REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

32ª Caminhada da Seca será realizada em Senador Pompeu

Foto: Diário Sertão Central
Símbolo de fé e tradição, a 32ª Caminhada da Seca será realizada no dia 09 de novembro, em Senador Pompeu, no Sertão Central. Fiéis já se preparam para homenagear as vítimas do campo de concentração de 1932. A caminhada, como em todas as suas edições anteriores, é realizada no mês de novembro, período de estiagem na região.

Neste ano, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), que organiza a Caminhada escolheu o tema “Pela Preservação das Águas do Patu, fonte de vida e construção da liberdade – Em defesa da dignidade humana”.

Foto: Diário Sertão Central
O tema foi escolhido pela população devido ao baixo nível hídrico do açude, que já preocupa os moradores locais pelo risco de desabastecimento. Outros aspectos também foram observados pela comissão organizadora do evento, como a poluição do açude Patu e a degradação ambiental nos rios Patu e Banabuiú.

A Caminhada da Seca representa um patrimônio imaterial de grande valor cultural para o município de Senador Pompeu e consegue atrair um número cada vez maior de participantes. Há pessoas que participam para pagar promessas, relatando graças e milagres alcançados graças a intercessão das “Almas da Seca”.

Curiosidades
Grande Seca
1932 foi um ano de grande seca no Nordeste. Em virtude desse fenômeno milhares de sertanejos, retirantes, seguiram de diversas regiões para Senador Pompeu em busca de trabalho e comida. Para não invadirem e saquearem as cidades, esses retirantes foram mantidos no canteiro de obras da barragem do Açude Patu em condições sub-humanas, muitos deles indo a óbito.

Início do Movimento
A romaria ao Santuário da Seca teve início em 1982, no cemitério da barragem do Patu, iniciativa do padre Albino Donatti. A ideia da Caminhada surgiu com o objetivo de reverenciar os mortos no mês de novembro, e, portanto, o segundo domingo deste mês foi escolhido pelo sacerdote para reverenciar também os mortos anônimos da seca de 1932.

Vítimas
2,5 mil é o número estimado de retirantes mortos no campo de concentração do Patu, entre homens e mulheres, crianças, adultos e idosos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Um comentário :

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo