REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

“Mesmo que não chovesse nada em 2015, nós teríamos condições de abastecer Quixeramobim com segurança até abril”, afirma diretor da COGERH

Nesta terça-feira, 20, no programa Repórter Ceará, da rádio Campo Maior, foi entrevistado o assistente da diretoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Roberto Bruno Moreira Rebouças.

Cerca de 149 reservatórios no Estado do Ceará são monitorados pela COGERH. “Realmente nós vivemos em um movimento de baixa, mas temos que lembrar que não é só o Nordeste. O Brasil como um todo está sofrendo com essa crise de chuva”, salientou.

Construção da adutora Pedras Brancas - Quixeramobim
Com uma capacidade de 434 bilhões de m³, o reservatório Pedras Brancas atualmente tem o aporte de 100.400.000 milhões/m³, aproximadamente 23% de sua capacidade total.

O assistente de direção afirmou que a Cogerh monitora os principais reservatórios do Estado de modo participativo: “A comunidade, através de seus representantes, opina também na operação desses reservatórios”, disse.

Conforme dados da Cogerh, a região da bacia do município de Banabuiú possui cerca de 15,52% da capacidade de armazenamento. Em relação aos açudes Fogareiro e Quixeramobim, Roberto Bruno informou que a Barragem do município recebe a água liberada pelo Açude Fogareiro e que, de acordo com as simulações feitas pelo órgão, Quixeramobim tem aporte hídrico até abril do ano que vem: “Mesmo que não chovesse nada no ano que vem, nós teríamos condições de abastecer a cidade com segurança até abril”, afirmou.

Na última reunião de alocação houve uma redução de 25% na liberação de água para a agricultura desses dois reservatórios. O Governo incitou a Cogerh a fazer um projeto que garantisse a segurança hídrica da região.

Desperdício de água na irrigação
Acerca do desperdício de água nas irrigações, o assistente da COGERH ressaltou: “Nós temos equipes diariamente em campo, verificando a ocorrência de usos irregulares, então quando é identificada alguma irregularidade, logo são tomadas as medidas cabíveis. Todos os reservatórios têm uma reunião de alocação onde é definido um volume de água que vai ser liberado para cada reservatório.

O volume de água contempla todos os reservatórios que estão instalados nessa bacia. Cada caso é um caso particular, mas hoje têm locais onde é permitida a irrigação, outros não, todos eles obedecendo um cenário nas reuniões de alocação”.

Bruno afirmou ainda que a água, conforme a legislação,tem que garantir usos múltiplos. “Primeiramente o abastecimento humano, depois indústrias e demais setores do agronegócio. É muito importante que a população use a água de forma racional. A palavra chave é uso racional”, concluiu.

Postada por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo