REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Entrevista ao RC: Camilo Santana agradece votação em Quixeramobim e reafirma propostas de campanha

Eleito governador com 2.417.668 milhões votos, ou 53,35% dos cearenses, Camilo Santana (PT), que terá ao seu lado nos próximos quatros anos a professora e primeira mulher eleita vice-governadora do Estado, Izolda Cela (PROS), concedeu entrevista ao Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840 nesta quinta-feira, 30. Além de agradecer os eleitores, Camilo voltar a afirmar algumas de suas principais propostas.

As primeiras palavras do petista foram de agradecimento pelo desempenho alcançado nas urnas de Quixeramobim e da região: “Quero dizer da gratidão do resultado da eleição em Quixeramobim e toda a região e fiquei muito emocionado com o resultado na terra de meu pai (Eudoro Santana, que é natural de Quixeramobim) e onde foi me concedido um título de cidadão. Quero agradecer o resultado e saberei ser grato e retribuir pelos próximos quatro anos”.

Ao cumprimentar as lideranças, Camilo citou o prefeito do município Cirilo Pimenta, vereadores e vereadoras, além de militantes e os movimentos sociais que encabeçaram sua campanha na região. “Quero agradecer porque Quixeramobim, inclusive, ampliou a votação no segundo turno, e isso foi muito importante para a garantia da nossa vitória”.

Campanha propositiva
Indagado sobre o estilo adotado em campanha, o governador eleito afirmou que seu posicionamento foi e continuará sendo de diálogo. “A gente vê a população muito desacreditada com a política e eu sempre disse ao longo da minha campanha que a única forma que temos de melhorar a vida das pessoas é através da política, e a política precisa ser feita em cima de propostas, de ideias, de diálogo e foi isso que procurei fazer durante toda a minha campanha. Não agredi ninguém, não joguei baixo, fiz uma campanha limpa, que é isso que interessa ao povo do Ceará. Acho que esse é o meu estilo e é o que eu acredito”.

Mais pobres
Camilo afirmou que dedicará seu mandato principalmente aos mais carentes: “Pode ficar certo que vou dedicar a energia da minha juventude, todo o tempo dos próximos quatro anos, exclusivamente para trabalhar muito pelos cearenses, para melhorar a vida das pessoas, principalmente os mais pobres e os que mais precisam”.

Visita aos municípios
Santana lamentou não ter conseguido visitar os 184 municípios cearenses, mas lembrou que pretende estreitaras relações com todos os municípios para conhecer ainda mais a realidade de cada região: “Pretendo, como governador, voltar aos municípios e visitar os que não visitei. Acho isso importante, o gestor tem que ter essa relação próxima dos municípios, conhecer a realidade visitar, conversar com as pessoas e esse vai ser o meu estilo. Claro que a gente tem que ter a compreensão de que não vamos conseguir resolver os problemas todos do Ceará nos próximos quatros anos, mas vamos trabalhar muito”.

Reeleição de Dilma
Para o petista, a reeleição de sua correligionária, Dilma Rousseff, é importante para a garantia de grandes projetos: “Foi muito importante para o Ceará a eleição da presidente Dilma, inclusive próxima semana estaremos juntos conversando sobre o futuro do Ceará e do Brasil. E a reeleição dela será importante para que possamos ampliar o Cinturão das Águas, a garantia da Refinaria, da Transnordestina e tantos projetos”.

Assembleia
A base aliada do atual governo conseguiu a eleição de 31 deputados da coligação. Segundo Camilo, isso garantirá a aprovação de projetos importantes que pretende implantar já no início do ano: “Vou encaminhar à Assembleia algumas reformas que quero fazer na Segurança e na Saúde. Defendo a independência do poder legislativo, mas quero construir uma parceria de diálogo”.

Possibilidade de Cid assumir Ministério
Nesta semana, o nome do governador Cid Gomes foi ventilado como um dos possíveis nomes para compor a equipe ministerial da presidente Dilma Rousseff a partir do próximo ano. Sobre o assunto, Camilo afirmou desconhecer qualquer convite, mas afirmou que o gestor tem capacidade de assumir qualquer cargo:

“O governador tem dito publicamente o desejo dele, e já recebeu o convite, é passar um tempo fora, nos Estados Unidos, como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora, pelo grande governador que é, o governador Cid tem condições de ocupar qualquer cargo. Pelo que tenho conhecimento, não há nenhum convite formulado pela presidenta, o que tem é o que ele tem dito publicamente, que é assumir o cargo no Banco”, disse.

Seca
Camilo, que já está trabalhando na transição do Governo, reafirmou uma de suas principais propostas que é a conclusão do Cinturão das Águas:

“Primeiro vamos ampliar as ações de adutoras, de cisternas de placa, a construção de barragens que estão planejadas e com recursos garantidos, mas vou me dedicar muito a grande obra de infraestrutura hídrica que vai resolver o grande problema de água no Ceará, que é o Cinturão das Águas. A partir de 2015 vamos receber a água do São Francisco, que vai entrar pelo sul do Ceará. E já estamos fazendo o primeiro trecho do Cinturão que vai de Jati a Nova Olinda e um dos meus pedidos a presidente é que a gente possa começar logo o segundo trecho que vai levar água para a região dos Inhamuns, Sertão Central e Sertões de Crateús, que são exatamente as regiões mais críticas do Ceará.Isso vai ser meu empenho. É uma obra muito cara, mas já estamos nos articulando e isso será uma das pautas com a presidente Dilma para garantirmos definitivamente que o Ceará saia desse sufoco que é a falta de água”.

Diálogo com a Polícia
O governador eleito disse que pretende antecipar o fortalecimento do diálogo com alguns setores da Polícia: “Já vou iniciar o diálogo até dezembro com setores da Polícia. Eu tenho dito que quero unir a Polícia, até porque a Polícia não pode estar dividida. Polícia tem que cumprir seu papel que é garantir a segurança a população cearense. Portanto vou manter minha postura de diálogo, ouvir as reivindicações e ter o compromisso de tomar algumas ações importantes como promoções, resolver distorções salariais que existem dentro da Polícia, ações de inteligência, presença do Raio em várias cidades do interior, câmeras de monitoramento, delegacias 24 horas... Vou procurar fazer esse trabalho de forma transparente, de forma sincera”, disse.

Ampliação do RAIO
A ampliação do Batalhão Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas, o RAIO, foi uma das propostas de Camilo na área de segurança pública. O governador eleito enfatizou que não apresentou nada na campanha que não tivesse sido estudado: “Tudo isso foi estudado do ponto de vista técnico e financeiro. Essa será uma das áreas mais urgentes, onde vou procurar tomar logo algumas decisões”.

Hospitais
O entrevistado garantiu ainda a construção de dois novos Hospitais no Ceará, um em Maracanaú, para beneficiar a região Metropolitana de Fortaleza, e outro no Vale do Jaguaribe, complementando, segundo ele, “a rede de super hospitais no interior do Estado para garantir um atendimento de complexidade para a população”.

Izolda Cela
Camilo foi questionado sobre como deve engajar sua vice governadora, Izolda Cela, nas ações da educação no Estado e afirmou: “Vamos ao lado dela ampliar o PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa, vamos ampliar as escolas em tempo integral e progressivamente vamos transformar as escolas de ensino médio normais em escolas de tempo integral.  Consideramos que a educação é fundamental para pensarmos no futuro do Estado do Ceará e, principalmente, porque é uma ação que ataca a causa e o problema da violência porque você garante oportunidade para os jovens”.

A posse de Camilo Santana como Governador do Ceará está prevista para o dia 1° de janeiro, às 10 horas da manhã, na Assembleia Legislativa, mas antes que isso aconteça, provavelmente já na próxima semana, Camilo, segundo ele mesmo anunciou, deverá visitar Quixeramobim para agradecer a votação obtida no município.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo