REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

117 anos da morte de Antônio Conselheiro

Foto: Reprodução / Internet
Vítima de ferimentos causados pela explosão de uma granada, Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro de 1897. Canudos virou cinzas, mas também se tornou, por seu sonho e resistência, símbolo de luta e esperança de outro Brasil.

A indignação das pessoas diante do poder político e de alguns setores da igreja deu início à Guerra dos Canudos, que teve seu início em 1896 e é considerada a maior guerra campesina do século XIX.

As três primeiras expedições militares foram derrotadas pelos sertanejos. A quarta expedição da polícia e do exército, formada por milhares de homens, potentes canhões e liderada por Artur Oscar, conseguiu, no dia 5 de outubro de 1897, tomar a cidade de Canudos.

Filho do comerciante Vicente Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Jesus, o quixeramobiense Antônio Vicente Mendes Maciel, mais tarde ganharia o nome Antonio Conselheiro, devido a sua liderança social nata.

Desde sua juventude Antônio sentiu e percebeu as injustiças praticadas contra o povo pobre do sertão (composto por ex-escravos, indígenas e mestiços), e cresceu nele o desejo de libertar esta parcela da população das péssimas condições em que vivia.

Informações biográficas de Antônio Conselheiro:
Data do Nascimento: 13/03/1830
Data da Morte: 22/09/1897
Nasceu há 184 anos
Morreu aos 67 anos
Morte há 117 anos

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo