REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Repórter Ceará inicia nova série de entrevistas com lideranças


Rômulo Coelho destacou os inúmeros projetos do Governo do Estado em Quixeramobim e sua pretensão quanto às eleições de 2012.

O Programa Repórter Ceará que vai ar a partir do meio dia pela Rádio Campo Maior AM 840 de segunda a sexta-feira, iniciou mais uma série de entrevistas com lideranças políticas do Estado. Nesta quarta-feira, 29, o Programa abriu a sequência com o médico e ex-deputado estadual Rômulo Coelho.

Um dos assuntos iniciais foi o Hospital Regional do Sertão Central. Rômulo Coelho recordou a primeira campanha eleitoral do governador em Quixeramobim e a promessa de construção da unidade, “No seu inicio praticamente poucas pessoas tinham conhecimento dele(Cid Gomes) e apenas sabiam que tinha sido prefeito de Sobral. Recordarmos muito bem quando Cid afirmou que quando fosse eleito iria construir quatro grandes hospitais. E nós acreditamos desde daquele momento que os compromissos assumidos por ele seriam cumpridos”, disse se referindo a futura construção do Hospital Regional em Quixeramobim.

Alguns ouvintes participaram no ar, como foi o caso do líder comunitário Alcélio Coutinho, que discutiu a carência de mais projetos voltados para a zona rural dos municípios. Rômulo Coelho ressaltou a construção da estrada Quixeramobim / Madalena, a proposta de construção de uma estrada ligando Quixeramobim a Boa Viagem, que irá ligar os Distritos de Fogareiro, São Miguel e Manituba, assim como a licitação já em andamento, da estrada que irá ligar Quixeramobim a Senador Pompeu, passando pelo Distrito de Encantado. Na área da agricultura citou a entrega de tratores a algumas associações comunitárias do município, dentre outros projetos.

O entrevistado destacou ainda o projeto que segundo ele já chegou às mãos do governador para que logo após a construção do HRSC, o governo possa construir um aeroporto no município.

Se referindo as eleições de 2012, Dr. Rômulo Coelho lembrou que acima de tudo o partido do qual faz parte, PSB, exerce uma forte importância na política estadual. O médico indiretamente ressaltou sua história política no município e quando interrogado sobre a possibilidade de se lançar novamente candidato a prefeito, Rômulo disse que seu nome estará à disposição da população, assim como há uma vontade e pretensão do grupo político já formado.

Postado por: Jornalismo - SMC

Sertão Central: Quixadá recebe show do 6° Férias no Ceará


Realizado pelo Governo do Estado, começa nesta quinta-feira, 30, a sexta edição do festival Férias no Ceará. No total serão 28 atrações nacionais e 19 regionais, percorrendo 32 municípios de todas as regiões do Estado. Todos os shows são gratuitos.

No Sertão Central, dois municípios foram contemplados com os shows do Férias no Ceará. Na próxima terça-feira, 5, Canindé receberá o show do cantor e compositor Gilberto Gil, na praça Dr. Aramis, já no dia, 24, Quixadá receberá o show pop de Seu Jorge, na Praça José de Barros.

Os 32 municípios que rirão receber o Férias no Ceará são: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crato, Aracati, Barbalha, Tianguá, Morada Nova, Crateús, General Sampaio, Groaíras, Graça, Mauriti, Campo Sales, Russas, Tauá, Maranguape, Cascavel, Camocim, Quixadá, Caucaia, Croatá, Poranga, Pacajus, Brejo Santo, Monsenhor Tabosa, Iguatu, Tamboril, Ubajara, Ipu e Pacatuba.

Além de Gilberto Gil e Seu Jorge estão agendadas apresentações de Vanessa da Mata, Roberta Sá, Cidade Negra, Jorge Benjor, Zélia Ducan, Lulu Santos e Artur Moreira Lima. Os shows de abertura ficarão por conta de 19 bandas cearenses: Geração Ypsilone, Monomotor, Zero 85 , Electrocactus, Soul Pop , Verona , Groovytown , Estrela da Serra , Outdoor , Locomotiva , Inbeats , Dona Zefa, Arsenic , Zona Azul, Código de Barras, The Dillas, O Verbo, Reite, e Vitalize.

Confira a programação completa no site do Governo do Estado: www.ceara.gov.br

Informações:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Casa civil
E-mail: (comunicacao@casacivil.ce.gov.br )
Telefone: (85) 3466.4898

Postado por: Jornalismo - SMC

quarta-feira, 29 de junho de 2011

MP pede a prisão do prefeito de Ibaretama


A Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP) do Ministério Público Estadual denunciou, perante as Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o prefeito do municipio de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes, e mais 20 pessoas.

Segundo a denúncia, todos estariam envolvidos em um grande esquema de corrupção e fraudes em licitações município. Foi requerida a decretação da prisão preventiva e o afastamento do prefeito e dos denunciados.

Pedido de prisão


Raimundo Rodrigues Filho,Francisco Júnior de Queiroz da Silva, Armando Gomes de Oliveira(tesoureiro), Roberto Roque Pires (engenheiro fiscal), respectivamente secretários de governo e engenheiros municipais; e somente a prisão preventiva dos empresários: Amália Lopes de Sousa, Almir Pereira de Sousa, Almir Pereira de Sousa Júnior e José Adécio Bezerra. (Fonte: Jangadeiro Online)

Quixeramobim: Jovens fazem marcha de combate ao trabalho infantil


Na manhã de ontem, 28, aconteceu a marcha de combate ao trabalho infantil pelas ruas do município de Quixeramobim, no Sertão Central. O objetivo da marcha é envolver os órgãos que prestam serviço em defesa das crianças e adolescentes do município, além de alertar a sociedade a esse grave problema de saúde pública que vem causando impactos sociais, educacionais na saúde de nossas crianças.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou na segunda-feira, 27, no Memorial Antonio Conselheiro, o primeiro concurso teatral de Erradicação ao Trabalho Infantil. Foram doze apresentações de escolas das zonas rural e urbana, resultado do trabalho desenvolvido sobre a conscientização e sensibilização em combate ao trabalho infantil com o tema “deixar de estudar é um dos riscos”.

As escolas vencedoras do concurso foram: Aluisio Barros Leal, do Distrito de Encantado (1º Lugar), e Coronel Virgilio Távora, da Comunidade de Algodões, (2º lugar). O evento contou com a participação de alunos, professores, pais, coordenadores, além de integrantes das secretarias de saúde, ação social, educação, cultura e comunidade em geral.

Postado por: Jornalismo - SMC

Senador Pompeu: Polícia prende ex-secretário

Policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BpTur) capturaram, na noite de ontem, um dos 31 foragidos da Justiça cearense acusados de envolvimento na fraude em processos licitatórios na Prefeitura de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza). O ex-secretário de Comunicação daquele Município, radialista José Felismino de Sousa Neto, foi detido quando jantava em um restaurante na Avenida Abolição, no Mucuripe, em companhia de três amigos.

Sousa Neto, como é conhecido o radialista, teve prisão preventiva decretada há quase duas semanas pelo desembargador Darival Beserra Primo. Ele era um dos assessores diretos do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), que está foragido.

A prisão foi efetuada pelos soldados Abidiano e William, da patrulha RT-3031. "Recebemos a informação do local onde ele estava, fizemos a abordagem e não houve reação. Logo, ele se identificou e demos voz de prisão", explicou o soldado Abidiano, que comandava a patrulha do BpTur. Do restaurante, o ex-secretário foi encaminhado ao plantão do 2º DP (Aldeota) e apresentado à delegada plantonista, Cândida Brum.

Por volta das 23 horas, o acusado foi conduzido à sede provisória da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na Avenida Heráclito Graça, Centro, e submetido à exame de corpo de delito. Em seguida, por determinação do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, transferido para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Centro, onde permanecerá à disposição do Tribunal de Justiça do Estado.

Foragido

Sousa Neto é o primeiro preso dos 31 acusados de fraudar os cofres públicos através de um esquema criminoso instalado na Prefeitura de Senador Pompeu, conforme as investigações do Ministério Público Estadual. O ´rombo´ nos cofres públicos pode chegar a R$ 6 milhões.

O prefeito afastado permanece desaparecido. Na última segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus para o ex-gestor. Por conta disso, a ordem de prisão foi mantida e a Polícia faz diligências para localizá-lo.

A fraude na Prefeitura de Senador Pompeu envolve, ainda, pelo menos duas empresas do ramo de engenharia. Além do prefeito, seu vice, vários secretários municipais e assessores, também são procurados membros da Comissão de Licitação e três engenheiros. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Madalena: Açude Umari já ultrapassa 12.000.000m³


Inaugurado recentemente pelo Governo do Estado, o açude Umari em Madalena, Sertão Central, após as recentes chuvas do mês de junho já acumula 12.400.000m³ d'água, segundo informações repassadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

A expectativa da população está voltada para o início das obras da adutora, já licitada pelo Governo do Estado, que irá abastecer além da sede do município de Madalena os distritos de Macaóca e Lagoa do Mato, em Itatira.

Colaboração: Chico Almir

Postado por: Jornalismo - SMC

Educação: E.E.F. Cel. Virgílio Távora realiza seminário sobre Antonio Conselheiro

Na última sexta-feira, 24, a Escola de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora do Município de Quixeramobim no Sertão central realizou a culminância do Projeto Resgate Cultural. Com o tema “O que ficou no imaginário popular de Quixeramobim...”, o Seminário objetivou destacar a historiografia do filho mais ilustre de Quixeramobim e, também, resgatar sua importância na história do Brasil.

Idealizado pelas professoras historiadoras, Maria do Socorro Ferreira e Claudiana de Souza Silva, o seminário conta com a colaboração do professor e coordenador pedagógico, Josemir Frutuoso Severo, e do professor historiador e coordenador do LEI Laboratório Educativo de Informática, Maurício Pedrosa.

Os alunos estão envolvidos nas atividades que conta uma programação bem diversificada. São apresentados em sala os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa realizada pelos alunos com a monitoração dos professores. Vídeos, músicas, imagens, cordéis, exposições pinturas e artesanatos dentre outras ações foram desenvolvidas. Durante as apresentações são promovidas rodas de conversa para troca de informações e conhecimentos entre os participantes e visitantes.

Na primeira parte do Seminário a Escola recebeu um grupo de alunos do Curso de Geografia Agrária da Universidade Federal do Ceará – UFC, acompanhado do professor Amaro de Alencar.

Devido ao sucesso da programação, o Seminário teve continuidade nesta segunda e na terça-feira, 28, com a participação de profissionais e alunos do Estabelecimento e pessoas convidadas, ligadas a órgãos educacionais, instituições governamentais e ONG’s.

Postado por: Jornalismo - SMC

Homem é morto carbonizado dentro de cabine de caminhão em Quixeramobim


No início da tarde desta segunda-feira, 27, o município de Quixeramobim no Sertão Central, registrou mais um homicídio.

O crime aconteceu a 7 km da sede do município, próximo a comunidade de Pedreiras. A vítima foi o caminhoneiro Raimundo Barroso Neto, 40 anos. Segundo informações da polícia, a vítima estava com quatro ajudantes carregando o caminhão em um terreno usado para retirada de areia, quando quatro homens armados com dois revolveres, uma pistola e outra arma tipo escopeta, chegaram ao local. Segundo a polícia, eles estariam de tocaia no matagal.

Os quatro homens foram rendidos e amarrados próximo ao caminhão. Raimundo Barroso Neto, por sua vez também foi amarrado e colocado dentro da cabine do caminhão. Em seguida, os bandidos atearam fogo no veículo e fugiram pela mata. Algum tempo depois, os ajudantes conseguiram se soltar e pedir socorro, mas o corpo da vítima já estava totalmente carbonizado.

A onda de assassinados aumenta no município. O plantão policial do último final de semana registrou dois homicídios. No último domingo, 26, um agricultor foi assassinado por volta de 15h, pelo próprio pai na localidade de Riacho Verde I, Distrito de Manituba, a 56 Km da sede do município. José Sérgio Marques da Silva, 42 anos, foi acertado por golpes de foice pelo pai, José Marque da Silva, 67 anos. A arma utilizada na execução da vítima foi encontrada por policiais e entregue ao Comando de Policiamento do Interior (CPI) de Quixeramobim para dar prosseguimento às investigações. Segundo informações apuradas pela reportagem do Sistema Maior de Comunicação, o acusado sofre de problemas psicológicos (depressão).

Outro homicídio também no domingo, 26, aconteceu na Rua Dom Hélio Campos, no bairro Monteiro de Morais. Dois indivíduos em uma bicicleta dispararam contra Antonio Ezequiel da Silva, 23 anos. Segundo informações, o mesmo foi alvejado com quatro perfurações, sendo uma na cabeça, uma no braço direito, uma na lombar direita e uma nas proximidades do ombro direito.

Até o momento, os autores do homicídio não foram identificados. As buscas continuam sendo realizadas no sentido de capturá-los.

Somente neste mês de junho o município de Quixeramobim registrou 7 homicídios. O primeiro ocorreu no dia, 6, na localidade de São Miguel. A vítima foi Francisco Lucindo de Oliveira; no dia 10, um crime ocorreu no distrito de Manituba, vitimando Francisco Alissandro Bento da Silva; Dia 15, no distrito de Damião Carneiro, foi assassinado Francisco Eleomar Silva Neves; Dia 17, na sede do município, a vítima foi o ex-policial Alex Araújo Farias. A vítima mais recente foi o caminhoneiro Raimundo Barroso Neto, que morreu carbonizado nesta segunda-feira, 27.

Postado por: Jornalismo - SMC / Foto: Fernando Ivo - Blog O Sertão é Notícia

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Iguatu receberá Banco de Alimentos

Esta cidade, que é polo da região Centro-Sul, é referência no Estado, na implantação de políticas públicas direcionadas para a segurança alimentar. Até o fim deste ano, o Município vai implantar um Banco de Alimentos, que tem por objetivo reunir em um só espaço produtos adquiridos diretamente da agricultura familiar para serem distribuídos em programas de assistência social, na merenda escolar e na Cozinha Comunitária. A unidade será financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Leandro Lopes, a unidade será um verdadeiro complexo de segurança alimentar que vai dispor de vários setores para o recebimento dos gêneros oriundos do campo da produção da agricultura familiar e também de doações de particulares e de empresas privadas. Haverá seleção, classificação e seção de armazenamento, com câmara fria.

O projeto prevê logística moderna de distribuição dos gêneros para as escolas da rede municipal, programas sociais de combate à fome e para a Cozinha Comunitária. A unidade contará com a inspeção de técnicos da área de alimentação e nutrição. "O Município investe mais de dois milhões de reais em compra de produtos da agricultura familiar e, por isso, necessita de uma estrutura adequada para recebimento, armazenamento e distribuição", observou Lopes. "Esse quadro foi que nos incentivou a participar desse projeto".

Funcionamento

O Banco de Alimentos deverá funcionar até o fim deste ano. No início do próximo mês, Lopes participará, em Fortaleza, de uma reunião com técnicos do MDS para definir detalhes do projeto da unidade. Até o fim de julho, a Prefeitura deverá dar entrada na documentação na Caixa Econômica Federal. Serão investidos R$ 450 mil na construção do banco e na aquisição de equipamentos. O prédio será edificado ao lado da Cozinha Comunitária, no bairro Areias.

A vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), Regina Praciano, ressaltou os avanços verificados neste Município em ações de segurança alimentar. "Há programas em andamento que beneficiam os pequenos agricultores que vendem os seus produtos e atendem as famílias em situação vulnerável, que recebem os alimentos", frisou Regina Praciano.

De acordo com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar são atendidos 800 produtores rurais da agricultura familiar que por meio de associações comunitárias fazem a venda direta para a merenda escolar e para programas de assistência social. As duas principais fontes de renda são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição Alimentar (PAA), operacionalizado pelo MDS por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Atualmente, estão em funcionamento 67 unidades de Bancos de Alimentos apoiadas pelo MDS. Juntas distribuem, anualmente, cerca de 40 mil toneladas de alimentos em 66 Municípios brasileiros. "Os agricultores vivem a expectativa de implantação dessa unidade que vai oferecer ainda mais a produção familiar", disse o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Iguatu, Evanilson Saraiva. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Apreensões dobram no Ceará e, em 2011, já bateram novo recorde

Cerca de duas toneladas de drogas já foram apreendidas no Ceará somente nos seis primeiros meses deste ano, a quantidade é 120 por cento maior que a apreendida em 2010. Somente a Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), órgão competente para o combate ao tráfico doméstico de drogas, foi a responsável por quase a metade das apreensões.

A maior delas ocorreu há duas semanas, quando os inspetores daquela Especializada, sob o comando do delegado Pedro Viana, encontraram cerca de 600 quilos de maconha paraguaia no baú de um caminhão que procedia de São Paulo.

O veículo de carga acabou sendo interceptado pela Polícia no Município de Penaforte, na divisa com Pernambuco (a 544Km de Fortaleza), numa operação que teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), órgão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo o delegado Pedro Viana, 105 pessoas foram presas em flagrante neste ano pelos inspetores da Denarc, sendo 82 homens e 23 mulheres. Todas estavam vendendo drogas e acabaram autuadas em flagrante pelo crime de tráfico.

Além de 780 quilos de maconha, a Especializada apreendeu ainda, 15 quilos de crack e 27 quilos de cocaína, contra 34 quilos de maconha, cinco de crack e sete de cocaína em igual período de 2010.

Aumento

O número de ocorrências, envolvendo o tráfico de cocaína, teve um aumento elevado, da ordem de 120 por cento em todo o Ceará, saltando de 302 casos no ano passado, para 667 em 2011. Nas ocorrências com maconha, esta elevação chegou a 88,6 por cento (de 641 casos em 2010 para 1.209 neste ano). No caso do crack, a elevação atingiu o pico de 78,18 por cento (651 casos em 2010 e 1.161 em 2011). Na maioria das prisões ficou demonstrado que os traficantes estão, cada vez mais, utilizando crianças e adolescentes para atuarem como ´aviões´ ou ´mulas´ do crime.

As autoridades também têm constatado a presença, cada vez maior, de mulheres no tráfico. "São fatores diversos, mas, principalmente porque são companheiras de traficantes presos ou mortos", explica o delegado da Denarc. "Mas, em muitos casos, chegamos aos pontos de venda de drogas que realmente eram chefiados por mulheres, sem que estas tivessem vínculo com traficantes homens", diz Viana.

A prova da presença maciça das mulheres no tráfico fica claro quando as autoridades constatam que, a maioria das internas do Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa está ali por ter sido presa em flagrante negociando entorpecentes. A pena para o crime de tráfico de drogas, conforme prevê o artigo 33 da lei de número 11.343/06, pode variar de cinco a 15 anos de reclusão. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

sábado, 25 de junho de 2011

Especialização: Universidade das Américas abre inscrições para cursos em Quixeramobim


A Universidade das Américas (UNIAMERICAS), em parceria com o colégio Nossa Senhora do Rosário, abre inscrições para cursos de especialização em Quixeramobim.

Segundo o Coordenador Pedagógico, Raimundo Ítalo Câmara Pimentel, os cursos se apresentam como uma nova opção de estruturação no desenvolvimento de competências que conduzam à formação de um cidadão consciente do mundo à sua volta: um sujeito capaz de gerir sua vida profissional e, ao mesmo tempo, consciente de seu papel de cidadão na sociedade.

“Entende-se competência como a capacidade pessoal de articular saberes inerentes a situações concretas de trabalho. Os conteúdos são apresentados de forma significativa e atualizada, vistos como recursos e não como finalidade da educação, assimilados pelos alunos de forma crítica e dinâmica, e mobilizados para a solução de problemas”, ressaltou o coordenador.

A instituição ofertará aos estudantes as seguintes áreas de estudo:

Cursos de Especialização em Saúde:
Gestão Hospitalar
Auditoria em Saúde
Saúde Mental
Urgência e UTI
Fisioterapia Cardiorrespiratória

Cursos de Especialização em Direito:
Direito Processual

Cursos de Especialização me Gestão e Tecnologia:
Gestão da Segurança em Alimentos
Agronegócios e Gestão Ambiental

Os cursos acontecerão em um final de semana por mês, com aulas presenciais, ministradas por professores Mestres e Doutores, no Colégio Nossa Senhora do Rosário. A mensalidade varia entre R$ 188,00 e R$ 250,00, dependendo do curso escolhido.

Maiores Informações:
Coordenação Pedagógica
Professor Raimundo Ítalo Câmara Pimentel
Telefones: (88) 9917-0317 / 9203-7103

Postado por: Jornalismo - SMC

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quixadá inaugurará Banco Comunitário

A terra dos monólitos será uma das 10 cidades do Estado a participar do projeto de Expansão dos Bancos Comunitários do Ceará, desenvolvido pelo Instituto Palmas em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com recursos do Fundo de Combate a Pobreza – FECOP.

A unidade funcionará ao lado da Associação dos Artesãos, no Terminal Rodoviário de Quixadá. A solenidade de inauguração está prevista para acontecer no dia 28 de junho às 17 horas.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Quixadá, Rosa Buriti, é uma iniciativa de âmbito solidário: “Que a gente possa fortalecer, acompanhar e garantir o acesso às políticas públicas e a iniciativa no fortalecimento ao crédito solidário”, disse.

Segundo a Prefeitura de Quixadá, o Banco movimentará a moeda “Monólitos”. O empreendimento solidário possibilitará crédito para a produção e o consumo local, sistema de moeda social circulante local, pagamentos e recebimentos, microsseguro e outros serviços financeiros que contribuem para reorganizar as economias locais, gerando oportunidade de trabalho, renda e desenvolvimento, sobretudo para as pessoas em maiores dificuldades econômicas e sociais.

No Ceará as cidades beneficiadas são: Chorozinho, Cascavel, Pacatuba, Caucaia, Acaraú, Mauriti, Itaitinga, Itatira, Acarape e Quixadá.

Mais Informações:
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
Telefone: (85) 3101.4557
E-mail: stds@stds.ce.gov.br

Instituto Palmas
Telefone: (82) 3686.1907
E-mail: institutopalmas@institutopalmas.org.br

Secretaria do Desenvolvimento Social de Quixadá
Telefone: (88) 3414.4665

Postado por: Jornalismo - SMC

Inédito: Quadrilha Junina no rádio

Apesar de serem comemoradas em todo o Brasil, as Festas Juninas sempre ganham mais destaque na região Nordeste. O mês de junho é o período que reacende as comemorações aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Famosos pelo ritmo e pela dança, os grupos de Quadrilhas são sempre uma atração nos festejos. Ver esses grupos no “terreiro” de casa, na praça, no meio da rua é comum, mas ouvir pelo rádio é inusitado.
O Programa Sérgio Machado Com O Povo, transmitido pela Rádio Campo Maior AM 840, desta sexta-feira, 24, dia de São João, preparou uma programação especial em alusão a data. Foram levadas ao ar, simpatias, músicas tradicionais, relação de comidas típicas e o mais surpreendente, uma espécie de quadrilha improvisada no estúdio da emissora. Funcionários adentraram ao ambiente e envoltos pelo ritmo da música acabaram levando ao vivo um conjunto de passos que animaram as ondas da “Maior”.

Postado por: Jornalismo - SMC

Senador Pompeu amanhece com novo prefeito

Na noite de ontem, no plenário da Câmara de Vereadores do município de Senador Pompeu, em sessão extraordinária, o então presidente da Casa, Luiz Ibervan Fernandes Ramos, tomou posse, provisória, do cargo de Prefeito do município. O 1º secretário, o vereador Francisco Teixeira Pinheiro, assumiu a presidência da Câmara.

O público assistiu a posse de Ibervan Ramos, que ocupa o cargo devido o afastamento do prefeito Antonio Teixeira, decisão tomada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Darival Beserra.

Em virtude de o vice-presidente da Câmara de Senador Pompeu, o vereador Tárcido Francisco de Lima Baia, que seria o substituto legal do presidente da Casa Legislativa, estar sendo acusado de participar do esquema de corrupção daquele município, o cargo foi assumido pelo 1º secretário, Francisco Pinheiro.

Francisco Pinheiro e Luiz Ibervan Fernandes prestaram juramento perante o publico e autoridades, no qual prometeram combater a corrupção.

Enquanto isso, Antonio Teixeira e os outros envolvidos, incluindo o vice-prefeito continuam foragidos. Até o momento somente um dos suspeitos foi preso.

Postado por: Jornalismo - SMC

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Repercussão: Programa Repórter Ceará destaca escândalo em Senador Pompeu


O Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840, apresentou em edição especial nesta quarta-feira, 22, um debate sobre a atual situação do município de Senador Pompeu, em virtude do escândalo envolvendo 31 pessoas, que se dividem em gestores e empresários, incluindo o prefeito Antônio Teixeira (PT), acusado de crimes de desvio de dinheiro público, fraudes em licitações, ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha. Os bens dos acusados já estavam bloqueados pela Justiça desde o início do mês de junho.

O programa contou com a participação dos vereadores Francisco de Oliveira Souza, conhecido por Chico do Jeová (PT), Alexandre Bezerra Alencar (PSB), além do suplente de vereador Denis Sousa (PSB).

Conhecido pela forte oposição que exerce ao colega correligionário de partido, Antônio Teixeira, Chico do Jeová afirmou que Senador Pompeu está sem direção desde segunda-feira, 20.

“O município está cego, sem gestor. Os motoristas dos alunos não estão mais atendendo, assim como os médicos do PSF”, afirmou o vereador.

Segundo o parlamentar, a Câmara Municipal aguarda um documento do Tribunal de Justiça oficializando o afastamento do prefeito, resultando, assim, na posse temporária do cargo pelo presidente da Câmara, o vereador Luiz Ibervan Fernandes Ramos.

Para os entrevistados, o sentimento da oposição, apesar das divergências, é de tristeza. Os vereadores afirmaram que inúmeras vezes foram feitas alertas quanto à honestidade e a vida pregressa dos donos das empresas que a Prefeitura contratava para execução das obras. Chico do Jeová afirmou que o vice-prefeito, conhecido por Luizinho do Inharé, era o operador da “quadrilha” que se instalou no município, estando à frente de grande parte das articulações de licitações fraudulentas envolvendo o Poder Público.

As obras inacabadas no município ganharam destaque nos assuntos debatidos. Conforme Chico do Jeová, a mais recente e uma das maiores licitações já realizadas em Senador Pompeu, foi para as obras de saneamento básico, na qual seriam investidos quase 4 milhões de reais; ficando a mesma apenas na primeira etapa, na qual foram colocadas algumas máquinas retro escavadeiras e caçambas para retirar o material do local, ficando a obra abandonada.

Já o vereador Alexandre Alencar, afirmou que ao tomar conhecimento da ida de fiscais da Controladoria Geral da União (CGU) ao município para fiscalizar a obra do aterro sanitário, a Prefeitura solicitou de imediato a plantação de algumas mudas, que é uma exigência do projeto, o que para o vereador foi somente uma forma de maquiar o que não existe, pois segundo ele, o que era para ser um aterro mais parece um lixão.

O suplente de vereador Denis Sousa, que é residente no Bairro Caracara, relatou a situação das obras, citando a verba de mais de 300 mil reais, que serviria para a reforma do Parque de Vaquejada, local utilizado pela população para realização de grandes eventos, mas que nada foi feito, apenas derrubados os banheiros. Citou ainda, um projeto de mudas avaliada em 20 mil reais, onde “colocaram o material e o mesmo foi roubado do Parque”.

Outra obra não realizada, segundo Denis, foi a de uma Avenida que liga o Bairro Caracara ao Estádio de Futebol, assim como os trabalhos de construção de uma Praça no Bairro Alto São José, em que os trabalhos só duraram apenas uma semana e o local encontra-se abandonado.

O Tribunal de Justiça do Ceará divulgou na tarde desta terça-feira, 21, os nomes de todos os acusados de corrupção no município. Veja a seguir a lista das 31 pessoas:

1 - Antônio Teixeira de Oliveira (prefeito – além de suspeito de participar dos crimes contra o erário municipal, também figura como beneficiário dos desvios de recursos públicos)
2 - Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota (dona da Daruma Construções e Empreendimentos)
3 - Anisiane Dantas de Oliveira (forte vínculo e subordinação)
4 - Antônia Erenita Teixeira de Oliveira (irmã do prefeito)
5 - Aila Maria Jorge Holanda (membro da Comissão de Licitação)
6 - Antônio Marcos Holanda Néri (membro da Comissão de Licitação)
7 - Antônio Clodoaldo Batista da Cruz (engenheiro)
8 - Claudiana Barbosa de Almeida (forte vínculo e subordinação)
9 - Eduardo Teixeira Soares Lima (engenheiro)
10 - Elmo Roberto Belchior Aguiar (engenheiro)
11 - Francisco Adriano Costa Sousa (secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte)
12 - Francisco Morais e Silva Filho (engenheiro da Daruma e tio de Francisco Monte Morais)
13 - Francisco Monte Morais (proprietário da Pratika Incorporações)
14 - Luana Silva Braga (forte vínculo e subordinação)
15 - Luzia Lucélia Saraiva Ribeiro
16 - Lígia Gardênia Magalhães de Brito (secretária de Finanças)
17 - Luís Flávio Mendes de Carvalho (vice-prefeito)
18 - Miguel Alves de Almeida (ora secretário de Obras e Urbanismo, ora secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente)
19 - Maria Lindalva de Oliveira Aguiar (secretária de Ação Social)
20 - Paulo Antônio Nogueira Júnior (membro da Comissão de Licitação)
21 - Robério Barbosa Lima (assessor jurídico da Prefeitura)
22 - Raimundo Nonato Cordeiro Moreira (engenheiro)
23 - Raimundo Morais Filho (dono da Falcon Construtora – articulador e idealizador do sistema de empresas familiares, chefe do "ESQUEMA FAMÍLIA MORAIS")
24 - Rodrigo Coelho Mota (sócio da Falcon Construtora)
25 - Rodrigo Barbosa Menezes (forte vínculo e subordinação)
26 -Tarcísio de Souza Cavalcante (secretário de Obras)
27 - Tárcido Francisco de Lima Baia (então secretário de Obras e Urbanismo. Atual vice-presidente da Câmara)
28 - José Roberto Leandro dos Santos (forte vínculo e subordinação)
29 - José Felismino Sousa Neto (radialista – recebe dinheiro público por meio de contratos com o município. A função dele é fazer apologia ao prefeito e aos secretários)
30 - José Dalvanir Bezerra de Almeida (tesoureiro)
31 - José Cristiano Vitoriano Costa (membro da Comissão de Licitação)

Até o fechamento desta matéria, havia sido preso somente um dos 31 suspeitos de compor a quadrilha que fraudava licitações em Senador Pompeu e em mais 50 municípios do Ceará. Rodrigo Barbosa Menezes, que é funcionário de uma das empreiteiras envolvidas no esquema, foi capturado no município de Madalena. Os 30 suspeitos continuam foragidos. Segundo informações extraoficiais, a Polícia Federal tem como pista, para tentar localizar o prefeito afastado do Município, uma casa de praia fora do Estado do Ceará.

O departamento de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação tentou por consecutivas vezes contato com o Prefeito do município, mas seu celular encontra-se desligado ou fora da área de cobertura da operadora celular.

Postado por: Jornalismo - SMC

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quixeramobim: Cristãos celebram Corpus Christi


Nesta quinta-feira, 23, a Igreja Católica comemora o dia do “Corpo de Cristo”, em latim, Corpus Christi. A festa tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A data acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim realizará uma programação religiosa especial para festejar a data. Às 17h haverá celebração da missa solene na Paróquia de São Francisco, no bairro da Maravilha e, em seguida, uma procissão luminosa sairá da Matriz de São Francisco com destino a Igreja Matriz de Santo Antonio, com bênçãos do Santíssimo Sacramento. Os organizadores orientam os fiéis a levarem velas para a caminhada.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

Postado por: Jornalismo - SMC

Secretaria de Assistência Social de Madalena realizou mobilização contra violência ao idoso


A prefeitura municipal de Madalena, através da Secretaria de Assistência Social, coordenado pela secretária Stela Pinho, realizou nesta quarta-feira, 22, de 8h30min às 11h, na Casa Cardeal Guarino, uma mobilização de conscientização sobre a não violência ao idoso.

A abertura foi feita pelo prefeito Wilson de Pinho e contou ainda com a participação do Promotor de Justiça da Comarca daquele município, Dr. Rafael de Paula Pessoa Morais, que palestrou com o seguinte tema "Atuação do Ministério Público frente à violência e maus tratos à pessoa idosa". Além da palestra houve também apresentações culturais.

A abertura da movimentação ocorreu com a realização de uma caminhada que saiu do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), seguindo até a Casa Cardeal Guarino. No final das atividades foi servido um lanche aos presentes.

Colaboração e Foto: Chico Almir

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim recebe oficina regional sobre Plano Plurianual Participativo


De acordo com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, o Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas. O objetivo maior é aprofundar a democracia participativa, constituindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade. Nesse sentido, a SEPLAG, em parceria com a Vice-Governadoria e Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, coordena a realização dos encontros regionais, com apoio de outras setoriais, nos quais serão travados diálogos com representações da sociedade, do poder local e do setor produtivo dos 184 municípios cearenses organizados em espaços microrregionais.

Para o governador do Estado, Cid Gomes, é importante a reunião de diferentes setores na discussão de idéias: “tão importante quanto somar inteligências que apontem caminhos, a idéia é reunir pessoas em torno de interesses comuns, que possam convergir para um mesmo objetivo: promover a paz social no Estado por meio do crescimento com equidade e equilíbrio regional, tendo em vista a melhoria de vida de toda a população”, afirmou o Governador.

Por ser uma instituição estadual responsável pela manutenção da qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos e pela participação da sociedade na gestão das políticas públicas, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) torna-se membro integrante das Oficinas do PPA Participativo e Regionalizado.

As oficinas que serão promovidas pelo Governo do Estado para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (2012 – 2015) prosseguem, e nesta quarta-feira, dia 22, Quixeramobim sediará o evento, com a presença de representantes deste e dos municípios de Quixadá, Ibaretama, Ibicuitinga,Choro, Madalena, Boa Viagem e Banabuiú. O evento está programado para iniciar as às 8 horas, na Sede da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Jose Alves da Silveira.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa da Seplag
Assessor: Luiz Pedro
Email: luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101.4508

Postado por: Jornalismo - SMC

terça-feira, 21 de junho de 2011

Justiça decreta prisão preventiva de Prefeito de Senador Pompeu


O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará decretou na manhã de hoje, 21, a prisão preventiva do prefeito do município de Senador Pompeu, Antonio Teixeira, do vice-prefeito, Luís Flávio Mendes, e de mais 17 pessoas, entre auxiliares, assessores e secretários municipais acusados de integrarem um esquema de corrupção.

O pedido foi feito pelo desembargador Darival Bezerra Primo, que solicitou ainda o afastamento de Antonio Teixeira do cargo de prefeito municipal de Senador Pompeu.

Os acusados estão envolvidos num escândalo que envolve crimes como desvio de dinheiro público, fraudes em licitações, ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha. Os bens dos acusados já estavam bloqueados pela Justiça desde o início do mês de junho.

Dentre os envolvidos consta uma irmã do prefeito, Eremita Teixeira, e até o vice-presidente da Câmara Municipal, Tarcido de Lima Baia.

Segundo populares, o prefeito e alguns envolvidos não são vistos na cidade há dias. O clima no município é de curiosidade sobre o paradeiro de Teixeira e dos outros envolvidos e na sede da prefeitura municipal pode ser vista uma agitação dos servidores, mas ninguém se manifesta sobre o assunto. A sessão de hoje à noite na Câmara Municipal é aguardada com ansiedade. Os trabalhos deverão ser iniciados às 19 horas.

O departamento de Jornalismo do Sistema Maior de Comunicação tentou contato com o prefeito Antonio Teixeira através de seu celular por diversas vezes, mas até o momento o mesmo encontra-se desligado.

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim: Assassino de policial é preso


A Polícia prendeu nesta segunda, 20, numa operação em Quixeramobim, quatro homens, um deles, acusado de matar o ex- policial Alex Araújo.

Uma operação policial realizada nesta segunda-feira culminou com a prisão de quatro traficantes e apreensão de armas, drogas, três motocicletas e dinheiro em espécie. Os indivíduos e todo o material foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim, assim como três menores encontrados na “boca de fumo”, localizada no Bairro do Depósito.

Segundo o Major Santos, em entrevista à equipe de reportagem do Sistema Maior de Comunicação, na operação a Polícia conseguiu ainda prender em flagrante Davi da Silva, 23 anos, natural de Fortaleza, que confessou ter executado na tarde da última sexta-feira, 10, o ex-policial Militar Alex Araújo.

O assassino estaria na cidade há cerca de quinze dias com o objetivo de cometer o crime, que teria sido encomendado. Até o momento não se sabe quem foi o mandante e outros possíveis envolvidos, mas a polícia trabalha no sentido de obter mais informações e esclarecer, assim, o homicídio.

Por ocasião da entrevista, o Major agradeceu a colaboração da população que contribuiu com a Polícia para a prisão dos elementos. As investigações seguem sob o comando da Delegada Nila Farias e do Delegado Regional Marcos Sandro de Lira.

Postado por: Jornalismo - SMC

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DNIT instala fotossensor em Madalena


Em decorrência dos constantes registros de acidentes fatais, veículos em alta velocidade e o aumento do tráfico na BR 020, no trecho que corta o município de Madalena, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), instalou no último dia 16 o fotossensor próximo ao triângulo que dá acesso ao município de Quixeramobim, ainda na BR.

O problema já havia sido discutido dentro do Programa Panorama Geral, da Rádio Campo Maior AM 840, apresentado pelo comunicador Chico Almir, onde foi exposta a situação do trânsito cobrando, assim, do DNIT, providências imediatas. Algumas sugestões foram apresentadas à Câmara Municipal de Madalena, como a formação de uma comissão de vereadores, no intuito de levar o problema até o DNIT. A comissão foi formada mais tarde pelos parlamentares Vavá, Cileide e Eurinaldo.

Segundo Chico Almir, mesmo considerando que a instalação do equipamento já é um grande avanço, a cobrança irá continuar por parte da população, tendo em vista a implantação de mais equipamentos desta natureza em outros trechos da área urbana de Madalena e também do Distrito de São José da Macaóca.

Saiba Mais

Os fotossensores são equipamentos que funcionam muitas vezes 24 horas por dia, ligados a câmeras fotográficas que disparam quando alguém ultrapassa a velocidade permitida, avança o sinal vermelho ou para sobre a faixa de pedestre na mudança do sinal luminoso. As imagens da placa do veículo são encaminhadas a uma central, onde são realizados os procedimentos de penalidade ao condutor.

Postado por: Jornalismo - SMC / Foto: Chico Almir

Quixeramobim: Pólo UAB completa 4 anos


Instalado em 20 de junho de 2007, o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Dr. Andrade Furtado, completa nesta segunda-feira, seu 4º aniversário. A instituição que iniciou suas atividades com os cursos de Matemática e Hotelaria com quadro de apenas 100 alunos, atualmente conta com 2.020.

O Pólo comemora seu aniversário e uma série de conquistas obtidas ao longo do tempo, como a extensão em informática básica e avançada até os cursos de pós-graduações. Em 12 de setembro deste ano, será realizada a primeira colação de grau dos primeiros cursos.

As comemorações foram transferidas para o mês de agosto em função do falecimento do pai de uma das funcionárias do Pólo. De acordo como o coordenador, Marcos Machado, o tradicional bolo de 4 metros irá marcar a celebração do aniversário da UAB.

Postado por: Jornalismo - SMC

Escola Cel. Virgílio Távora desenvolve projeto sobre Conselheiro


A Escola de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora desenvolve durante o mês de junho diversas atividades enfocando a importância de Antonio Conselheiro. O objetivo principal do trabalho é destacar a historiografia do filho mais ilustre de Quixeramobim e, também, resgatar sua importância na história do Brasil.

O movimento irá promover um espaço educativo e cultural para a apresentação de pesquisas, entrevistas, literatura de cordel, vídeos, documentários e seminários com historiadores convidados. O encerramento do projeto acontecerá no dia 24 de junho, no Laboratório Educativo de Informática (LEI), da escola, onde os alunos apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa.

Serviço:
Escola de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora
Rua Fausto Costa, 180 – Coronel José Airton Câmara - Quixeramobim – CE
Telefone: (88) 3441-4902

Postado por: Jornalismo - SMC

Festivais de cinema e teatro com inscrições abertas


O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada estão com inscrições abertas até dia 30 de junho

Curta Canoa - Realizadores brasileiros de produções em curta-metragem podem se inscrever até 30 de junho para a Mostra Competitiva do VII CURTA CANOA - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 12 a 17 de setembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. As inscrições estão abertas para filmes e vídeos de documentário, ficção, animação ou experimental, com duração máxima de 20 minutos, concluídos nos anos de 2009 a 2011. As inscrições são gratuitas. Para inscrever-se o interessado deve preencher e enviar a ficha de inscrição que está disponível na página do festival na Internet: www.jalimaproducoes.com.br.

Festival Nordestino de Teatro - Guaramiranga se prepara para sediar a 18ª edição do FNT de Guaramiranga. As inscrições para a Mostra Nordeste estão abertas até 30 de junho e os interessados devem preencher e enviar a ficha disponível no site www.agua.art.br. Podem participar grupos e companhias de todos os estados do Nordeste. Este ano, a Mostra selecionará apenas espetáculos que possam ser realizados em espaços alternativos ou de rua, em virtude das obras de restauro do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, previstas para o período de realização do XVIII Festival Nordestino de Teatro. O FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com promoção do Governo do Estado do Ceará, patrocínio e apoio da Oi, Oi Futuro, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Theatro José de Alencar e Fecomércio/Sesc-Ce.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa: DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
85-3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Postado por: Jornalismo - SMC

Madalena recebe melhorias na segurança pública


Na última sexta-feira, 17, em solenidade realizada na praça da igreja do distrito de São José da Macaóca, em Madalena, foram apresentados oficialmente aos moradores os novos policiais que irão compor o destacamento policial daquele município, perfazendo um total de 15 homens. Além do novo corpo de policiais, o município recebeu mais uma viatura e duas motocicletas. Na oportunidade foi inaugurada a sede do subdestacamento de São José da Macaóca, que irá atender também os distritos de União e Cacimba Nova.

Várias autoridades civis e militares estiveram presentes, dentre elas o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, primeira dama, Zélia Pinho, o secretário adjunto da Casa Militar, Coronel Zarlul Kalil Filho, representando o Governo do Estado, o subcomandante do 4º BPM, Major Assis, o comandante do pelotão de Boa Viagem, Major Humberto, vereadores, secretários municipais e assessores.

Após a apresentação dos policiais e das viaturas, houve o descerramento da placa de inauguração da sede do subdestacamento da PM, que fica localizada na Avenida José Raimundo dos Santos Filho, próximo ao trecho da BR 020, que corta a sede do distrito de São José da Macaóca.

Postado por: Jornalismo - SMC / Foto: Chico Almir

Cantor é preso após confusão em show no interior do Ceará


Na madrugada do último sábado (18), o cantor Vicente Nery, da banda Cheiro de Menina, foi preso e conduzido à delegacia para prestar depoimento e assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O fato ocorreu durante uma apresentação da banda em uma praça da cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará.

Segundo a polícia, o cantor estava desequilibrado e se desentendeu com um bêbado que estava próximo ao palco fazendo gestos obscenos para ele. Vicente Nery começou a revidar as provocações e falou vários palavrões a todo o público da festa.

Depois que a polícia retirou o bêbado do local, o cantor continuou emocionalmente desequilibrado, pulou do palco e correu em volta da estrutura. Policiais fizeram um cordão de isolamento em torno do artista, que começou a se desentender também com a PM, com xingamentos.

A polícia precisou usar spray de pimenta para conter o público. O cantor acabou recebendo voz de prisão e foi levado à delegacia. Depois do depoimento ele foi liberado, mas vai responder por desacato e resistência à prisão.

Não é a primeira vez que o cantor se envolve em confusão. Ele já foi preso por atraso de pensão alimentícia, em Fortaleza. A prefeitura de Nova Olinda deve cancelar o contrato e pedir a devolução do dinheiro paga à banda. (Fonte: Jangadeiro Online)

Em Canindé caminhada defende não às drogas


A Prefeitura deste Município, por meio de suas secretárias, e em parceria com entidades de empresários, universitários e comunidades, realiza hoje, a partir das 8h, a primeira campanha de conscientização e prevenção de combate às drogas. Trata-se da Caminhada pela Vida. Segundo os organizadores, o movimento sai da Igreja de Nossa Senhora das Dores, percorre as ruas Gervásio Martins, Joaquim Magalhães até a Praça Dr. Aramis, onde acontecerá o lançamento oficial do projeto do Centro de Atenção Psicosocial (Caps AD), que irá cuidar de pessoas dependentes.

"A campanha é uma reflexão ao avanço de produtos químicos viciantes na sociedade e que mobiliza toda a população num movimento pela paz"´, ressalta a secretária de Saúde de Canindé, Clara Medeiros. Para ela, é um engajamento social que tem a meta de recuperar dependentes químicos. "O projeto tem apoio do prefeito Cláudio Pessoa, que já nos doou uma casa para montar o nosso Caps".

A unidade começa a funcionar a partir de 10 de julho, no Jardim de São Francisco, Av. São Francisco, entrada da cidade. A assistente social Terezinha de Jesus Mendes, do Nasf, diz que a caminhada irá mostrar a importância da presença dos pais na luta contra as drogas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

sábado, 18 de junho de 2011

Irmão Everardo é empossado na Câmara Municipal de Quixeramobim


Diante de uma divergência quanto à interpretação da Lei Eleitoral, com a cassação do mandato de Cláudio Nogueira, ocorrida em dezembro passado, foi empossado novamente na manhã desta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de Quixeramobim, o primeiro suplente da coligação ”Quixeramobim que eu amo” composta por PDT, PTB e PP, Pastor Everardo (PTB).

O agora vereador Irmão Everardo já havia assumido o cargo durante três meses no início do ano, mas teve sua posse revogada por uma ação judicial da juíza de direito da 2ª Vara da Comarca de Quixeramobim, Dra. Flávia Maria Aires Freire Allemão.

Em entrevista à Rádio Campo Maior o vereador ressaltou a felicidade de estar de volta à Casa Legislativa: “hoje estou aqui retornando para a alegria de muitas pessoas, que torceram para que eu voltasse a ocupar este lugar, que era de direito e de fato do partido e da coligação.” Ele ainda destacou que quer primeiramente aproximar-se do povo: “quero tornar-me próximo do povo, visitar as comunidades, ouvir as reivindicações, para que possamos estabelecer projetos que visem a melhoria de vida dos cidadãos quixeramobinenses.”

Postado por: Jornalismo - SMC

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sociedade Ana Almeida Machado realizará feira beneficente

A Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado (SOBAM), vem ao longo dos anos desenvolvendo uma série de trabalhos sociais no município de Quixeramobim. Na sede da instituição, rua Julião Barroso, no centro de Quixeramobim, são desenvolvidos os cursos de teclado, informática, violão, libras, artesanato.

Com o corte de alguns recursos destinados a sociedade, a instituição tem enfrentado uma série de dificuldades, segundo informou a diretora financeira e de eventos, Cecília Machado. “É necessário pagar o aluguel do imóvel, zeladora e professores, o que levou a diretoria a buscar ajuda para a manutenção das atividades”, disse.

Visando arrecadar recursos, os responsáveis pela entidade realizarão no próximo dia 03 de setembro, no mercadinho da agricultura familiar, na rua Teixeira de Freitas, a “Feira da Pechincha”, onde serão vendidos produtos usados, como roupas, calçados, móveis e outros utensílios. Uma equipe foi formada para receber as doações e deixá-las em perfeito estado de reutilização.

A Instituição disponibilizou os seguintes locais, além da sua própria sede, para a entrega das doações: Sistema Maior de Comunicação e Casa Fernandes Tecidos. O dinheiro arrecadado será investido integralmente nos projetos da SOBAM.

Informações:
Ana Cecília Machado de Almeida
Diretora Financeira e de Eventos da SOBAM
Telefones: (88) 8835-6333 / (85) 8827-6333

Postado por: Jornalismo - SMC


Prefeitura gasta quase 150 mil, mas obra não é realizada


Segundo informações do site do Sistema Monólitos Comunicação, o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, estaria envolvido em outro desvio de recursos públicos durante sua administração.

A denúncia é de que a prefeitura municipal de Quixadá teria realizado uma licitação para implantação de Unidades Demonstrativas de criação de tilápias em gaiolas nos açudes de Boa Vista, Vitoria Lagoa do Mato, Jerusalém, Califórnia, Guanabara, Maria Preta e Floresta, na zona rural do município. A licitação, ocorrida em 15 de novembro de 2006, teria sido realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, que tinha como titular o vereador Capitão.

A empresa vencedora do processo licitatório ofereceu o valor de R$ 151.200,00 (cento e cinquenta e um mil e duzentos reais) e, segundo o portal da transparência, do Tribunal de Contas dos Municípios (http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/), no dia 18 de maio de 2009 (primeiro ano de administração de Rômulo Carneiro, sucessor de Ilário) a prefeitura pagou a empresa vencedora da licitação a quantia de R$ 120.200,00 (cento e vinte mil e duzentos reais), utilizando um cheque de número 8500282, do Banco do Brasil, agência 0241-0, localizada no município.

O problema é que até esta quinta-feira, 16, nenhuma unidade de criação de tilápias foi instalada nos açudes mencionados. Os vereadores Cí, Pedro Baquit e César Augusto conferiram in loco a situação no Assentamento Boa Vista, onde está situado o açude Vitória, um dos locais onde seriam implantadas as gaiolas, o que nunca chegou a acontecer. Segundo o assentado Jorge Cabral, em entrevista a equipe de reportagem, a comunidade continua esperando o benefício.

Os vereadores informaram que irão encaminhar ao Ministério Público denúncia de desvio de recurso público por parte dos gestores, da época e atual, Ilário marques e Rômulo Carneiro, respectivamente. (Fonte: Sistema Monólitos de Comunicação).


Vigilância Sanitária incinera produtos irregulares para consumo


O Departamento de Vigilância a Saúde, através do Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental de Quixeramobim, incinerou na manhã desta sexta-feira, 17, às 10hs, no aterro Sanitário do município, situado na Rodovia - CE 166 (estrada que liga Quixeramobim a Madalena), produtos apreendidos no comércio local, no período do mês de abril até o dia 15 desse mês. Serão incinerados cerca de 1.135 kg de produtos vencidos.

Mais Informações
Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental de Quixeramobim
Rua: Dom Quintino, 127 – Centro
Fone: (88) 3441.1219
E-mail: visaquixbim@bol.com.br

Postado por: Jornalismo - SMC

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quixeramobim: Audiência Pública discutirá o combate ao trabalho infantil

Na próxima sexta-feira, 17, a Câmara Municipal de Quixeramobim em parceria com a Secretaria de Ação Social e a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizará no auditório do Memorial Antonio Conselheiro, a partir das 8h30min, a IV Audiência Pública de combate ao trabalho infantil.

A Audiência abordará o tema: “Trabalho infantil – deixar de estudar é um dos riscos”. O presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Roberto Mota Almeida, já enviou convites a população através das emissoras de rádios locais.

Situação Atual

Segundo dados divulgados recentemente por entidades que cuidam da problemática no país, há mais de 4,2 milhões de crianças no Brasil vivendo sob regime de trabalho infantil, sendo deste total, 293 mil no Ceará.

Em entrevista concedida ao Jornal Diário do Nordeste, o procurador do Trabalho e coordenador estadual do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Antônio de Oliveira Lima, afirmou que há uma falta de dados técnicos que facilite o estudo do problema nas cidades cearenses, "Nós estamos pedindo que os municípios façam esse diagnóstico. Sem essas informações, é mais difícil saber onde devemos atuar mais", disse.

Postado por: Jornalismo - SMC

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quixeramobim/Madalena: MP questiona obra de estrada estadual

O trecho de 53,8Km da CE -166, ligando Quixeramobim a Madalena, deverá estar concluído em janeiro de 2012. Os serviços de terraplanagem estão praticamente concluídos, mas estão surgindo problemas ambientais pelo caminho. O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelo titular da 2ª Promotoria deste Município, promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto, ajuizou ação civil pública relativa a dano ambiental e reparação de danos contra a empresa FBS Construção Civil e Pavimentação Ltda., empreiteira responsável pela obra.

Segundo o representante do Ministério Público, a FBS retirou minério, piçarra, sem licenciamento ambiental e sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lavrou auto de infração, aplicando multa de R$ 10 mil, pelo crime ao meio ambiente. Ele pediu o embargo da obra e a interdição da atividade da empresa. "A 2ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim também está entrando com ação criminal", acrescentou Hugo Porto Neto. O promotor pretende requerer da construtora indenização pelos danos materiais e morais, obrigando-a a recompor a área degradada, em virtude da extração de mineral considerada irregular.

Ele requereu do órgão ambiental a elaboração de um laudo técnico circunstanciado sobre o prejuízo ambiental, declinando-se a metodologia adequada para a recomposição da área degradada. Caso não cumpra, a empreiteira poderá receber multa diária a ser fixada no patamar mínimo de R$ 1 mil. A penalidade será revertida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos. De acordo com o MP, as medidas legais são amparadas no parágrafo 2º, artigo 225, da Constituição Federal. "Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei". Na ação, o promotor pede que seja expedido ofício ao Poder Público Estadual, requisitando cópia do contrato para a execução da obra de pavimentação da via.

O representante da FBS, engenheiro Juliano Fiorelini, afirma não ter recebido nenhum comunicado do Ministério Público. Segundo ele, todas as medidas legais foram adotadas junto aos órgãos ambientais. Várias licenças de extração foram recebidas da Semace. Ele nega qualquer irregularidade. O cronograma da obra, iniciada em agosto de 2010, tem prazo previsto de 18 meses. "Recebemos uma multa aplicada pelo Ibama, mas estamos recorrendo. Agimos de forma legal", acrescentou.

Sem licença

Em janeiro, o governador Cid Gomes encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a dispensa de licenciamento ambiental. O projeto pede, de forma direta, a dispensa desse licenciamento para sistemas de abastecimento de água, aterros sanitários, restauração de vias, construção de estradas, projetos de pesca e aquicultura, entre outros. Também estabelece que, se por decreto o empreendimento for considerado estratégico, estará livre do licenciamento, sem prejuízo das normas legais que serão consideradas pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.

A Semace não concordou com o projeto de lei referido, fez parecer contrário mostrando as consequências legais da proposta. A Assessoria de Comunicação da Semace confirmou a autoria do texto. Oposicionistas políticos e ambientalistas também consideraram um absurdo.

Se aprovado, também esvaziaria a Semace, órgão técnico tendo nos seus quadros fiscais contratados por concurso público e o Conselho Estadual do Meio Ambiente, representado por membros do Governo e da sociedade organizada. O projeto recebeu o apelido de "AI-5 ambiental", associando-o ao ato que institucionalizou a ditadura militar no Brasil. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Empresa prevê avião "transparente" em 2050

A fabricante de aviões Airbus apresentou nesta terça-feira (14) em Londres uma animação de como imagina que serão as aeronaves do futuro.

A empresa prevê para o ano 2050 aviões com fuselagem transparente, em que o passageiro verá claramente as mudanças no céu ao longo do voo.

A ideia é que as futuras aeronaves sejam mais sustentáveis, feitas de material reciclável, com menos ruídos e menor gasto de combustível. Talvez seja possível até aproveitar o calor liberado pelo corpo humano para a iluminação interna do avião.

Executivos da empresa dizem que os voos do futuro tentarão criar uma experiência sensorial e personalizada para os passageiros - os assentos, por exemplo, poderão ser modificados pelos usuários.

Não está claro, porém, como será a alimentação a bordo no futuro, nem o quanto essas evoluções tecnológicas onerarão os bolsos dos passageiros. (Fonte: G1)

Mãe tenta asfixiar filha por considerá-la um robô

Policiais militares prenderam na noite de segunda-feira, 13, uma mulher que tentou asfixiar a próprio filha dizendo que ela era um "robô". A tentativa de homicídio aconteceu no bairro de Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. A mulher, que aparentava distúrbio psíquico, foi autuada em flagrante por homicídio qualificado.

Segundo a avó da criança, ela teria deixado a neta sentada no colchão, perto do sofá, onde a filha também estava sentada. Após uma ausência de cinco minutos, a avó retornou e encontrou a menina desacordada. A filha também já não estava mais no local.

Policiais em uma viatura foram abordados pela avó de 64 anos, que segurava a criança desfalecida no colo e pedia socorro. Os policiais levaram a avó e a neta, de um ano de idade, ao Hospital Santa Marcelina, onde os médicos reanimaram a vítima, que continua em observação.

Os policiais voltaram ao local do crime e encontraram a mãe da criança, de 27 anos, caminhando, aparentemente sem rumo. A suspeita falou que tinha obstruído a respiração da menina porque ela era "um robô e precisava ser morta". (Fonte: O Povo Online)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Guimarães realiza reunião e discute projetos em Quixeramobim


O vice líder da presidente Dilma na Câmara Federal, o deputado José Nobre Guimarães(PT), esteve no último sábado,11, em Quixeramobim, onde realizou uma reunião com a base aliada. Em pauta, projetos que beneficiam a população local e os rumos do grupo político do qual o deputado faz parte.

Em entrevista a Rádio Campo Maior AM 840, o deputado destacou sua atuação no Governo Dilma e sua cooperação para que Quixeramobim pudesse ser incluído no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) I e II. O parlamentar voltou a afirmar seu compromisso com o povo quixeramobiense. Segundo ele, os trabalhos continuam firmes: “Nestes dois governos, Lula e Dilma, juntamente com Cid, estivemos trabalhando em sintonia fina. Desde passagens molhadas a estradas que estão sendo feitas, os investimentos na área da educação, como a recente inauguração da Escola profissionalizante, as obras de saneamento básico que tem a participação da prefeitura municipal”.

Na ocasião, Guimarães falou do momento de importantes conquistas para o município, como a implantação do Hospital Regional do Sertão Central, e anunciou uma articulação com vistas à implantação de uma unidade avançada da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixeramobim, um desejo há muito acalentado pela população.

Segundo o deputado, deverá ser realizada no mês de julho, uma reunião política para discutir a conjuntura política no município, reunião esta que deverá contar com a participação de diversas lideranças políticas locais.

Postado por: Jornalismo - SMC

Cid inaugura Açude Umari, em Madalena


Na manhã deste domingo, 12, o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, inaugurou o Açude Umari, no Município de Madalena, Sertão Central cearense. Participaram da solenidade de inauguração, além do Governador, o vice-governador do Estado, Domingos Filho, o Prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, o Secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, o Deputado Federal Domingos Neto, os Deputados Estaduais Camilo Santana e Téo Menezes, o Superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma, o Presidente da COGERH, Francisco José Coelho, o Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios.

Durante o evento, Cid Gomes recebeu o título de cidadão Madalenense, outorgado pelo poder legislativo municipal, além de duas placas com monções de agradecimento, sendo uma do Sindicato Rural e outra da Federação das Associações Comunitárias do Município. O vice-governador, Domingos Filho, também foi agraciado com o título de cidadão Madalenense.

Para o Governador, a construção do Umari era uma obrigação do governo e também uma forma de retribuir o carinho e o respeito que recebe da população de Madalena. “Hoje nós inauguramos uma etapa e anunciamos para começar imediatamente duas adutoras, sendo uma para atender Madalena, e a outra para atender os distritos de Macaoca e Lagoa do Mato, em Itatira. Sinceramente, depois de receber tantas homenagens, queria dizer que eu não mereço homenagem nenhuma, isso é a minha obrigação, e se tem alguém aqui devendo a alguém, tenham certeza de que esse alguém sou eu, devendo a vocês. E tudo que eu fizer ainda será muito pouco diante das deferências” disse.

O prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, classificou a construção do Umari como “a obra do século” para a população madalenense. “Nesse dia histórico para Madalena quero agradecer ao governador, pois esta é a obra mais importante. Hoje temos a certeza de que o Açude Umari é a obra do século, pois até então, não tínhamos água”, afirmou o gestor.

Após o encerramento da solenidade de inauguração, foi servido um banquete regado ao som do forró para um público estimado em 5 mil pessoas. As comemorações se estenderam por quase todo o domingo.

Com um investimento de 28,2 milhões, o reservatório tem a capacidade para armazenar 35 milhões de m³, dos quais já armazena cerca de 10 milhões de m³, o Umari é o 19º reservatório a integrar a bacia hidrográfica do Banabuiú, gerida pela a COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos). Distante cerca de 6 km da sede do município, o açude abastecerá a cidade através do sistema e adutora, beneficiando ainda as sedes dos distritos de São José da Macaóca e Lagoa do Mato, no município de Itatira.

Postado por: Jornalismo - SMC

Encerradas as festividades de Santo Antonio

Os festejos alusivos a Santo Antonio, no município de Quixeramobim, chegaram ao fim na noite de ontem, dia 13. A cidade esteve em clima de festa por 13 dias. Milhares de devotos caminharam pelas principais ruas da cidade em uma grande procissão, ápice da festa religiosa, que marcou em definitivo o fim das comemorações. Na Igreja Matriz, os fieis receberam a benção do Bispo da Diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pignolli, ladeado pelos padres Adauto Farias e Sérgio Oliveira, da Paróquia de Santo Antonio.

A celebração foi seguida, como de costume, de um show pirotécnico que iluminou o céu da cidade, atraindo a atenção e emocionando os presentes, que lotavam o patamar e a Praça da Igreja Matriz, louvando com cânticos o santo padroeiro.

A festa de Santo Antonio de Quixeramobim é considerada a segunda maior festa realizada no Estado em homenagem ao santo casamenteiro, ficando atrás apenas dos festejos realizados no município de Barbalha, na região do Cariri. O tradicional festejo de Quixeramobim ao seu padroeiro é tido como a maior festa religiosa da região Sertão Central.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sertão Central: Cid Gomes inaugurará Açude em Madalena


A população de Madalena receberá oficialmente neste domingo, 12, o Açude Umari, uma obra aguardada com ansiedade pelos madalensenses. O reservatório tem capacidade para armazenar 35 milhões de m³ e orçamento de 28,2 milhões de reais. O governador Cid Gomes, secretários estaduais e autoridades de cidades da região participarão da solenidade de inauguração, juntamente com o prefeito municipal Wilson de Pinho.

O reservatório concluído no final do ano passado já armazena certa de 10 milhões de m³ e será a 19º a integrar a bacia hidrográfica do Banabuiu, gerida pela a COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos). Distante cerca de 6 km da sede do município, o Umari abastecerá a cidade através do sistema e adutora, beneficiando ainda as sedes dos distritos de São José da Macaóca e Lagoa do Mato, no município de Itatira.

Para o perfeito de Madalena, Wilson de Pinho, a construção do Açude Umari significa a “redenção” da população, que agora passará a contar com o sonhado abastecimento de água potável. Sem o reservatório, o abastecimento no município era precário, principalmente em períodos de estiagem, quando por muitas vezes foi uitlizado o serviço de carros-pipa, tendo em vista que os poços que abastecem a cidade não conseguiam atender a demanda.

No último dia 31, a pedido do prefeito Wilson de Pinho, a galeria do açude, que seria aberta na solenidade de inauguração, foi aberta por técnicos da Cogerh. Segundo o prefeito, a abertura foi necessária para recompor o lençol freático dos poços que fazem o abastecimento da sede do Município, que estavam com vazão muito baixa, ocasionando desabastecimento na cidade.

Serviço:

Inauguração do Açude Umari
Data: Domingo, 12 de junho
Horário: 10h

Mais informações:
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos
Rua Dr. Miguel Pinto, 364, Centro, Quixeramobim
Telefone: (88) 3441.4482

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim: Papo Cultural Especial e Festa Reimosa 3 são atrações durante a festa do padroeiro

No ritmo acelerado da cidade, a ONG Iphanaq apresenta sábado, dia 10 de junho, a partir das 17h, programação cultural na Casa Antônio Conselheiro, no Centro de Quixeramobim. Além de movimentar o local com uma programação alternativa no período, as atrações são uma forma de interferir criativamente na vida da cidade, de forma agradável propiciando mais uma forma de lazer.

A Festa Reimosa marca a 3ª. edição seguida em 2011, pela segunda vez realizada na Casa Antônio Conselheiro. No espírito espontâneo do encontro de amigos, a Festa, que continua com a característica, brinca com o sentido alimentar do que seria reimoso na vida, permitido/proibido, indigesto e saboroso, do que incomoda e ao mesmo tempo pode ser feito de modo diferente na vida, como o alimentar.

Música - Simbolicamente a Festa Reimosa traz muita música na casa, em som concebido por Artur Costa e Luciene Lobo, difundido em sistema de som adquirido pela ONG Iphanaq. A festa tem concepção e produção do professor Antônio Carlos, que leva surpresas, e integrantes do Iphanaq. “Eu vou preparar um pato pra comer com os amigos. E quem quiser pode levar sua reima e se comportar assim também por lá”, anuncia um participante, que ainda não quer se identificar.

Durante a Festa, que começa a partir das 20h43, serão exibidos vídeos e fotos produzidos pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e outros projetos desenvolvidos pela ONG Iphanaq. Um deles é Projeto Interações Estéticas (Funarte), que resultou em três curtas sobre temas diversos da cidade: reisado, o universo da ponte metálica e o forró.

Sem hora pra acabar, pois a movimentação é certa, a Movimentação na Casa Conselheiro conta em 2011 com Serviço de bar e alimentação, a partir de articulação do Iphanaq com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Movimentação começa às 17h com Papo Cultural Especial

A partir das 5 da tarde, a brisa chega com edição especial do Papo Cultural, projeto mensal que recebe convidados para um bate papo a partir de aspectos da cidade. Para aquecer a Festa Reimosa, no sábado, o Papo Cultural terá a presença do médico Osíris Cabral, que irá expor estórias e visões da cidade. Hoje residindo em Fortaleza, na Cidade 2000, Osíris está periodicamente em Quixeramobim, sempre presente durante os festejos alusivos a Santo Antônio, data que também marca, em 13 de junho, a elevação à categoria de municio, em 1856.

Nascido em 1929, Osíris Fernandes Cabral concluiu o Curso na Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira criada no Brasil. Colaborou administrativamente com a administração de Dona Aldamira Fernandes, como prefeita, de quem é primo e, através dela, envia frequentemente exemplares de livros em forma de doação para a Biblioteca Pública Ismael Pordeus. “Ele vai comprando edições novas e organizando outras edições para Quixeramobim, enviando coleções e séries de livros, mandando muita coisa, mesmo sem ele pedir pra divulgar, sempre vão pelo motorista da Dona Aldamira, o Carrapeta”, diz o bioquímico e farmacêutico Roberto Farias, sobrinho de Osíris que com ele conviveu durante grande parte dos estudos em Fortaleza.

Conhecimento – Dotado de grande senso de humor, Leitor voraz de assuntos diversos, é conhecedor da literatura clássica, incluindo a brasileira, além de assuntos curiosos como a ufologia. “Quando eu morava ou estava de férias em Quixeramobim, sempre via à noite, quando nos recolhíamos, aquela luz acesa na casa dele, como sinal da leitura que já o acompanhava”, recorda o arquiteto e compositor Fausto Nilo, amigo do médico.

Além do diálogo da cidade com os contextos externos, como a reunião de pessoas para acompanhar pelo rádio notícias da 2ª. Guerra Mundial, Osíris tem uma visão privilegiada sobre personagens e vivências da cidade, incluindo as culturalmente subterrâneas, como os retratos amorosos, o contexto religioso e a vivência em ambientes como os bares e os trabalhos.

O bate papo será gravado para os arquivos da ONG Iphanaq. O bate papo será mediado pelo professor Danilo Patrício, no projeto Coordenado pelo acadêmico de Letras Bruno Paulino, com supervisão do historiador Neto Camorim.

Mais informações:
Aílton Brasil, presidente do Iphanaq
Email: iphanaq@gmail.com
Telefone: (88) 9998-7434

Postado por: Jornalismo - SMC