REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Com a palavra o padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,
É em cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade. (Col 2,9)

Esse versículo bíblico foi o início da leitura orante desta quarta-feira, dia 26. E, por providência do Espírito Santo, lemos esse trecho da Carta de São Paulo aos Colossenses quando estamos na última semana do ano litúrgico, que eu chamo de semana do Cristo Rei.

Se você lembrar, no último domingo, quando celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, rei do Universo, Jesus se apresenta como pastor que cuida de suas ovelhas, mas que também virá para separar os bons dos maus.

Com a chegada do final do ano começamos a refletir sobre como conduzimos a nossa vida ao longo do ano que passou. E a Igreja, como mãe e mestra, propõe uma liturgia propícia para a essa meditação. E é nesse aspecto que a leitura orante de hoje vem nos ajudar.

Há muitos que entendem Jesus como um “cara legal” outros até concordam com as ideias de Jesus Cristo, gostam, mas não tem a curiosidade em realmente conhecê-Lo. Paulo, escrevendo para a comunidade de Colossas – até poderia ser qualquer cidade do Brasil e do mundo – afirma que Jesus não é somente um cara legal ou um dos grandes personalidades da história. Ele é o Messias, o Ungido, o Salvador!

E aqui entra a reflexão, você já encontrou esse senhorio divino no humano de Jesus? Sim, você leu isso mesmo, divino no humano. Porque não podemos ficar somente com a divindade de Jesus, Ele se encarnou, despojou-se e se fez criança, tudo por amor, para nos reconciliar com Deus. E é em Cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade, em Cristo nós temos tudo de modo pleno!

Gostaria de finalizar esta mensagem com um hino paulino, que exalta Cristo como a imagem do Deus invisível (Col 1, 15-20):
Ele é a imagem do Deus invisível,
o Primogênito,
anterior a qualquer criatura;
16 porque nele foram criadas todas as coisas,
tanto as celestes como as terrestres,
as visíveis como as invisíveis:
tronos, soberanias, principados e autoridades.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele existe antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste.
18 Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja.
Ele é o Princípio, o primeiro daqueles
que ressuscitam dos mortos,
para em tudo ter a primazia.
19 Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar,
20 para, por meio dele,
reconciliar consigo todas as coisas,
tanto as terrestres como as celestes,
estabelecendo a paz
pelo seu sangue derramado na cruz.

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo