REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Governo cria Coordenadoria de Segurança Pública do Nordeste

Pressionado pelos índices de violência no Nordeste, o Governo Federal acaba de criar uma Coordenadoria Integrada de Segurança Pública (Cisp) para a Região, uma espécie de fórum deliberativo e executivo que promete tornar mais eficaz o combate de crimes como roubo a bancos, tráfico de drogas e de armas de fogo, uso ilegal de explosivos e outros delitos cometidos por grupos criminosos com atuação interestadual.

A medida, publicada no contexto da campanha eleitoral, surge em meio a números preocupantes do Mapa da Violência de 2014. Entre os anos de 2002 e 2012, a taxa de homicídios no Maranhão, Rio Grande do Norte e na Bahia, por exemplo, mais que triplicaram.

No Ceará, o atual titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional do Estado, Fernando Menezes, está à frente do Cisp. Em entrevista ao O POVO, ele explicou que o novo órgão – do qual participará também o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal – é uma “evolução” de um projeto já existente, o “Operação Divisa Segura”.

A diferença, segundo ele, é que o Cisp reúne todos os nove estados do Nordeste – e não apenas cinco, como antes – e incorpora novos poderes. “São ações que envolvem os setores de inteligência de todos os estados, que vão trocar informações privilegiadas sobre suspeitos, sobre localização de explosivos, possibilidades de roubo a banco programado. Com esses dados, o setor operacional vai se reunir e planejar uma operação técnica, utilizando todo um aparato tecnológico”, explicou. (Fonte: O POVO)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo