REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estacionamento de carros de horário, calçadas, propaganda volante e “Zona 30” são debatidos em reunião do “Quixeramobim 2020”

O Plano “Quixeramobim 2020”, que tem o objetivo de tornar o município referência em urbanismo até o final da década, promoveu na noite de ontem, 17, no auditório do Liceu, mais uma reunião de debate das próximas ações que serão implementadas.

Ao lado do prefeito licenciado Cirilo Pimenta, do prefeito em exercício, Tarso Borges, secretários, comerciantes da Rua 25 de março, Castelo Branco e Teixeira de Freitas, o coordenador do plano, urbanista e arquiteto Paulo Angelim, exemplificou as quatro próximas ações a serem implantadas.
A primeira diz respeito à continuidade da retirada das mercadorias das calçadas situadas na Rua Teixeira de Freitas, 25 de Março e seu entorno. Durante o restante desta semana a equipe do plano deve visitar os comerciantes desses locais para agendar a retirada. A proposta é que ocorra na próxima segunda-feira, 22, mas a data deve ser discutida com os comerciantes. A primeira etapa desta ação ocorreu no último dia 08, quando os comerciantes das ruas Monsenhor Salviano Pinto, Abílio Silva, Bougeval Leão e adjacência cumpriram a meta e retiraram as mercadorias das calçadas. “Muitos comerciantes chegaram a relatar para mim que depois que retiraram as mercadorias das calçadas o movimento aumentou, porque era tanta coisa na frente do estabelecimento que as pessoas desviavam e acabavam nem dando atenção ao comércio”, disse Paulo.

Outro ponto discutido na reunião foi o volume das propagandas volantes. Ficou acertado com a coordenação do plano que os proprietários de som volante terão que ter alvará e, com isso receberão um adesivo, sinalizando para os clientes que são devidamente legalizados e, conforme se comprometeram, manter o volume do som baixo. O volume máximo permitido será de 80 decibéis. As polícias Civil e Militar se encarregarão de fiscalizar o cumprimento das medidas e combater a poluição sonora.
A terceira ação discutida foi o estacionamento dos “carros de horário” na Rua Teixeira de Freitas: “Iremos retirar o estacionamento dos carros da rua porque não há necessidade de ficarem lá. Eles podem passar para fazer a carga e descarga e liberar a frente dos comércios”, disse Paulo. A iniciativa visa desobstruir e dar maior fluidez ao trecho onde há uma grande concentração destes veículos, o que acaba complicando o trânsito.

Esta iniciativa começou a ser discutida na manhã de hoje, 18, quando os prefeitos licenciado e em exercício, o coordenador do Plano, Paulo Angelim e o diretor da Autarquia Municipal de Transito, Cel. Francisco Tarcísio iniciaram as conversas com proprietários dos coletivos para estabelecer locais adequados para o estacionamento dos veículos.Também serão estabelecidos horários para que outros veículos, como os de carga possam estacionar para carga e descarga nas vias.
Como forma de melhorar a qualidade do trânsito e gerar conforto principalmente aos pedestres que transitam pelas principais ruas do Centro, será criada a “Zona 30”. Segundo a coordenação do plano, trata-se do estabelecimento de velocidade máxima de 30 Km a ser cumprida pelos condutores de veículos no trecho compreendido entre o Patronato e o entroncamento das ruas Teixeira de Freitas, 25 de Março e Rua da Cruz, tanto no sentido da Monsenhor Salviano Pinto como pela Cônego Aureliano Mota. “Isso é para conseguirmos pacificar o trânsito, deixarmos a cidade mais segura para os pedestres, para os ciclistas, porque são exatamente os mais vulneráveis. Inclusive, isso não vai poder ocorrer de imediato, mas faremos uso de fotosensores para a fiscalização eletrônica do cumprimento desta medida”, destacou Paulo Angelim.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo