REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Operação “Caixa Preta”: 26 agentes públicos e o prefeito de Madalena são afastados por 180 dias

O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta terça-feira, 25, a Operação “Caixa Preta”, que afastou por 180 dias o prefeito do município de Madalena, Zarlul Kalil Filho e todos os secretários municipais, membros da Comissão de Licitação e Assessores Jurídicos, incluindo o procurador-geral do Município. Durante coletiva nesta tarde, os promotores de Justiça atuantes no caso explicaram a participação dos envolvidos em possíveis fraudes que somam quase R$ 7 milhões em licitações.

Segundo ordem judicial, o vice-prefeito, Eurivando Vieira, deverá ser empossado imediatamente em sessão extraordinária a ser designada pela Câmara Municipal. Ao todo foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, bem como decretado o bloqueio dos ativos financeiros, a indisponibilidade dos bens de todos os réus e a quebra dos sigilos bancário e fiscal. Durante o cumprimento dos mandados, cinco pessoas foram presas por porte ilegal de arma.

As ordens judiciais são fruto de pedido formulado pelo Ministério Público em uma ação cautelar de improbidade administrativa que investiga fraudes em licitações do Município de Madalena entre os anos de 2013 e 2014, cujos contratos somam a importância de R$ 6.965.199,88. As investigações estão sendo conduzidas pelos promotores de Justiça Alessandra Loreto (titular da Comarca de Madalena), Gustavo Jansen, Igor Pinheiro, André Clark, Iuri Rocha e Patrick de Oliveira, com apoio logístico do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

A comissão de promotores de Justiça designados para o caso continuará em Madalena durante toda a semana. Como há indícios da participação do prefeito, que por ser autoridade municipal tem direito a foro privilegiado, o caso deverá ser remetido e também investigado pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP). A mesma operação também foi deflagrada nos municípios de Madalena, Boa Viagem, Tauá e Fortaleza.

Portado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação - Com informações do Ministério Público do Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo