REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Saiba a diferença entre o voto nulo e o voto em branco

O dia 05 de outubro está chegando e muitos eleitores desconhecem as diferenças entre o voto nulo e o voto em branco. O blog Quixeramobim Agora irá te ajudar a esclarecer quais são as diferenças entre eles.

Voto Nulo
Voto nulo é usado para a ocorrência em que, numa eleição, o eleitor comparece ao local da votação, mas insere um número que não corresponde a nenhuma das opções de voto, ou seja, o eleitor não vota em um candidato ou partido registrado no Tribunal de Justiça Eleitoral.

Voto em Branco
O voto em branco é registrado para fins estatísticos, mas não é computado para candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do numero total de votos. O eleitor ao escolher a tecla “Branco” na urna não terá seu voto computado como voto válido.

Saiba mais
Os votos nulos e brancos são utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua maioria, para fins estatísticos. A eleição não é invalidada caso a maioria dos votos sejam nulos ou brancos, pois de acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, votos nulos decorrem de fraude, de ato ilícito ou de acidente durante o processo eleitoral.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo