REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cuidado, eles voltaram

Com o título "Cuidado, eles voltaram", eis mais um artigo de nosso colunista João Eudes Costa (Jornalista, Escritor e Cronista):

"Novamente estão de volta ao sertão os candidatos que lutam pela permanência no poder, ou que pretendem, igualmente, usufruir das mordomias e dos privilégios que o êxito nas eleições lhes assegura.

Há muito o sertanejo não era tão festejado. Voltaram os abraços festivos e os cumprimentos efusivos. Os que andavam léguas para fugirem das estradas sem asfalto, hoje percorrem maiores distâncias, a fim de penetrarem nas carroçáveis e veredas, onde o próprio carro, comprado exclusivamente para os serviços da eleição, faz a estrada.

Os que se portavam indiferentes aos problemas sociais rurais, agora demonstram preocupação e mostram-se constrangidos diante da miséria do sertanejo. Tamanha a capacidade de representar, que chegam às lágrimas, pondo em evidência os pendores pelas artes dramáticas.

Aquela arrogância ridícula, ignorando os que aflitos sofriam a seu redor, foi transformada, como por encanto, numa simpatia envolvente, beijando crianças pobres, ajudando deficientes, segurando velhos pelo braço, numa dedicação que, de tão incomum, causa surpresa e admiração.

São os políticos que voltaram ao sertão, em busca do passaporte para o exercício do poder. Depois, novamente se distanciarão do meio rural, indiferentes aos problemas e anseios dos rurícolas.

Essa gente tinha o direito de expulsá-los quando voltassem repetindo as mesmas mentiras, com a intenção de voltar a nos trair. O sertão, todavia, é puro, leal e não alimenta ódio, nem cultiva a vingança. A tradicional hospitalidade abre a porta dos casebres humildes e tudo é posto à disposição do visitante, por mais impudente que seja.

Por mais mágoa que o sertanejo sinta, por mais ingratidão que tenha sofrido e decepção experimentada, o sertão abraça os que o apunhalam, aperta a mão que nele bateu, e põe no santuário sagrado de seu coração os que o traíram e o fizeram sofrer.

Sendo o sertão assim puro, sincero, ingênuo e fraterno, por que vocês, homens da política e profissionais do poder, não correspondem com uma postura à altura dos sentimentos desta gente? Por que vocês, depois de eleitos, não continuam com esta estreita convivência com o trabalhador rural, procurando resolver, de fato, os seus problemas, aqueles mesmos que vocês se inteiraram nas campanhas eleitorais passadas?

Não abusem da confiança, humildade e hospitalidade deste povo. Um dia o sertão deixará de confiar, resolve desconhecê-los, tratando-os da mesma maneira como por vocês é tratado. Somente então irão pagar o preço da mentira, do fingimento e da traição.

O importante é que tudo isso pode acontecer na eleição que se aproxima. Podem vocês pensar que estão, mais uma vez enganando, e as urnas demonstrarem que desta vez foram vocês que se enganaram.

Lembrem-se de que vocês compraram a nossa confiança com notas falsas de suas promessas. Conquistaram a nossa simpatia, abraçando-nos e nos traindo. Agora, que descobrimos quem são, vamos devolver as notas falsas, pondo-as nas urnas das coisas imprestáveis, porque, em todas elas, estão estampados os retratos dos traidores e mentirosos".

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo