REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A poética do cancioneiro popular no espetáculo Fela da Gaita

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 31 de agosto, o espetáculo "Fela da Gaita", do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas. Uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste, a montagem agrega dança, teatro e música numa mesma intenção: enaltecer a genialidade dos artistas do Nordeste brasileiro. Além do espetáculo, a companhia vai ministrar uma oficina.

A obra leva ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias que são comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nos repentes, situações estas criadas pelo poeta cantador, o aboiador e outros. “A proposta é fazer uma releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular, com o universo urbano e globalizado da atualidade. Nosso intuito é produzir uma nova experiência estética para o nosso público”, explica a diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

João Vicente, diretor artístico do espetáculo, explica que o processo de montagem de "Fela da Gaita" englobou pesquisas sobre a commedia dell'arte, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes). “Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explana Vicente.

No dia 30 de agosto, das 9h às 12h, a companhia ministra a oficina 'A fisicalidade como interseção entre o teatro e a dança'. Destinada a artistas e interessados nas artes cênicas, a oficina tem como objetivo proporcionar a vivência e a experiência dos métodos de preparação do elenco da Lamira Artes Cênicas, transitando por jogos teatrais, exercícios de construção de personagens, preparação do corpo cênico (estado de jogo), a musicalidade, o ritmo e a coordenação motora aliada a sequências de movimentos. São 25 vagas. A inscrição é gratuita e deverá ser feita via e-mail até o dia 29 de agosto para: apoio@lamira.com.br.

Serviço:
Espetáculo
Fela da Gaita - De 28 a 31 de agosto de 2014 na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). Horário: Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h. Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Duração do espetáculo: 45 minutos. Classificação indicativa: Livre. Vendas a partir do dia 27 de agosto, das 10h às 20h. Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. Informações: (85) 3453-2770.

Oficina
"A fisicalidade como interseção entre o teatro e a dança" -  Dia 30 de agosto (sábado), das 9h às 12h. Público alvo: artistas das artes cênicas, com idade a partir de 14 anos. Vagas: 25 alunos. Inscrição: gratuita, através do e-mail apoio@lamira.com.br, até o dia 29 de agosto. Informações: (85) 3453-2770.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo