembro
Horário: 14 às 16 horas
Local: Centro de Eventos – Avenida Washington Soares – 999 / Fortaleza-CE

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação